Autor Tópico: Lente 70-300 AF-P numa DX equivale a 105-450 como a antiga 70-300 AF-S?  (Lida 784 vezes)

wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Boa tarde a todos!
Sou fotógrafo de natureza, amador desde 2008. https://www.instagram.com/wagner_rocha_foto/
Para substituir minha antiga e boa lente nikon 70-300 AF-S (para foto de aves) vi que existe a nova
Nikon AF-P NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6E ED VR
Li que a Nikon oferece além da versao acima para full frame, uma versão DX (inferior em material/desempenho, segundo reviews)
É a Nikon 70-300mm f/4.5-6.3G DX VR AF-P

Pergunta:
Ambas equivalem a uma 105-450 na minha câmera cropada (D5500) ou somente a AF-P para fullframe?

Agradeço qualquer ajuda. Abcs!

Obs: reviews lidos:
https://www.nikon.pt/pt_PT/product/nikkor-lenses/auto-focus-lenses/dx/zoom/af-p-dx-nikkor-70-300mm-f-4-5-6-3g-ed-vr
https://photographylife.com/reviews/nikon-70-300mm-vr-af-p


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2022, 13:40:25
Ambas são 105-450 na cropada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2022, 16:12:39
Ambas são 105-450 na cropada.

Exatamente. a distancia focal jamais muda, apenas o tamanho do sensor.

O fato de uma lente ser projetada para DX(cropadas) significa outra coisa, que os vidros cobrem apenas o sensor DX (menor) ; se encaixar na Fullframe uma lente DX ela fará vinheta nas bordas pelos vidros cobrirem o sensor menor.

Não confundir com a equivalência de Distancia Focal. Neste caso ao montar qualquer 70-300 numa câmera DX, precisará multiplicar pelo fator de corte (1.5) para dar o enquadramento equivalente no Fullframe que seria uma 105-450. Mas não ocorre mudança de distância focal do sensor FF pro Cropado-DX, há apenas um corte na imagem ; a lente continuará mantendo duas distancias focais entre 70 a 300MM . apenas o campo de visão será diferente devido ao corte na imagem promovido pelo sensor menor.

Acredito que a imagem abaixo ilustra bem :
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2022, 16:19:06 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2022, 20:18:56
Obrigado Vangelismm e Cheferson!
Então eu tinha entendido de forma correta.
Agradeço muito a ajuda.
O fator de 1,5x nas cropadas é fundamental pras fotos que faço de aves (na verdade já preciso de uma lente com mais distância focal, mas os preços andam proibitivos!) e preciso de manter ao menos os 450mm equivalentes atuais.
Abcs!!!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 18:45:59
Obrigado Vangelismm e Cheferson!
Então eu tinha entendido de forma correta.
Agradeço muito a ajuda.
O fator de 1,5x nas cropadas é fundamental pras fotos que faço de aves (na verdade já preciso de uma lente com mais distância focal, mas os preços andam proibitivos!) e preciso de manter ao menos os 450mm equivalentes atuais.
Abcs!!!

Devido ao tamanho do sensor , lentes grande angular são melhores em Sensor 35MM (Fullframe); em Crop (APSC) lentes tele rendem melhor pois o corte na imagem facilita e muito a aproximação do objeto. Pra fotografia de aves, realmente 300MM numa cropada as vezes são insuficientes. O problema de qualquer lente acima dos 300MM é o custo, não tem opção barata. Acho que os melhores custo-benefício pra quem tem DSLR da Canon e Nikon são as Sigma/Tamron 150-600 ; acho que em qualidade ótica, construção e custo-benefício são imbatíveis.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 04:41:54
Cheferson, a Tamron 70 300 e muito elogiada. Não tem total compatibilidade com o z mount.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2022, 04:43:23 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 23:06:17
Cheferson, a Tamron 70 300 e muito elogiada. Não tem total compatibilidade com o z mount.

Leonardo, depende de qual 70-300 estamos falando. Se for a versão G2 , com certeza, a chance de ser uma lente excelente é grande. Se for as versões mais antigas, tenho minhas dúvidas da qualidade. A Sigma e a Tamron tinham umas 70-300 baratinhas que eram bem fraquinhas na ótica.