Autor Tópico: Câmera para o dia-a-dia  (Lida 16261 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 07 de Março de 2023, 17:48:03
Realmente eu dei uma pesquisada rápida e percebi que da garimpar uns corpos e lentes Sony APS-C mais antigos com preço ok.

Comprei uma A6300 no ML por um preço ótimo. Não me arrependi nem um pouco, o sensor é excelente e cobre 100% do que eu preciso para uma câmera pequena.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 08 de Março de 2023, 09:09:59
Poxa pago quanto na A6300?

Eu sou daqueles que antigamente queria Pentax, e eu teria se morasse nos EUA ou Europa. Aqui no Brazza é complicado...

No fim, eu queria uma superzoom pra usar quando vou ao estádio, e acabei pegando um Samsung S22 Ultra... e até o momento tô gostando e tem me atendido até que bem na questão de zoom 10x e em alguns casos até 30x (digital, mas o lance da IA da Samsung quebra um galho às vezes...).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 08 de Março de 2023, 09:44:27
Poxa pago quanto na A6300?

Eu sou daqueles que antigamente queria Pentax, e eu teria se morasse nos EUA ou Europa. Aqui no Brazza é complicado...

No fim, eu queria uma superzoom pra usar quando vou ao estádio, e acabei pegando um Samsung S22 Ultra... e até o momento tô gostando e tem me atendido até que bem na questão de zoom 10x e em alguns casos até 30x (digital, mas o lance da IA da Samsung quebra um galho às vezes...).

Paguei 4k na caixa. Maquininha muito boa... Pena que não tem IBIS, mas o sensor é bom demais.
As Pentax eu comprei lá fora. Por um tempo a Marinho foi representante aqui mas roeu a corda...
« Última modificação: 08 de Março de 2023, 09:45:18 por AFShalders »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.199
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #63 Online: 08 de Março de 2023, 10:18:09
Estava me dando muito bem com a Sony hx60v, estava realmente satisfeito com essa câmera no que diz respeito a andar tranquilamente por aí no Rio de Janeiro sem me sentir inseguro, devido ao tamanho dela. Sem falar na qualidade que ela entrega, que é excelente. Mas, ela começou a dar problemas  :aua:

Exemplo de imagem feito com ela:

Borboleta - butterfly by Erick Marques, no Flickr


Borboleta Anteos menippe by Erick Marques, no Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #64 Online: 08 de Março de 2023, 15:39:13
Estava me dando muito bem com a Sony hx60v, estava realmente satisfeito com essa câmera no que diz respeito a andar tranquilamente por aí no Rio de Janeiro sem me sentir inseguro, devido ao tamanho dela. Sem falar na qualidade que ela entrega, que é excelente. Mas, ela começou a dar problemas  :aua:

Todas as Sonys que tem aquelas portinhas retráteis dão problemas com o tempo em algum ponto do conjunto da objetiva, seja nas portinhas, seja no mecanismo do zoom ou no conjunto diafragma/obturador. A série RX100 é notória por isso também. As vezes liga, ela para no meio e da um erro.



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.723
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 08 de Março de 2023, 19:31:08

Estas câmeras de bolso que tem lente retrátil com a fatídica portinha na frente da objetiva parecem que foram feitas para dar m* mesmo.

Tive uma Canon S110 (da geração S90/S95), que cabe com folga no bolso de uma calça jeans.  Tirei muitas fotos com ela, muitas mesmo. Um dia deu ruim e a lente não retraía ao desligar.  Gostava tanto dela que comprei outra igual.  Mesmo problema com esta também.

Vendi as baterias e carregador com a camera de brinde.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 08 de Março de 2023, 20:22:09
Estas câmeras de bolso que tem lente retrátil com a fatídica portinha na frente da objetiva parecem que foram feitas para dar m* mesmo.

Tive uma Canon S110 (da geração S90/S95), que cabe com folga no bolso de uma calça jeans.  Tirei muitas fotos com ela, muitas mesmo. Um dia deu ruim e a lente não retraía ao desligar.  Gostava tanto dela que comprei outra igual.  Mesmo problema com esta também.

Vendi as baterias e carregador com a camera de brinde.

Por isso que desisti desse tipo de câmeras. Tive a RX100 Mk III, um pacote poderoso pelo tamanho. Um amigo meu teve duas, a 1a deu problema com 1 ano e meio, ele comprou outra e deu o mesmo problema. Aí vendi a minha rapidinho, com menos de 200 clicks.

Tive também uma Canon G5X que por sorte consegui consertar a portinha. Qualquer desalinhamento por menor que seja impede o funcionamento, é um dispositivo muito frágil.

A LX100, não tem essas frescuras, e sim uma tampa de encaixe, porém é maior.
Mas o fato de ser maior também te brinda com uma bateria com muito mais capacidade.

Ainda na espera de uma LX100 Mk3 de 24 MP  :wub:



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #67 Online: 08 de Março de 2023, 21:36:37
Realmente eu dei uma pesquisada rápida e percebi que da garimpar uns corpos e lentes Sony APS-C mais antigos com preço ok.

