Autor Tópico: Nova câmera da OM Digital será lançada em 24 de fevereiro  (Lida 4557 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Fevereiro de 2022, 11:46:45
Estará disponível em Março, preço em torno de US$ 2000,00.

https://www.43rumors.com/ft5-new-om-wow-camera-will-be-priced-above-2000-and-ship-in-march/
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 12:08:11
Deixa eu ver se entendi:

Mais cara do que:

- Sony A7 III
- Pana GH5 Mk II
- Pana S5

Um pouquinho mais barata que:

- Sony A7 IV
- Pana S1

Vão ter que mostrar muuuuuuuuuito serviço para convencer.
Esparando para ver.  :snack:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 13:46:14
Rumor:

https://www.43rumors.com/ft4-possible-o-m1-specs-20mp-120fps-4k60p-10bit-422-and-astrol-tracking/

"The O-M1 is rumored to be announced on February 15th and feature following specs:

20mp(yes,IMX472)
120fps 12-bit RAW DCI
4K60P 10-bit 4:2:2
Improved AF tracking
astro tracking
"

Acho BEM lógico e interessante, mas 90% vai reclamar que a resolução não foi aumentada.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 13:52:21
Rumor:

https://www.43rumors.com/ft4-possible-o-m1-specs-20mp-120fps-4k60p-10bit-422-and-astrol-tracking/

"The O-M1 is rumored to be announced on February 15th and feature following specs:

20mp(yes,IMX472)
120fps 12-bit RAW DCI
4K60P 10-bit 4:2:2
Improved AF tracking
astro tracking
"

Acho BEM lógico e interessante, mas 90% vai reclamar que a resolução não foi aumentada.


O problema maior é pagar 2000 Bidens quando se encontram equipamentos fantásticos nessa faixa de preço ou até pormenos. Tenho várias câmeras de 16MP aqui que me satisfazem totalmente ou quase, tendo a concordar que menos de 24MP por esse preço ta dificil de engolir, salvo se ela tiver um desempenho em pouca luz digno de A7S-III, aí a coisa muda um pouco de figura.

Agora a pergunta que não quer calar: Será quea Olympus finalmente aprendeu a fazer um sistema de menus decente e não a interface tosca anterior ? Tive várias Olys e isso sempre me deixou bem irritado, tanto que vendi todas.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2022, 13:53:32 por AFShalders »


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 13:53:48

Para MFT, 20Mp estão de bom tamanho.
Incremento no foco é muito mais útil que a resolução. Mas concordo com você que o pessoal vai reclamar.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 13:58:20

Agora a pergunta que não quer calar: Será quea Olympus finalmente aprendeu a fazer um sistema de menus decente e não a interface tosca anterior ? Tive várias Olys e isso sempre me deixou bem irritado, tanto que vendi todas.

Somos 2.
As câmeras sempre foram excelentes, mas a usabilidade diária era terrível por conta daqueles menus doentios.
Também vendi todas.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 14:00:09
E concordo que US$ 2000 é muita grana. Teria que ser A CÂMERA.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 14:05:16
E concordo que US$ 2000 é muita grana. Teria que ser A CÂMERA.

Pois é..
Mais cara que A7-III, Eos R, Z6 Mk2, X-T4, D500, A7C, D750, Lumix S5 !, GH5, Pentax K3 III ... E por ai vai !


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2022, 23:30:16

O problema maior é pagar 2000 Bidens quando se encontram equipamentos fantásticos nessa faixa de preço ou até pormenos. Tenho várias câmeras de 16MP aqui que me satisfazem totalmente ou quase, tendo a concordar que menos de 24MP por esse preço ta dificil de engolir, salvo se ela tiver um desempenho em pouca luz digno de A7S-III, aí a coisa muda um pouco de figura.

Agora a pergunta que não quer calar: Será quea Olympus finalmente aprendeu a fazer um sistema de menus decente e não a interface tosca anterior ? Tive várias Olys e isso sempre me deixou bem irritado, tanto que vendi todas.

Minha impressão é que querem transformar o MFT em um sistema de nicho, voltado pra vídeo e wildlife. Nesse caso, em teoria, essa câmera poderia ser bom pra ambos os casos.

