Autor Tópico: Devo entregar todas as fotos de um evento?  (Lida 3498 vezes)

carlascaptures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Fevereiro de 2022, 21:40:40
Olá, tudo jóia?

Estou entrando na fotografia de eventos agora, e gostaria de saber se devo entregar todas as fotos tratadas (melhores cliques) ao cliente e cobrar por hora, o que geralmente leva bastante tempo, já que faço cerca de 800 cliques e até mais. OU, se é melhor fazer como faço em fotografia de ensaios, combinar um valor para um pacote de fotos, que no caso seriam bem menos fotos para editar, pacotes de até 100 imagens.

No caso eu subiria as imagens para o Alboom e enviaria as prévias para o cliente selecionar, como eu já faço com ensaios, e cobraria fotos a mais de modo avulso.

Já fotografo ensaios há um tempo, e minhas edições são bem completas, então se eu for aplicar meu perfeccionismo em todas as fotos clicadas para um evento, levaria muito tempo.

Podem me aconselhar?   :) :)





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 21:55:09
Desapegue de edição.

Cobre bem, entregue tudo e faça apenas tratamento em lote.

Se você vender album, ai vc cobra bem de novo e faz um tratamento mais caprichado nas fotos do album.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


carlascaptures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 22:02:11
Entendo, então cobrar por hora mesmo né?

Ainda envio a pagina de prévias pra eles escolherem?

Obrigada pela resposta :)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 22:13:02
Entendo, então cobrar por hora mesmo né?

Ainda envio a pagina de prévias pra eles escolherem?

Obrigada pela resposta :)

Cobra por evento, aniversário 03 horas, casamento 08, exemplo.
O que passar é hora extra.

Escolher o que? As do álbum?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


carlascaptures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 22:27:05
Cobra por evento, aniversário 03 horas, casamento 08, exemplo.
O que passar é hora extra.

Escolher o que? As do álbum?

Beleza, muito obrigada!!

Sim, as do álbum, para serem tratadas. Eu faço como se tivesse fazendo com fotos de ensaio né...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 22:47:38
Bem vinda ao forum Carla. Vc esta trabalhando diretamente para o cliente do evento???

Eu cobro por pacote, nunca cobrei por hora, acho que isso gera um desconforto para o fotografo e um desgaste na relação com o cliente.

Eu sempre entrego todas as fotos boas, não fico cobrando por foto extra, assim o cliente tbm fica mais satisfeito, pois prometo uma quantidade menor e entrego mais, a quantidade entregue é maior.

Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 23:39:11
Beleza, muito obrigada!!

Sim, as do álbum, para serem tratadas. Eu faço como se tivesse fazendo com fotos de ensaio né...

Exato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


carlascaptures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 00:03:55
Bem vinda ao forum Carla. Vc esta trabalhando diretamente para o cliente do evento???

Eu cobro por pacote, nunca cobrei por hora, acho que isso gera um desconforto para o fotografo e um desgaste na relação com o cliente.

Eu sempre entrego todas as fotos boas, não fico cobrando por foto extra, assim o cliente tbm fica mais satisfeito, pois prometo uma quantidade menor e entrego mais, a quantidade entregue é maior.

Oiee, obrigada :)

Eu sou contratada por um organizador de eventos que me leva pra cobrir os clientes que pedem fotografia. Não é por comissão, é um amigo meu que me leva como recomendação, o cliente paga pra empresa do meu amigo e ele repassa pra mim.

Como você geralmente monta esses pacotes? E como precifica?

Agradeço a sugestão, gostaria de saber mais..




nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 10:10:06
Oi Carla. Seja bem-vinda!
Eu não entrego tudo não...

Tenho tabela de valores por quantidade de horas de cobertura e quantidade de fotos entregues.
Eu acho interessante explicar meu raciocínio pra entenderes o por quê disso.

A grosso modo, quando cobramos temos que cobrir nossos custos e pagar nosso trabalho.
Os custos são o cálculo mais complexo, pois envolvem muuuitos fatores: luz, depreciação do equipamento, seguro, etc... O nosso trabalho é difícil precificar, mas o cálculo é fácil. Basicamente é quanto custa sua hora de trabalho x quantas horas pra entregar... E aqui é que está a justificativa pra minha tabela. O maior tempo de trabalho não está nos cliques, e sim na edição e tratamento.
Então mais fotos entregues = mais tempo de trabalho.
Entendo que a cobertura dos custos está mais presente no evento em si, e a remuneração do nosso trabalho, na sua maior parte, está no pós.

