Autor Tópico: Canon inicia a transição para o domínio do mercado sem espelho  (Lida 3856 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 19:58:09
Apenas para voltar ao teor do tópico, a Canon Australia , postou a descontinuidade de praticamente todas as lentes EF , EF-S e EF_M . O que significa em termos práticos:
 
  • A Canon está definitivamente abandonando a fabricação de câmeras DSLR e das mirrorless da linha M
  • A Canon está definitivamente abandonando a fabricação de lentes EF , EF-S e EF-M
  • A Canon está focando apenas em mirrorless da linha R (tanto câmeras quanto lentes)
  • A Canon com certeza irá produzir uma linha mirrorless R com sensor APSC , possivelmente e claramente, substituindo a linha Rebel de câmeras DSLR.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 20:45:02
Vejo que a Canon está na hora exata de fazer isso... ela ainda está na frente do Hybrid, então, é a hora de forçar isso.

Quem migrar ao Dual-Pixel agora vai ficar muitos anos na Canon.

Nesta semana, a Sony acabou de anunciar o Cross-Phase para Olympus. E este é o sistema que vai colocá-los a frente do Dual-pixel (até que lancem o Quad)...

Então, a Canon está na hora certa de captar clientes ao RF e fazer todos migrarem antes que a concorrência se mova e lance esse Cross-Phase nas Nikons e Sonys.

Legal não estava sabendo sobre esse novo sistema de foco...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:33:30
Não é lucrativo fazer agora e não é necessário. O negócio agora é vender Dual-Pixel...entupir o mercado dele o mais rápido possível.

É exatamente assim que a indústria funciona.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 23:06:40
É exatamente assim que a indústria funciona.

Exatamente . E penso assim que a Canon em breve irá anunciar uma linha nova RF de sensor APSC , pensando em Youtubers, produtores de vídeos, usuários amadores; pra substituir a linha Rebel. Muito possível que peguem o mesmo sensor de 24 Megapixels da SL2/SL3/M50/M100/T7i, e coloquem um 4K melhorado ou até capenga com o encaixe RF. Não há motivo tecnólogico que impeça a Canon de fazer isso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 01:41:12
Exatamente . E penso assim que a Canon em breve irá anunciar uma linha nova RF de sensor APSC , pensando em Youtubers, produtores de vídeos, usuários amadores; pra substituir a linha Rebel. Muito possível que peguem o mesmo sensor de 24 Megapixels da SL2/SL3/M50/M100/T7i, e coloquem um 4K melhorado ou até capenga com o encaixe RF. Não há motivo tecnólogico que impeça a Canon de fazer isso.

Tenho lá minhas dúvidas. Já acreditei que isso fosse acontecer, mas hoje creio que a Rp seja a câmera de entrada da Canon.

Se tivessem uma câmera APS-C, a estratégia faria sentido com algumas lentes APS-C também. Ou, como a Nikon, umas lentes compactas e escuras que funcionam bem em APS-C e FF. Essas lentes APS-C podem vir, mas não creio.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 08:26:03
Sim, esse novo sistema é Cross-Phase Hybrid e estreiou na Olympus nessa semana.

Por isso agora é a hora Canon mover todos ao MirrorLess.

Pq se lançam o Cross-Phase Hybrid para a Sony/Nikon logo, ela terá que ter o Quad-Pixel pronto e atualizar a R6/R6/R3 em versões Mk II.

Não é lucrativo fazer agora e não é necessário. O negócio agora é vender Dual-Pixel...entupir o mercado dele o mais rápido possível.
Certo, então a Canon pode começar baixando os preços?
Já passou um bom tempo do lançamento da R5/R6 e os valores continuam altos, principalmente da versão com muitos megapixels.

Pegar uma R5 $3,9k + RF85 1.2 $2.8k  :hysterical:
Caramba, é grana ein?!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 12:51:16
Sim, esse novo sistema é Cross-Phase Hybrid e estreiou na Olympus nessa semana.

Por isso agora é a hora Canon mover todos ao MirrorLess.

Pq se lançam o Cross-Phase Hybrid para a Sony/Nikon logo, ela terá que ter o Quad-Pixel pronto e atualizar a R6/R6/R3 em versões Mk II.

Não é lucrativo fazer agora e não é necessário. O negócio agora é vender Dual-Pixel...entupir o mercado dele o mais rápido possível.

:ponder:
Estou no aguardo de suposta R1, já que a R3 não é o modelo "top". Quero ver quais tecnologias a Canon vai trazer.

Só fico na dúvida se a R1 vem antes ou depois de uma R5 MK II.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 17:02:10
Certo, então a Canon pode começar baixando os preços?
Já passou um bom tempo do lançamento da R5/R6 e os valores continuam altos, principalmente da versão com muitos megapixels.

Pegar uma R5 $3,9k + RF85 1.2 $2.8k  :hysterical:
Caramba, é grana ein?!

Outra forma que a indústria opera: se tá vendendo bem, o preço não baixa.  :no:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 17:15:56
Outra forma que a indústria opera: se tá vendendo bem, o preço não baixa.  :no:

Ou sobe:
https://digital-photography-school.com/canon-nikon-raise-prices/
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.




Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 19:25:30
Tenho lá minhas dúvidas. Já acreditei que isso fosse acontecer, mas hoje creio que a Rp seja a câmera de entrada da Canon.