Em vídeo - 120fps 12-bit RAW DCI (via HDMI, imagino) é algo que nenhuma mirrorless do mercado atualmente faz. 4k60p 4:2:2, existem outras que fazem, mas é um bom spec mesmo hoje em dia. Não vai gravar em 8k, mas esse formato ainda é bom pra headlines - 4k ainda é mais que suficiente para a imensa maioria dos casos. E esse IMX472, segundo a (suposta) folha de specs, é um sensor BSI stacked, então o rolling shutter deve ser mínimo (ainda é um problema na maioria das FF, Nikon Z9 à parte).

Para fotos - se o sensor for BSI stacked mesmo, juntando com o sensor com menor área, deve ter uma velocidade de leitura altíssima, podendo fotografar em 30 ou mais FPS facilmente. Em termos de low light, deve ser BEM melhor que o 20mp atual, que não é BSI (o único sensor BSI m4/3 atual é o da GH5s); e considerando em tamanho de pixel, um sensor m4/3 de 20mp (o da GH5) tem 76,7% do pixel pitch do sensor de 45,7 mp da Z9 (3,34 x 4,35 microns), pode ser que a performance já seja suficiente em low light para vários casos.

Em resumo, talvez a intenção seja fazer uma "Z9 prosumer"; em termos, talvez tenham sucesso - a E-M1X não deve ter vendido muito, mas todo depoimento de dono dela que já li sempre foi extremamente favorável, pela ergonomia, resistência e eficiência (ter MENOS dof ajuda ao trabalhar com tele). Todas as câmeras devem ficar mais caras, pois as vendas seguem caindo - a A7IV veio bem mais cara que a III, a GH6 deve vir por esse preço, a X-H2 provavelmente até mais cara.

Menus...não devem mudar não (apesar que se quiserem mudar, a hora é agora, com uma "marca" nova). Quase todos os fabricantes relutam MUITO em mudar radicalmente os menus - Canon, Nikon e Panasonic tem o layout básico igual faz anos, Sony melhorou levemente na última iteração (mas ainda não ficou ok), e o da Fuji pra mim é quase tão ruim quanto o da Olympus, hehehehe. Pra mim menus nunca incomodaram muito, sempre pego câmeras com vários controles e mapeio as funções mais usadas, e as restantes eu coloco nos "My Menus" ou "Q Menus" da vida - mas a Olympus tem de trocar o SCP por algo como o Q menu da Fuji. Uma reorganização lógica para mim é mais importante que o layout.

Enfim...a questão é mais que, fora essa câmera e a GH6, zero de notícias sobre outros modelos. E as últimas lentes (fora as chinesas) lançadas foram todas Olympus PRO e as zoom 1.7 da Panasonic, o que pra mim reforça ainda mais que o formato vai virar nicho, somente com lentes e corpos de preços altos.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 09:36:44
Bem, vazaram as especificações (e quando o 43rumors classifica como FT5, costuma ser exato).

https://www.43rumors.com/full-om-1-camera-specs-leaked/

Destaques que vi na lista:

- Sensor: 4/3 Stacked BSI Live MOS Sensor de 20mp

- Sd Card: Dual Slot Settings: Standard, Auto Switch, Dual Independent, Dual Same (igual a E-M1 MK III)

- Stabilization performanceCompensation steps (Body only): 7.0 Focal length: 40mm (35mm equivalent: 80mm) - igual à igual a E-M1 MK III, não sei se dá ainda pra melhorar

- Eye-level OLED electronic viewfinder, approx. 5.76M dots - grande melhora, sai da lanterna dos EVFs para o melhor disponível atualmente, o mesmo painel das Leica SL;

-3" vari-angle monitor (electrostatic capacitance touch panel), Approx.1.62M dots (3:2) - LCD com articulação total, grande aumento na resolução;

- AF working range Lowest luminance (-6.0 EV) / Highest luminance (19 EV) - aumento grande na sensibilidade em low light no AF, a E-M1 MK III era -3,5 EV / 20 EV;

- Focusing point selection mode: Cross-type phase detection AF (1,053 points), Contrast AF (1,053 points) / All target, Singletarget (1 point), Small target (9 points), Cross target (39 points), Middle target (63 points), Largetarget (165 points), Custom target (AF area and its increment steps selectable) - outro grande aumento, a E-M1 MK III tinha 121 pontos de PDAF. Na verdade, acho que é a maior quantidade que eu lembro - a A7R IV tem 567, a A7IV tem 759.