Eu trabalho com espetáculos. Já cheguei a fazer 12.000 cliques num único evento.
Imagina se fosse entregar tudo? Seria inviável e caríssimo pro cliente.
Então a alternativa é criar uma tabela e cobrar somente o que o cliente irá comprar.
Facilita tudo.. Edição, tratamento, entrega. Fica tudo mais rápido e barato pra nós.

"Ah. Mas aí você está jogando um monte de fotos no lixo"...

Neca de pitibiribas...
Fotos extras são SEMPRE uma boa fonte extra de renda. Além de passar uma ideia de que você é bom no que faz.
Lembra que, segundo a tabela, você já recebeu o suficiente pelo trabalho. Então as fotos extras entram praticamente  como um plus do serviço.
 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 10:20:35

Eu trabalho com espetáculos. Já cheguei a fazer 12.000 cliques num único evento.


Depois da curadoria deve ficar menos de mil fotos, não?

Ou você sobe uma galeria com 12 mil fotos pro cliente escolher as que quer?

Não sei como é seu workflow aí com espetáculos, mas em casamento eu acho um desserviço do fotografo entregar todas as fotos sem fazer curadoria antes.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 12:28:33
Depois da curadoria deve ficar menos de mil fotos, não?
Isso.. Às vezes menos... Como em alguns casos já se que irei entregar 10 fotos de cada coreografia, por exemplo, vou criando as coleções e conforme adiciono já sei se tenho o suficiente... Então chego a ficar com umas 400 pra entregar 200, já na primeira seleção.

Ou você sobe uma galeria com 12 mil fotos pro cliente escolher as que quer?
Jamais... Sempre faço a seleção antes.. E deixo a prerrogativa de poder excluir alguma foto da seleção que eu entenda, durante o tratamento, que ela não tá boa. É raro, mas acontece. Na ligeireza às vezes passa um foco meia boca, uma cara feia, etc...

Não sei como é seu workflow aí com espetáculos, mas em casamento eu acho um desserviço do fotografo entregar todas as fotos sem fazer curadoria antes.
Sempre mando somente o que eu acho que está legal..

O meu maior pacote tem prevista a entrega de 200 fotos.. Mas tenho clientes que ampliam, saem da tabela.
Esse evento de 12 mil fotos era um evento no estilo Mostra de Dança, teve umas 12-13 horas de duração  :shock:.. Nesse caso eu cobro um valor dos organizadores (que está basicamente pagando a cobertura em si - eu estar lá) e entrego uma quantidade mínima de fotos (normalmente 1 por coreo). Depois os bailarinos e escolas participantes compram direto comigo... Se o evento for bom, dá pra tirar uma boa grana. E muitas vezes sigo vendendo meses a fio.
A curadoria acontece em todos os casos. Em eventos fechados, onde o espetáculo é de uma escola só e eles compram fotos de todas as apresentações (sem perspectiva, portanto de venda extra) eu costumo fazer umas 3000 fotos mais ou menos. Em alguns casos faço amostras, em alguns casos cobro mais por isso também. Então faço uma seleção super rápida só das fotos que gosto mais (aí é que tá o lance - minha edição já se reduz consideravelmente em tempo). Quando mando as amostras já foi feito um tratamento em lote e já fica aberta a opção de compra de fotos extras. Então uma venda inicial de 200 se transforma rapidamente em 250 (e o preço da foto extra é sempre maior que o preço da foto no contrato).
Depois da escolha final eu trato pra valer só as que o cliente gosta (e eventualmente alguma outra que eu gostei demais ou alguma foto extra que eu irei enviar como brinde). Mas 95% do meu tratamento é feito no LR, então não exige grandes processos.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2022, 12:35:03 por nandoespinosa »


carlascaptures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 22:14:58
Oi Carla. Seja bem-vinda!

Olá, muito obrigada! :)

Eu não entrego tudo não...


Tenho tabela de valores por quantidade de horas de cobertura e quantidade de fotos entregues.
Eu acho interessante explicar meu raciocínio pra entenderes o por quê disso.

Então, tinha pensado em fazer isso também, mas não queria "desperdiçar" as fotos como vc menciona posteriormente.


A grosso modo, quando cobramos temos que cobrir nossos custos e pagar nosso trabalho.
Os custos são o cálculo mais complexo, pois envolvem muuuitos fatores: luz, depreciação do equipamento, seguro, etc... O nosso trabalho é difícil precificar, mas o cálculo é fácil. Basicamente é quanto custa sua hora de trabalho x quantas horas pra entregar... E aqui é que está a justificativa pra minha tabela. O maior tempo de trabalho não está nos cliques, e sim na edição e tratamento.
Então mais fotos entregues = mais tempo de trabalho.
Entendo que a cobertura dos custos está mais presente no evento em si, e a remuneração do nosso trabalho, na sua maior parte, está no pós.

