Autor Tópico: Câmera para o dia-a-dia  (Lida 15257 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #90 Online: 22 de Março de 2023, 19:39:04
verdade, também acho que as Sony APS-C demandam lentes pequenas. alias por isso  quase nunca usei a vivitar 70-210,  além de grande é um tijolo de pesada, e me um desfiz tempo depois (e não tinha como aproveitar ela na 6D pq a minha unidade era baioneta FD).

a minha 5N a lente do kit é versão anterior da sua , a  SEL1855, que no DXO até da pra tirar um "leite de pedra",  mas eu sei que da pra pensar em várias combinações de setups igualmente compactos e sem ser caríssimos que entreguem uma qualidade de imagem bem melhor.

Qual é exatamente o seu uso ?


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #91 Online: 23 de Março de 2023, 10:34:52
Qual é exatamente o seu uso ?

então, a minha intenção é basicamente ter esse setup compacto basicamente pra fotos de paisagem (que é meu "dna" rsrs) e retratos. Claro que as vezes tiro fotos de animais, street, mas não é meu "alvo" . também não pretendo fazer foto macro. e se começar a pensar em um setup abrangendo tudo , ai começa chegar a conclusão de precisar de lentes de 10 a 500mm !!

mas um "exercício" que resolvi fazer,  que eu vi em um video do Armando Vernaglia justamente falando como fazer uma escolha de upgrade de lente, basicamente to tentando montar uma estatística dos comprimentos focais que mais costumo usar.
« Última modificação: 23 de Março de 2023, 10:35:41 por dlgoes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #92 Online: 23 de Março de 2023, 14:03:36
então, a minha intenção é basicamente ter esse setup compacto basicamente pra fotos de paisagem (que é meu "dna" rsrs) e retratos. Claro que as vezes tiro fotos de animais, street, mas não é meu "alvo" . também não pretendo fazer foto macro. e se começar a pensar em um setup abrangendo tudo , ai começa chegar a conclusão de precisar de lentes de 10 a 500mm !!

mas um "exercício" que resolvi fazer,  que eu vi em um video do Armando Vernaglia justamente falando como fazer uma escolha de upgrade de lente, basicamente to tentando montar uma estatística dos comprimentos focais que mais costumo usar.


Se a câmera tiver sensor APS e resolução até uns 16 MP, usaria a lente do kit e mais duas, uma Rokinon 12mm de foco manual e uma 50mm qualquer. No máximo uma 24mm a mais, mas aí eu compraria uma AF, Rokinons/Samyang por exemplo.

Se tiver 24 MP a coisa muda um pouco de figura e ficaria com o kit que te sugeri antes.

Não é fácil encontrar objetivas manuais decentes nessa faixa que vai de 28mm para menos. As com nitidez decente em todo quadro são poucas. Tem algumas Laowa mas não são baratas.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #93 Online: 28 de Março de 2023, 10:44:06
Esses dias voltei a usar a 5N com a SEL1855 e sinceramente logo "lembrei" pq quando montei o setup Canon esse virou o padrão. Fazendo umas fotos  dentro de casa com a luz do dia , com iso 640, 800 o ruído já é muuito perceptível  e a perda de nitidez também. A 6D com a 17-40 nessas mesmas condições as fotos são um abismo de diferença a nitidez, controle de ruído (tudo bem que FF com sensor de baixa densidade de pixels é covardia nesse quesito, mas enfim), a "ciência de cores" . Aliás o processamento de cor pelo menos dessas primeiras gerações da Sony é muito esquisita,  jpeg da camera  é dificil ficar legal.

Mas ainda tenho esse plano da camera compacta pro dia dia sim!! E uma lente que realmente me chamou atenção foi a que o Cheferson comentou ,  essa nova Sigma 18-50 2.8. A impressão que me deu que ela é do mesmo tamanho ou até pouco menor que a SEL1855 , e sendo mais clara e bem mais nítida!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #94 Online: 28 de Março de 2023, 19:25:25
digoes,

Só fotografo em raw, mas eu gosto de converter e ajustar. E principalmente usando o DxO.

Essas Sonys mais antigas tipo a Nex-5 (nem mesmo a nex-7) não são das melhores no que diz respeito ao ruído, mas as 6xxx são muito boas. Se usar o DxO e o Prime noise reduction, dá para usar a nex-7 até 1600 sem problema. Normalmente uso iso baixo, rarissimamente passo de 400.

Nisso a LX100 é espetacular, pois a objetiva tem uma qualidade absurda nas maiores aberturas, dando para ficar em iso 400 enquanto a NEX-7 tinha que ir a 1600.. O IS da LX100 é muito bom também.

Já com a A6300 e essas Rokinons que te falei dá para se virar muito bem, mesmo nao tendo nem IBIS nem IS, mas se usar o DXO. O sensor tem um DR absurdo.

Acabei dando a Nex-7 para o meu sobrinho.



LuizRol2

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #95 Online: 06 de Maio de 2023, 20:30:39
Compreendo sua busca por uma câmera compacta e prática para o dia-a-dia. Eu também já passei por isso e, atualmente, uso uma Canon G7X Mark II, que me oferece uma ótima qualidade de imagem e é fácil de transportar. Concordo com você sobre a importância de ter um equipamento sempre à mão para não perder oportunidades de registrar momentos especiais. Além da Canon, também utilizo meu smartphone para tirar fotos em situações mais casuais. Mas é sempre bom experimentar diferentes modelos e marcas para encontrar aquele que mais se adequa às nossas necessidades e preferências.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #96 Online: 17 de Maio de 2023, 15:01:35
A minha câmera principal para o dia-a-dia é o celular mesmo, quer queira ou não, está sempre no meu bolso!  :D

Mas eu tenho duas câmeras para o dia-a-dia, uma Nikon 1 J3 com a lente de 10mm (pancake) que fica um sistema bem compacto e bacana para fotografia de rua, momentos intimistas... Os 10mm dela equivalem à 27mm da full frame, a mesma distância focal do celular, mas a qualidade dela é muito boa! Tenho usado ela mais em preto e branco e fotos mais elaboradas.

