Autor Tópico: Primeiro teste com R5 - RF 100-500 e rastreamento Animal Eye AF  (Lida 5612 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 25 de Fevereiro de 2022, 15:19:06
Primeiro teste que fiz com a R5 e a lente RF 100-500 em conjunto com o rastreamento Animal Eye AF. Coisa simples, apenas para ir me familiarizando com o sistema. Compartilho aqui um pouco da história por trás da foto de um Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura):

Foto de referência da cena: imagem sem corte, sem tratamento, apenas importada no LRC. O beija-flor estava a aproximadamente uns 10 metros de distância. Queria ver como o sistema iria se comportar em situações de ave pousada perto de um monte de galhos.



Antes de fazer a foto gastei um bom tempo me familiarizando com o MENU e entendendo o que cada coisa faz. Tem bastante coisa. Com certeza vou precisar sintonizar melhor o sistema de AF e tenho que voltar em algumas opções para entender melhor seu funcionamento.

Configurei a câmera de forma que:
- botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
- botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
- botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.

Se, por algum motivo, o sistema de detecção detectar qq coisa que não seja a ave (botão *), rapidamente consigo fazer o foco com o ponto único (botão AF ON) e ativo novamente o sistema de detecção/rastreio (botão *). Fico com os 2 modos sempre disponíveis e com rápido acesso.

Uma função que achei interessante foi no menu Rosa - AF - página 5

A opção padrão é AUTO. Alterei para ponto. Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.


Alterei também a sensibilidade do rastreio para evitar que fique pulando de lugar rapidamente. Ao longo do uso vou avaliar melhor estes ajustes.
Servo AF: Case 1
Tracking sensibility: -1
Accel./decel. tracking: -1

Importante ressaltar que fiz esta foto já com as configurações que expliquei acima.

O sistema de detecção/rastreio reconheceu a ave e era possível observar a detecção do olho. Quando a ave ficou de costas e dependendo do ângulo da cabeça, a detecção de olho continuava e hora alternava para as costas. Entretanto, percebi que toda essa "inteligência" as vezes se perde na cena e a configuração da câmera até o momento já se provou funcional.  :ok:

A imagem a seguir mostra uma parte da tela do software Canon DPP com destaque nos seguintes informações:
- onde ficou o ponto de AF na foto em questão
- algumas informações de EXIF para ilustrar as configurações da câmera.


A câmera está com o FW 1.5.1, que é o mais recente, na data de hoje. A lente está com o FW 1.0.9, que é o penúltimo. O FW 1.0.10 acrescenta apenas compatibilidade com a R3. Depois vou atualizar a lente.

Por fim, na situação de ave pousada em um galho, e, com o AF configurado para contínuo com ponto simples não notei diferença entre o que estou acostumado com a Z6+FTZ+200-500. Lembrando que é uma "percepção inicial" e preciso testar mais para confirmar. Com relação ao sistema de detecção face/eye-af para animais e rastreio não tenho como comparar a Z6, já que, ela não tem essa opção. A Z 6II tem mais opções nesse aspecto, mas, no momento não tenho acesso a uma Z6 II ou Z 7II para comparar.

E a duração da bateria? Bom, câmera nova, sistema de MENU diferente, não avaliei isso ainda. Mas, neste momento de ficar ali no MENU toda hora, ajustando, checando e testando opções o gasto de bateria foi alto. O que já era esperado.

Não testei vídeo ainda. Estou esperando meu cartão Cfexpress tipo B chegar p/ ver o 4K60p e outros modos.
 
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 17:58:47
- botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
- botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
- botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.
Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.

Acredito ser a melhor configuração possível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 18:08:55
Comprou Sena?
Ou é emprestada?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 18:22:47
Bem vindo ao clube!!

A minha R5 deve chegar segunda, sobre o sistema de AF não posso opinar as configurações pois não é o que fotografo, mas vou fazer uma foto do meu pra social na R6.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 18:25:45
Comprou Sena?
Ou é emprestada?
Comprei.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 18:26:34
- botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
- botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
- botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.
Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.