Entendo, com ensaios já consegui estipular esse custo, mas com eventos ainda estou testando as águas. O que me pega mesmo é questão de quantidades mínimas e máximas de fotos pros pacotes, quantos montar, essas coisas.


Eu trabalho com espetáculos. Já cheguei a fazer 12.000 cliques num único evento.
Imagina se fosse entregar tudo? Seria inviável e caríssimo pro cliente.
Então a alternativa é criar uma tabela e cobrar somente o que o cliente irá comprar.
Facilita tudo.. Edição, tratamento, entrega. Fica tudo mais rápido e barato pra nós.

"Ah. Mas aí você está jogando um monte de fotos no lixo"...

Neca de pitibiribas...
Fotos extras são SEMPRE uma boa fonte extra de renda. Além de passar uma ideia de que você é bom no que faz.
Lembra que, segundo a tabela, você já recebeu o suficiente pelo trabalho. Então as fotos extras entram praticamente  como um plus do serviço.
 :ok:

Eu também tenho costume de fazer muitos cliques, então por isso estava na dúvida se devia ou não enviar todas as fotos. Com ensaios também recebo bem mais com fotos extras, e até no último evento que eu fiz, cobrando por foto pediram bastante fotos a mais, só que como botei todas as boas pro cliente escolher (umas 800 fotos) estava ficando muito caro o total cobrando por foto e fui perturbada pra combinar um preço pelas outras fotos boas que não foram escolhidas para compra e enviá-las sem edição   :no:

Eu neguei, mas também não vendi mais do que umas 50 fotos extras pra esse cliente, e acabei "desperdiçando" todas aquelas fotos boas.

Mas enfim, sua resposta me ajudou bastante, caso tenha algo mais a adicionar, estarei aguardando para ouvir!  :)


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 00:27:46
Bem vinda ao forum Carla. Vc esta trabalhando diretamente para o cliente do evento???

Eu cobro por pacote, nunca cobrei por hora, acho que isso gera um desconforto para o fotografo e um desgaste na relação com o cliente.

Eu sempre entrego todas as fotos boas, não fico cobrando por foto extra, assim o cliente tbm fica mais satisfeito, pois prometo uma quantidade menor e entrego mais, a quantidade entregue é maior.

Faço desse jeito também. Meus trampos 80% casamento, 20 formaturas (contratos meus, fora freela, cuja entrega não é comigo)

Lógico que deve ter um bom filtro, pra não mandar monte de foto igual pro casal.
Faço a edição completa no LR, exposto no mais alto e vrau, pendrivezinho 32gb pra eles.
Quando o cliente escolhe as 80 ou 100 do álbum, aí eu passo no PS, tirar uma espinha, limpar algo, etc. Mas só tbm.

Cliente escolhe as opções:
- só casamento eu sozinho
- casamento eu sozinho + ensaio
- casamento dois fotógrafos + ensaio

Nesse último, tem making of da noiva e cobertura do civil, se for em Mga mesmo.

Sobre cobertura por hora, com todo o respeito aos que fazem, eu acho feio.

Poxa, é só estipular uma média, de quanto tempo fica no evento, e basear o preço nisso. Uns a gente trampa um pouco mais, outros um pouco menos, mas em geral, casamentos estão sendo 17h. Chega no making of 14h, fica até meia noite. Pronto, dez horas de "media".
Passar um pouquinho não vai matar, e se sair antes, da tempo de dar uma namorada ainda  :hysterical:
Já tive cliente que contratou pacote cheio, so uma horinha de making of, era congregação cristã do Brasil. Sem balada nem bebida.
Ceimonia às 20h, meia noite eu tava de banho tomado em casa.
E já me lasquei tbm, casamentão de fazendeiro, cidade pequena, 400 pessoas, banda, dupla sertaneja, Dj e o escambau.
Cheguei pro making of 14h30, cerimônia 17 na matriz, fiquei até 4h da madruga  :hysterical: :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 00:30:32
Ajudaria sabermos que tipo de evento faz!

Casamento mto diferente de espetáculo de dança, por exemplo.
Ai, cada segmento tem sua particularidade.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 08:37:29
Eu faço isso do tempo médio mas coloco a hora extra para me proteger de abusos.
Nunca cobrei ela até hoje.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs