Autor Tópico: Pentax k1000 ou canon rebel G(500n)  (Lida 2520 vezes)

soulthayssa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 02 de Fevereiro de 2022, 19:02:04
Oi pessoal. Iniciei na fotografia analógica com uma saboneteira yashica mg motor e agora estou buscando comprar uma câmera mais profissional. As opções que tenho é uma pentax k1000 por R$500 é uma canon rebel g com lente 38-76mm pelo valor de R$480 que tem um ponto de fungo. Já tenho uma dslr da canon e acho que esse seria um ponto positivo para a câmera da canon, já que eu poderia intercambiar as lentes. Qual vocês compraria na minha situação??? Por favor me ajudemmmm


soulthayssa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 19:40:47
Há também a opção da canon 3000 que está em torno de 300R$, oque acham?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 21:40:55
A lente com ponto de fungo é fator de preocupação, pois o fungo pode passar de uma lente pra outra.

Se for pra "casar" com a lente, eu iria de Pentax K1000. Digo isso porque a experiência analógica será mais pura com a Pentax. As lentes K nativas são difíceis de encontrar, mas tem o adaptador K x M42, e tem várias lentes M42 por aí.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 00:26:01
Opa !

Eu curto as duas opções. Se as Rebel estiverem funcionando 100% não vejo nada de mal e tem muitas a venda a preço de banana por ai. Se quebrar é só jogar fora e comprar outra. O problema são as baterias, dependendo do modelo usam um par de CR123 ou CR2, e elas não são baratas, embora durem bastante, cerca de 30 rolos de filme. É bom sempre ter um par de reserva a mão.

A K1000 é ótima SE estiver em bom estado. Verifique a cortina, o fotometro e se todas as velocidades estão funcionando. Se estiver tudo OK é uma boa câmera. Lentes baioneta K tem muitas no mercado. Compre uma 50/2.0 que é barata ou uma zoom tipo 35-70. Mas 90% das K1000 que eu vi ultimamente tinham problema no fotometro e varias com o prisma manchado.

As Pentax K1000 podem pegar lentes M42 como o Felipe disse, mas você perde algumas funcionalidades, como a fotometria automatica com a iris aberta.

As Canon digitais podem usar as lentes da Pentax sejam K ou M42 sem problema. Basta o adaptador.
Se optar pela Canon analogica, qualquer um dos modelos servirá, ja tive todos, só tenha certeza de que estão funcionando 100% senão não compre. Essas Rebel de filme costumam durar muito. Veja especialmente o transporte e rebobinagem do filme.