A outra (recém comprada) é uma Fujifilm W3 Real3D. Essa é uma câmera de duas lentes, dois sensores, que cria fotos tanto em 3d quanto em 2d. A qualidade não é das melhores, sensor de 10mpx CCD, a distância focal poderia ser mais aberta (35mm-105mm equivalente), mas poder tirar uma foto em 3D e ver diretamente na tela, sem óculos especiais, ou na TV 3D é sensacional. É como se você tivesse uma janela para um momento marcante. Ela é uma câmera despretenciosa, voltada mais para memórias do que para fotos artísticas. Ela tem as lentes internas (telescópicas) e cabe tranquilamente no bolso, então tenho carregado ela mais. Sem contar que não chama a atenção de ninguém!  :ok:




https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #97 Online: 09 de Junho de 2023, 23:05:36
digoes,

Só fotografo em raw, mas eu gosto de converter e ajustar. E principalmente usando o DxO.

Essas Sonys mais antigas tipo a Nex-5 (nem mesmo a nex-7) não são das melhores no que diz respeito ao ruído, mas as 6xxx são muito boas. Se usar o DxO e o Prime noise reduction, dá para usar a nex-7 até 1600 sem problema. Normalmente uso iso baixo, rarissimamente passo de 400.

Nisso a LX100 é espetacular, pois a objetiva tem uma qualidade absurda nas maiores aberturas, dando para ficar em iso 400 enquanto a NEX-7 tinha que ir a 1600.. O IS da LX100 é muito bom também.

Já com a A6300 e essas Rokinons que te falei dá para se virar muito bem, mesmo nao tendo nem IBIS nem IS, mas se usar o DXO. O sensor tem um DR absurdo.

Acabei dando a Nex-7 para o meu sobrinho.



Antônio, minha Nex F3 aqui até ISO 1600 é perfeitamente usável. Já fiz um ensaio com uma modelo com a Helios 44-2 e as fotos impressas em 10x15 e 15x30 ficaram muito boas; usando ISO 400 até 1600; e mesmo em 3200 aplicando uma leve redução de ruído mesmo no Lightroom ficava muito legal. Acima disso já não recomendo. Eu sou um cara que não ligo muito pra ISO alto, se preciso , uso mesmo.

Eu não lembro quantos megapixels tem as Sony Nex 6 e 7; talvez o fato da Nex F3 ter um sensor de 16 Megapixels colabore para um desempenho de ISO acima de 1600 um pouco melhor.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #98 Online: 09 de Junho de 2023, 23:15:50
A minha câmera principal para o dia-a-dia é o celular mesmo, quer queira ou não, está sempre no meu bolso!  :D

Mas eu tenho duas câmeras para o dia-a-dia, uma Nikon 1 J3 com a lente de 10mm (pancake) que fica um sistema bem compacto e bacana para fotografia de rua, momentos intimistas... Os 10mm dela equivalem à 27mm da full frame, a mesma distância focal do celular, mas a qualidade dela é muito boa! Tenho usado ela mais em preto e branco e fotos mais elaboradas.

A outra (recém comprada) é uma Fujifilm W3 Real3D. Essa é uma câmera de duas lentes, dois sensores, que cria fotos tanto em 3d quanto em 2d. A qualidade não é das melhores, sensor de 10mpx CCD, a distância focal poderia ser mais aberta (35mm-105mm equivalente), mas poder tirar uma foto em 3D e ver diretamente na tela, sem óculos especiais, ou na TV 3D é sensacional. É como se você tivesse uma janela para um momento marcante. Ela é uma câmera despretenciosa, voltada mais para memórias do que para fotos artísticas. Ela tem as lentes internas (telescópicas) e cabe tranquilamente no bolso, então tenho carregado ela mais. Sem contar que não chama a atenção de ninguém!  :ok:






Cara que legal essa ideia, não sabia que a Fuji tinha essa tipo de câmera: muito bom hehe. Deve ser legal pra tirar umas fotos de show, estando meio perto da banda ou cantor.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 20 de Junho de 2023, 09:51:08
Essa camera da Fuji tá na minha wishlist. Eu já usei um celular 3D (LG P720) e é legal demais, principalmente pra video.

Outro dia eu perguntei aqui de camera pra levar no estádio e finalmente achei a minha - uma Canon SX240HS (que eu comprei usada aqui de uma user do forum, a Helena de BSB). Camera muito pequena, muito leve, cabe no bolso de uma calça ou bermuda de criança, e tem zoom de 20x. Qualidade de imagem bem razoável pro meu intento, e, vejam só: eu uso um Galaxy S22 Ultra, e não há o que falar do telefone, é fora de série e etc., POREM, a camera periscópica, com zoom de 10x, é uma desgraça. Na verdade ela é boa, mas apenas nas condições mais ideiais do mundo. Se tem pouca luz (se não é meio dia, na verdade) ela já perde de longe pra SX240 e olhe que é uma camera de 2012!!!!

AS demais cameras do Galaxy são melhores - sensor maior, fotografia computacional de 1a linha, enfim...

Agora quero ver quando houver outra lua cheia, pra tentar fazer uma foto da lua com a SX240 e comparar com as fotos da lua do S22U...