Dois exemplos ótimos de câmeras da Sony usadas e de ótima qualidade de imagem são a Nex F3 e a A5000 . A A6000 é superior em recursos e melhor sistema de foco, mas não sei se vale o que estão pedindo nela aqui no Brasil (pra ser sincero os preços da linha A6000 estão incrivelmente caros no Brasil).


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #68 Online: 09 de Março de 2023, 11:27:43
Dois exemplos ótimos de câmeras da Sony usadas e de ótima qualidade de imagem são a Nex F3 e a A5000 . A A6000 é superior em recursos e melhor sistema de foco, mas não sei se vale o que estão pedindo nela aqui no Brasil (pra ser sincero os preços da linha A6000 estão incrivelmente caros no Brasil).

Pois é, até já comentei algumas vezes aqui que eu tenho uma NEX5N mas parei de usar ela quando migrei pra Canon 6D la em 2018. E justamente os problemas que a Sony tinha na época, da baixa oferta e lineup muito pequeno de lentes já foi superado e até virou o jogo com essa infinidade de lentes third party, fora as lentes da sony mesmo que agora tem um lineup grande. E como vc mencionou , o gap de preço que tinha da sony pras demais marcas não tem mais, e a Canon já não tem mais o custo beneficio imbatível que tinha (RF é carissimo e o EF já não é mais aquele custo beneficio imbatível até inicio da pandemia).

E realmente eu tenho vontade de voltar pra sony pra ter um kit mais compacto (apesar de nunca ter me desfeito dela) . A minha 5N seria bom trocar o LCD mas até que ainda ta ok e arrumar ou trocar o dial (esse é maior problema pra falar vdd) e nem sei se aqui no rio tem assistência técnica que arrumaria e também se preço compensaria. E pra fazer upgrade, seria interessante pra mim a linha a6000 por causa do upgrade do AF ( o da 5N é horrivel de lerdo) e o evf é bem vindo. Porem esbarra nessa insanidade que existe aqui no Brasil do que o povo pede anunciando equipamento usado. Agora mesmo vi um anuncio de uma a5000 por 3mil reais!!

Mas de qualquer forma, estou estudando que lente seria interessante ter nela no lugar da sel1855 que fosse um bom upgrade de qualidade ótica mas claro sem custar uma fortuna e nem ser uma lente enorme (tipo aquelas sigma art f1.4) . Lentes vintage to de olho também em alguma fixa entre 20 e 30mm no máximo .
« Última modificação: 09 de Março de 2023, 11:37:05 por dlgoes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #69 Online: 09 de Março de 2023, 11:40:30
As Nex-3 e 5 não me atraem simplesmente pelo fato de não terem EVF. Para mim faz muita falta.

De vez em quando tem uma NEX-6 ou 7 a venda. Dois anos atrás comprei uma Nex-7 na caixa com CD, cabos, controle, manuais, mas sem a lente por R$ 1500. É uma baita câmera, em certos aspectos melhor até que a A6300 pois tem mais controles físicos, mas a 6300 por exemplo tem Wifi, além de filmar razoavelmente bem em 4K.

Mas devido ao alto preço atual das A6xxx as Nex-6 e 7 estão bem inflacionadas no momento. E quando aparecem vendem quase que imediatamente.

Falando em Sony ainda, tem algumas SLTs que são bem interessantes e com especificações ótimas, tipo 24MP, IBIS, video FHD a preço de banana. Ok, são antigas e tal, mas tem muitas lentes em A-mount excelentes e com preço baixo, além de várias da Minolta que são top !

Já vi SLT-A77 por R$ 1500 com a 18-55

Qual Canon ou Nikon de 24 MP voê consegue encontrar por esse preço ? Só se for muito surrada. Talvez uma D5200 se tiver muita sorte, na casa dos 2K, que por sinal é uma boa câmera.






dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #70 Online: 09 de Março de 2023, 16:22:51
Realmente você pegou por um preço ótimo a Nex-7. Eu dei uma olhada e hoje ela ta por volta de uns 2500 reais.

Mas as da linhas SLT ainda continua achando umas por preço de banana mesmo. No meu caso, ja tendo um setup Canon, não faria muito sentido montar um setup do zero SLT. O que realmente to tentando achar  é um setup compacto pra passeios e viagens.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #71 Online: 11 de Março de 2023, 11:54:54
Mas as da linhas SLT ainda continua achando umas por preço de banana mesmo. No meu caso, ja tendo um setup Canon, não faria muito sentido montar um setup do zero SLT. O que realmente to tentando achar  é um setup compacto pra passeios e viagens.

Ah não, só vale a pena se já tiver as lentes, mesmo as da Minolta AF. No meu caso eu já tinha uma 24-85, uma 50 1.8 e uma 50 2.8 macro. Se a pessoa tiver um bom conjunto M42 também pode valer a pena.

Como você já tem Canon, daria para usar tranquilamente todas as lentes EF e EF-S nas NEX, A6xxx e A7x. Aqui estou feliz usando. Uma das que mais uso é a EF17-40 F4 L na A6300, foca rapidinho e é mil vezes melhor do que as 16-50 da Sony. Ou então a 40mm STM.