Se tivessem uma câmera APS-C, a estratégia faria sentido com algumas lentes APS-C também. Ou, como a Nikon, umas lentes compactas e escuras que funcionam bem em APS-C e FF. Essas lentes APS-C podem vir, mas não creio.

Concordo com vc, Felipe. Não acho que a Canon vá investir em uma linha de lentes "RF-S", por exemplo.

A não ser que eles fizessem algo do tipo, uma ML RF aps-c, com compatibilidade com lentes EF-S, onde não se cropasse como nas FF. Não sei se me fiz entender, kkkkkkk


Não lembro onde li, que talvez a Canon fizesse uma ML FF ainda mais capada que as RP, algo como a T3 e T3i, por exemplo, pra ficar na casa dos 750~800 dólares, já que a RP é perto dos 1000.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 22:01:37
Vanos lá ! Vc sabe que não é assim que funciona...

E se as vendas caírem mais ?

É mais complexo que isso. Elasticidade de preço significa proporcionalidade entre preço e demanda. Em certa faixa, quanto maior o preço, proporcionalmente menos unidades vendem, o que significa que o lucro permanece o mesmo. Além dessa faixa (quando fica caro demais), menos unidades que o proporcional vendem. Daí o lucro cai. Mas levando em conta a ainda carente cadeia de suprimento de chips, faz todo sentido aumentar os preços, uma vez que, no preço oficial, a Nikon (nem a Canon) vai ser capaz de suprir a demanda.



A Nikon está projetando que, mesmo com preço mais alto, vai vendar mais unidades. Como eu havia dito em outro tópico, vai ter que ser um coelho bem grande a sair da cartola.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 22:51:10
Concordo com vc, Felipe. Não acho que a Canon vá investir em uma linha de lentes "RF-S", por exemplo.

A não ser que eles fizessem algo do tipo, uma ML RF aps-c, com compatibilidade com lentes EF-S, onde não se cropasse como nas FF. Não sei se me fiz entender, kkkkkkk


Não lembro onde li, que talvez a Canon fizesse uma ML FF ainda mais capada que as RP, algo como a T3 e T3i, por exemplo, pra ficar na casa dos 750~800 dólares, já que a RP é perto dos 1000.


Ainda acho *palpite* que a Canon irá entregar alguma linha RF APSC pro público mais de entrada. Ou ela vai se focar inteiramente no mercado mais profissional onde a margem de lucro é maior. A questão, aqui ao contrário da minha "tese", são duas coisas:
1) O mercado de DSLRs de entrada sempre vende, mas há uma queda a cada ano por motivos como celulares, agora a pandemia e falta de chips, etc.

2) A Canon pode ter escolhido se focar em produtos com ticket médio maior e enxugando a sua linha de produção para ter maiores lucros nos próximos anos. Isso explica porque estão descontinuando câmeras e lentes DSLR e o sistema M.

Por outro lado: ainda acho que há opção de lançar um RF APSC Rebel - de entrada contanto que os custos e lucros sejam coerentes (não sou analista de finanças da Canon pra saber isso kkkkk )
2)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2022, 01:23:22
Ainda acho *palpite* que a Canon irá entregar alguma linha RF APSC pro público mais de entrada. Ou ela vai se focar inteiramente no mercado mais profissional onde a margem de lucro é maior. A questão, aqui ao contrário da minha "tese", são duas coisas:
1) O mercado de DSLRs de entrada sempre vende, mas há uma queda a cada ano por motivos como celulares, agora a pandemia e falta de chips, etc.

2) A Canon pode ter escolhido se focar em produtos com ticket médio maior e enxugando a sua linha de produção para ter maiores lucros nos próximos anos. Isso explica porque estão descontinuando câmeras e lentes DSLR e o sistema M.

Por outro lado: ainda acho que há opção de lançar um RF APSC Rebel - de entrada contanto que os custos e lucros sejam coerentes (não sou analista de finanças da Canon pra saber isso kkkkk )
2)

Tudo aqui é palpite, tranquilo.

Vc lembrou bem, celulares competem com câmeras. Pro público educado, uma câmera dedicada é sempre melhor que um celular. Mas o público dedicado (gente como nós aqui do fórum) é minoria. Pra maioria, um celular já faz foto boa o suficiente. Então o público alvo que gastaria 500 dólares em uma câmera não vai gastar porque prefere o celular. O público alvo um pouco mais exigente poderia querer uma câmera de 750 dólares, com mais recursos que uma APS-C capada. Mas de 750 dólares por uma câmera APS-C razoável pra uma FF basicona, muita gente vai preferir a FF. É meu palpite esse raciocínio da Canon.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2022, 01:28:20
Só vemos vendas caindo e gente achando que "Até aqui tá tudo bem"

A Canon acha que as vendas não foram tão boas porque faltou câmera.


O mercado vem diminuindo, mas em 2020/2021 houve uma demanda reprimida por falta de peças. Essa demanda vai, em parte, transbordar pra 2022. Por isso os fabricantes acham que vão aumentar o preço e ainda assim vender mais. Lembre também que a inflação bate recorde no mundo todo, parte desse aumento é adequação ao novo cenário.

Finalmente, a elasticidade também funciona pra menos: até certo ponto, baixar o preço leva a mais vendas (que os fabricantes não terão como suprir). Depois deste ponto, o produto encalha. Já não tem tanta gente querendo câmera, logo baixar o preço vai deixar uma meia-dúzia de pessoas felizes, mas também vai diminuir a receita de vendas.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2022, 01:32:39 por felipemendes »