Acredito ser a melhor configuração possível.
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 18:28:39
Bem vindo ao clube!!

Valeu! :ok:


A minha R5 deve chegar segunda, sobre o sistema de AF não posso opinar as configurações pois não é o que fotografo, mas vou fazer uma foto do meu pra social na R6.

Putz, boa idéia de compartilhar o seu esquema de configuração de câmera para fotografia social. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 19:16:17
Bem vindo a Canon...
Valeu! :ok:

Apesar do peso maior, duvido que vc volte para a marca-que-não-pode-ser-nomeada...

 :o
vamos ver... :ponder: :assobi: :hysterical:

E é uma pena ver mais um que vai largar a Nikon daqui há poucas semanas...  :(

Vc tinha Z7 ou Z6 ? (se tinha Z7 não vai estranhar o ruído...se tinha Z6, só a a R6 tem baixo ruído igual...

Ainda tenho a Z6. A questão de diferença do ruído eu já esperava. :ok: A prioridade nessa escolha foi resolução.

Eu já tinha decidido migrar 100% para ML, câmera e lentes, e é uma ação que já estou fazendo a um bom tempo. Agora tenho que começar o feirão de mais uma leva de equipamentos para abrir espaço para os próximos.  :assobi:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2022, 19:26:09 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 19:32:02
Segundo os YouTubers a R5 tem o mesmo ruído da R6 ao redimensionar para 20MP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 20:49:36
Eu queria fazer mais pássaros mas os únicos que passam aqui na cidade de SP são urubus  :doh:  :D
tem de começar de algum lugar, ou, nesse caso, com alguma ave.  :assobi: :ok:

Bom, despertou a curiosidade.... entrei no google e já aprendi umas coisas.

Numa pesquisa rápida temos 5 espécies de Urubu no Brasil. Não sabia.

Citar
No primeiro sábado de setembro, comemora-se o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus.
fonte:
https://blog.parquedasaves.com.br/2021/09/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-urubus/

Também não sabia.

:ponder: Vou ter de passar um pente fino no meu arquivo e ver o que tenho de Urubu.  Inclusive passar a prestar mais atenção no bicho.
 :ok:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2022, 20:50:09 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 22:36:06
Comprei.
Top! Parabéns  :clap:

Pegou ela em vez da Z7 ii por causa do af superior?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 09:56:04
Segundo os YouTubers a R5 tem o mesmo ruído da R6 ao redimensionar para 20MP.
Excelente, precisa de bastante resolução usa os 45mp que dispõe.
Vai fazer um social usando C-Raw tem o mesmo ruído da R6.

Pensando assim, ser uma câmera tão versátil ela acaba não sendo tãaao cara...   Oh, wait  :hysterical:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:14:52
Top! Parabéns  :clap:
Valeu! :ok:

Pegou ela em vez da Z7 ii por causa do af superior?

Desde o lançamento da R5/R6 venho acompanhando o sistema EOS R mais de perto e gradualmente o sistema começou a se tornar interessante para as minhas necessidades, tanto em foto quanto em vídeo.

Tive a oportunidade através de amigos de ver de perto uma R5 e R6 e com isso ver na prática algumas coisas que só tinha visto pela internet. Acho que daí a "pulga atrás da orelha" evoluiu para outra coisa.  :hysterical:




André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:17:51
Não sei se ajuda ou não mas, eu sempre uso 1-point AF.

Opa, qualquer comentário ou dica sempre ajuda! :ok:

Preciso testar mais a questão do Spot AF e 1-point-AF. No momento a opção de uso está entre Spot AF e detecção de animais.

Provavelmente vou ter uma dos bancos C1-C2-C3 com 1-point-AF para fotografia de natureza e a esquema acima para aves em outro banco.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:20:26
Pensando assim, ser uma câmera tão versátil ela acaba não sendo tãaao cara...   Oh, wait  :hysterical:

:hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.