As EOS-M não servem para mim se não tiverem um EVF decente e a M50 também não serve por causa do crop que ela faz em 4K.
A única câmera pequena da Canon que simpatizo é a SL2 mas o visor é péssimo...

Se der sorte de achar uma com bom preço, as Panasonic GX85 e GX7 são ótimas e tem IBIS. Com a 20mm ou com a 16-32 fica um kit muito compacto e bem competente. Já vi Gx7 por R$ 1500.

As Olympus eu nem olho mais. Ou acha câmeras muito surradas ou num preço surreal.




lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 12 de Março de 2023, 17:58:00
Eu já tive uma Panasonic GX7. Eu gostava dela, mas eu não achava muito portátil - nem com uma lente pancake caberia em um bolso de calça, mesmo uma calça cargo. Eu gostava de levar em viagens, já que não ocupava muito espaço.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #73 Online: 12 de Março de 2023, 19:47:33
Tem umas outras ótimas, não lembro se já comentei aqui.

Fuji X20 e X30, Panasonic LX5 e LX7. Tive todas essas. Todas são maiores do que a RX100, mas são bem mais baratas e bem competentes.

A X30 é a melhor das quatro mas é muito difícil de encontrar, beira o impossível.
As LX5 e LX7 infelizmente precisam de um EVF externo que acaba com a possibilidade de por no bolso.
Elas tem sensor pequeno mas o desempenho mata a pau qualquer celular do mercado.

Se for um bolso de casaco, aí cabe.

 


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #74 Online: 19 de Março de 2023, 21:01:39
Pois é, até já comentei algumas vezes aqui que eu tenho uma NEX5N mas parei de usar ela quando migrei pra Canon 6D la em 2018. E justamente os problemas que a Sony tinha na época, da baixa oferta e lineup muito pequeno de lentes já foi superado e até virou o jogo com essa infinidade de lentes third party, fora as lentes da sony mesmo que agora tem um lineup grande. E como vc mencionou , o gap de preço que tinha da sony pras demais marcas não tem mais, e a Canon já não tem mais o custo beneficio imbatível que tinha (RF é carissimo e o EF já não é mais aquele custo beneficio imbatível até inicio da pandemia).

Cara quanto a isso te confesso que chega dar raiva no público brasileiro. Estão vendendo DSLRs de 10 anos atrás por valores muito acima do razoável. E isso parece maior ainda na linha EF EF-s da Canon. Percebo que na Nikon e na Sony a subida de preços no mercado de usados é bem menor do que na Canon. Antigamente faturei uma boa grana comprando equipamentos usados de quem precisava vender pra fazer dinheiro rápido e os revendia com lucro. Hoje em dia, o povo tá pedindo valores absurdos por equipamentos que não valem tudo isso. Por exemplo, em 2018, eu comprava uma Sigma 17-50 2.8 nova por 1.600 reais. Hoje no Mercado Livre tem cara vendendo usada por 2.900 reais. Totalmente insano.

E realmente eu tenho vontade de voltar pra sony pra ter um kit mais compacto (apesar de nunca ter me desfeito dela) . A minha 5N seria bom trocar o LCD mas até que ainda ta ok e arrumar ou trocar o dial (esse é maior problema pra falar vdd) e nem sei se aqui no rio tem assistência técnica que arrumaria e também se preço compensaria. E pra fazer upgrade, seria interessante pra mim a linha a6000 por causa do upgrade do AF ( o da 5N é horrivel de lerdo) e o evf é bem vindo. Porem esbarra nessa insanidade que existe aqui no Brasil do que o povo pede anunciando equipamento usado. Agora mesmo vi um anuncio de uma a5000 por 3mil reais!!

Pois é , é o efeito gado. Um gado segue o outro e acha que tá fazendo a coisa mais linda do mundo.  :D
Os valores estão simplesmente ridículos. Tanto que coloquei algumas coisas pra vender no ML a preço mais barato. Por exemplo uma Sony A6000 usada não faz sentido pagar mais de 2.500 em uma em bom estado.

Tem cara vendendo essa câmera por 5.000 reais há 6 meses no Mercadolivre e tá lá parada. Se você fala pro vendedor que tá caro, ele fica se justificando pra defender o indefensável. Simplesmente não tem valido a pena e o negócio é pesquisar com calma no mercado de usados, pois sempre surge alguém vendendo por preço bacana . A diferença é que antigamente tinha aos montes. Hoje você achar alguém que venda num preço legal se tornou algo bem mais difícil . [/quote]

Mas de qualquer forma, estou estudando que lente seria interessante ter nela no lugar da sel1855 que fosse um bom upgrade de qualidade ótica mas claro sem custar uma fortuna e nem ser uma lente enorme (tipo aquelas sigma art f1.4) . Lentes vintage to de olho também em alguma fixa entre 20 e 30mm no máximo .

Hoje pude fazer um breve teste na Sigma 18-50 2.8 pra Sony Emount APSC (fotógrafo com A6300) e vou te dizer, só pelo que notei no LCD a nitidez é top e a lente é bem compacta. Tem a Tamron 17-70 2.8 , mas o peso e tamanho dela são bem maiores.