- AI detection AF: Formula cars, rally cars, motorcycles / Aircrafts, helicopters / Bullet trains, standard trains, steamlocomotives / Birds / Dogs, cats

- Focal-plane shutter (mechanical shutter)1/8000 - 60 sec, Live Bulb, LiveTime, Live Composite - nada de eliminar o shutter como na Z9, ainda.

- Sequential shooting max speed
Sequential shooting: approx 10 fps with selectable 1-10 fps
Anti-shock sequential shooting: approx 10 fps with selectable 1-10 fps
Silent sequential shooting: approx 20 fps with selectable 5, 10, 15, 20 fps with blackout
Silent sequential shooting SH1: approx 120 fps with selectable 60, 100, 120 fps without blackout
Silent sequential shooting SH2: approx 50 fps with selectable 25, 50, fps without blackout
Pro Capture: approx 20 fps with selectable 5, 10, 15, 20 fps
Pro Capture SH1: approx 120 fps with selectable 60, 100, 120 fps
Pro Capture SH2: approx 50 fps with selectable 25, 50 fps

Grandes velocidades em fps, mas aparentemente somente com o shutter eletrônico

-Maximum recordable frames
Sequential shooting 10 fps [RAW]: Approx. 139
Sequential shooting 10 fps [JPEG LF]: Approx. 169
Silent sequential shooting 20 fps [RAW]: Approx. 108
Silent sequential shooting 20 fps [JPEG LF]: Approx. 116
Silent sequential shooting SH1 120 fps [RAW]: Approx. 92
Silent sequential shooting SH1 120 fps [JPEG LF]: Approx. 92
Silent sequential shooting SH2 50 fps [RAW]: Approx. 96
Silent sequential shooting SH2 50 fps [JPEG LF]: Approx. 97

Não sou especialisata na área, mas achei os buffers meio pequenos.

- Flash sync speed: 1/250 , o que é bem bom.

- Tem focus stacking, mas somente com as lentes PRO e Macro da Olympus, o que não é bom.

- High Res Shot de até 80mp em JPG e Raw, e de 50mp JPG/RAW em Handheld High Res Shot

- Video recording format
MOV(MPEG-4AVC/H.264)
4096 x 2160 (C4K): 60p, 50p / LongGOP (Approx. 202Mbps)
30p, 25p, 24p / LongGOP (Approx. 102Mbps)

3840 x 2160 (4K):60p, 50p / LongGOP (Approx. 202Mbps)
30p, 25p, 24p / LongGOP (Approx. 102Mbps)

1920 x 1080 (FHD):60p, 50p / LongGOP (Approx. 52Mbps)
30p, 25p, 24p / ALL-I (Approx. 202Mbps), LongGOP (Approx. 27Mbps)

MOV (HEVC/H.265)
4096 x 2160 (C4K):60p, 50p / LongGOP (Approx. 152Mbps)
30p, 25p, 24p / LongGOP (Approx. 77Mbps)

3840 x 2160 (4K):60p, 50p / LongGOP (Approx. 152Mbps)
30p, 25p, 24p / LongGOP (Approx. 77Mbps)

1920 x 1080 (FHD):60p, 50p / ALL-I (Approx. 162Mbps) , LongGOP (Approx. 42Mbps)
30p, 25p, 24p / ALL-I (Approx. 82Mbps) , LongGOP (Approx. 22Mbps

Vídeo a princípio ok, o mesmo oferecido pela maioria em termos de 4k. O problema é que, pela descrição dos bitrates, devem estar usando os mesmos codecs atuais da Olympus, que oferecem imagem ok mas não são dos mais eficientes. Também não especificaram o chroma subsampling, se os modos forem 10bit 4:2:2, fica bem competitiva - exceto talvez pelos codecs.

- High speed movie
240,200,120,100fps (1920 x1080 / MPEG-4 AVC/H.264)
200,120,100fps (1920 x 1080 / HEVC/H.265)

Modos de vídeo de alta velocidade só em 1080p, o que é o mesmo da concorrência. A se ver a qualidade, sempre varia muito (nas Fujis o 240fps é bem soft, o 120 fps melhora bastante).

- Tem timecode para vídeo, o que é importante.

- Movie Picture Mode
Flat, OM-Log400, HLG

Espero que tenham melhorado o OM Log, que não era muito bom. Foi incluído HLG, o que é muito bom.

- Tethering via USB e Wifi, wifi dual band, 2,4 e 5 Ghz;

- Weather Sealing IP53;

- USB3, entrada para microfone e headphone. Micro HDMI, vão reclamar.

- Bateria nova (BLX-1), mas parece que a anterior vai ser compatível;

- Tem alimentação USB PD Power;

- Dimensões e peso:
E-M1 MK III - W:134.1mm H:90.9mm D:68.9mm 580 gramas com bateria e cartão de memória
O-M1 - 134.8 x 91.6 x 72.7mm 599 gramas com bateria e cartão

Em resumo, melhoraram bastante, em termos de specs igualou às cameras atuais. Vamos ver qual o fator WOW, pois parece uma câmera bem boa, mas nada tão revolucionário - e acho que os codecs de vídeo e o buffer de fotos vão decepcionar.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 10:37:44
Boas especificações.
Mas se sair mesmo por US$ 2000, vai encalhar na prateleira.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 11:59:32
Boas especificações.
Mas se sair mesmo por US$ 2000, vai encalhar na prateleira.

Acho que vai sair, sim. A GH6 vai ser esse pŕeço também, com escassez de chips e mercado encolhendo cada vez mais, preço das câmeras vai subir (a A7IV já veio mais alta que a III).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 12:07:36
O problema é que se o foco dela for brigar com as Panasonic GH5/GH6 é fundamental ter um codec superior ao da Panasonic, oq ue sinceramente não é nem um pouco fácil, pois a Panasonic é lider nisso há décadas.

Pelo jeito das especificações será uma excelente câmera de sensor "pequeno", pelo preço de uma full-frame, excelente para fotografia mas mais ou menos para vídeo.

No segmento de vídeo ainda tem as BlackMagic pocket 4K por 1200 e outras custando menos que $2000

Se custasse uns $1200 estaria valendo, mas por $2000 nem pensaria nela.

Se essa câmera não for espetacular, vai encalhar.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 12:16:50

Pelo jeito das especificações será uma excelente câmera de sensor "pequeno", pelo preço de uma full-frame


É aí que pega. Pelo preço de uma BOA full frame.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 15:51:37
O problema é que se o foco dela for brigar com as Panasonic GH5/GH6 é fundamental ter um codec superior ao da Panasonic, oq ue sinceramente não é nem um pouco fácil, pois a Panasonic é lider nisso há décadas.

Pelo jeito das especificações será uma excelente câmera de sensor "pequeno", pelo preço de uma full-frame, excelente para fotografia mas mais ou menos para vídeo.

No segmento de vídeo ainda tem as BlackMagic pocket 4K por 1200 e outras custando menos que $2000

Se custasse uns $1200 estaria valendo, mas por $2000 nem pensaria nela.

Se essa câmera não for espetacular, vai encalhar.

O AF da Olympus em vídeo é BEM bom - nunca tive uma com PDAF para testar, e não tem muito teste de vídeo com elas, mas dos que vi o pessoal usando, me pareceu melhor até que o da Fuji.

Mas acho que o foco da Olympus, faz tempo, é telephoto e wildlife. Vídeo pra eles ainda não é prioridade - mas uma câmera atual tem de ter vídeo ao menos decente.

Ainda acho que o recurso mais subestimado (inclusive pela Olympus) é o Live Bulb. Torna fazer fotos em longa exposição brincadeira de criança - na primeira vez que tentei fazer uma exposição longa na vida, em NY, o resultado já saiu fantástico.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci