Autor Tópico: Primeiro teste com R5 - RF 100-500 e rastreamento Animal Eye AF  (Lida 5601 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:21:21
Excelente, precisa de bastante resolução usa os 45mp que dispõe.
Vai fazer um social usando C-Raw tem o mesmo ruído da R6.

Pensando assim, ser uma câmera tão versátil ela acaba não sendo tãaao cara...   Oh, wait  :hysterical:

C-raw tem os mesmo 45MP, não? Teria que fazer o resize na pós.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:25:09
C-raw tem os mesmo 45MP, não? Teria que fazer o resize na pós.

Até onde vi mantem os 45MP  e muda apenas o tamanho em MB porque usa compressão com perdas.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2022, 10:26:37 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:49:30
Valeu! :ok:

Desde o lançamento da R5/R6 venho acompanhando o sistema EOS R mais de perto e gradualmente o sistema começou a se tornar interessante para as minhas necessidades, tanto em foto quanto em vídeo.

Tive a oportunidade através de amigos de ver de perto uma R5 e R6 e com isso ver na prática algumas coisas que só tinha visto pela internet. Acho que daí a "pulga atrás da orelha" evoluiu para outra coisa.  :hysterical:
Sim, o Dual Pixel no momento é o melhor sistema de af. 
Foi essa a pulga kkk :hysterical:
C-raw tem os mesmo 45MP, não? Teria que fazer o resize na pós.

Verdade, seria um trabalho a mais.
Até onde vi mantem os 45MP  e muda apenas o tamanho em MB porque usa compressão com perdas.
:ok:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2022, 10:50:01 por YP »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 15:04:55
C-raw tem os mesmo 45MP, não? Teria que fazer o resize na pós.

Na verdade o CRAW vou usar para manter os 25~mb por arquivo no social onde é muito volume. Questão de resolução eu entrego tudo em 4000px na maior mesmo, então não muda nada pra mim. Só mando exportar do LR.

Sinceramente, desde as D750 eu não fico vendo essas coisas de ruído, é tudo a mesma coisa kkkkk. 95% do trabalho só vai ser postado na web, então o ruído some.


@andré

A minha R5 chegou hoje, fiz um ensaio pela manhã já, com o FW 1.3.1, e acredite, ela apareceu o aviso de super aquecimento para video (mesmo sem ter feito nada de video). Estava uns 29C e tomando sol toda manhã... na R6 nunca me aconteceu.
Ela (R5) não parou de fotografar, mas pra video acho que poderia dar algum problema.

Vou atualizar o FW hoje e ver os próximos capitulos.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 15:41:40
@andré

A minha R5 chegou hoje, fiz um ensaio pela manhã já, com o FW 1.3.1, e acredite, ela apareceu o aviso de super aquecimento para video (mesmo sem ter feito nada de video). Estava uns 29C e tomando sol toda manhã... na R6 nunca me aconteceu.
Ela (R5) não parou de fotografar, mas pra video acho que poderia dar algum problema.

Vou atualizar o FW hoje e ver os próximos capitulos.

A minha chegou com o FW 1.4.0. A noite fiquei um bom tempo passando pelos MENU's e entendendo o esquema de configuração de câmera, etc etc etc.. Depois de umas duas horas ali apareceu o símbolo de temperatura. Não chegou a desligar nem nada. Isso usando apenas um cartão SD.

No dia seguinte, pela manhã, fiz uma caminhada de mais ou menos uns 3 KM com o conjunto no sol. Dava p/ ver que a câmera estava quente, por conta do sol. Nessa caminhada não cheguei a filmar, estava bem ruim de avistar aves, acabei fazendo umas fotos aleatórias para acostumar com a posições dos botões, etc. Aproveitei também para testar algumas configurações de stand-by. Em momento algum apareceu o símbolo de temperatura.

Nesse mesmo local, na mesma condição de sol a Sony A6300 sempre aparecia o símbolo de temperatura.

No firmware v1.4.0 a Canon alterou várias coisas com relação ao super aquecimento.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 16:05:38
André,  vc usava qual lente na Nikon ?

Como está a nitidez das lentes Canon x Nikon ?

Então....

Troquei a AF-S 24-70 F2.8 pela Z 24-70 F4. A qualidade que a Z 24-70 F4 entrega é mais que suficiente para o que preciso. Fiz uns testes com impressão A2 com a minha Epson 3880 e gostei do que vi.

Sendo bem sincero não tive paciência de ficar testando demais a diferença das duas lentes. A portabilidade da versão Z 24-70 F4 e o pouco que já tinha visto da qualidade ótica já tinham me convencido.

Além do que já estava no plano desfazer das lentes AF-S.

Tenho uma Tamron 70-200 F2.8 G2 que tem uma ótica muito boa. Essa vai ser a próxima lente que vou vender, junto com a D800e.

A Nikkor 200-500 e 300mm F2.8 VR (versão I) você provavelmente conhece bem a ótica dessas lentes.

Tenho usado com sucesso na Z6 a AF-S 300mm F2.8 VR junto com o TC 1.7x (II). Inclusive tô achando esse conjunto melhor na Z6 do que na D800e. Mesmo com ajuste fino de AF na D800e. Eu tenho dois sistemas p/ fazer ajuste fino em DSLR: o software da Focal e o esquema do FocusTune (software + target + régua).

A AF-S 14-24 F2.8 vendi e não tinha comprado nada no lugar.
A AF-S 105 2.8 VR vendi (porque usava pouco) e não tinha comprado nada no lugar.
O TC 2X (versão II) vendi e não tinha comprado nada no lugar. 

Como tenho um conjunto ótico muito bom na Nikon e até o momento tenho apenas a RF 100-500 não tenho muito o que falar no momento. Mas do pouco que fotografei, de alguns passarinhos, com a RF 100-500 não tenho nada de negativo a dizer.

Eu imprimi um daqueles "test chart" para fazer umas análises. Confesso que dá um pouco de preguiça, mas vou ver se consigo fazer alguns comparativos.  :assobi: :D

Eu estava para fazer uma caminhada em um parque estadual, aqui perto, para fazer umas fotos de paisagem com a 100-500. Quando conferi as condições de estrada e trânsito vi que caiu uma barreira no caminho e o trânsito está um inferno na região.  :( Desisti de ir. Como agora é Carnaval vários locais de cachoeira, etc. estarão cheios de gente, vou esperar e ver se consigo ir na outra semana. 

Girando um pouco mais de equipamento quero pegar a RF 24-105 F4 IS.

Meu planejamento com o EOS R é com as seguintes lentes:
RF 14-35 F4 - filtro 77mm
RF 24-105 F4 - filtro 77mm
RF 100-500 - filtro 77mm
Posso fechar o "buteco" com isso.  :D e não preciso investir em outros filtros e/ou ficar usando adaptadores de tamanho.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2022, 16:14:04 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 16:07:35
Sobre a portabilidade da RF 100-500...que delícia de lente p/ caminhar.

Como comentei acima fiz uma caminhada de mais ou menos uns 3 km com R5+100-500 na mão o tempo todo, sem alça e sem tripé. Andava mais uns 6 km fácil sem reclamar.  :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 16:49:06
Eu ficaria com a ef 16 35 F4 no lugar da RF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 17:05:27
Eu ficaria com a ef 16 35 F4 no lugar da RF.
:ok:

No meu caso eu quero os 14mm.  :)
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #25 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 08:40:43
legal !

Obrigado pela explicação.
:ok:


Eu ficaria só com as
RF 14-35 F4 - filtro 77mm
RF 100-500 - filtro 77mm
para passeio

Gosto de ter uns buracos...de sofrer um pouco...

De me obrigar a me mover para fotografar
...

Meu problema é que esses buracos em DF as vezes batem de encontro com os "buracos" da realidade: rio, borda de serra, cerca, etc...  :assobi: :D
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2022, 08:41:07 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 08:48:08
Eu peguei a R6 pelos fps constantes. Mas confesso que ela tem tanto fps que já não se aplica muito para pássaros. Mesmo que se use para pássaros em vôo, acho que a resolução pode fazer uma falta. Isso pq o atleta enche o quadro e o pássaro, muitas vezes, é algo pequeno no quadro. (Pelo menos eu penso assim)

R5 com 20 fps foto em RAW...   :shock:
Tem de ficar esperto com cartão de 64 GB, espaço acaba muito rápido.  :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 08:56:57


Caros fabricantes de câmeras: por favor, adotem esse tipo de para-sol e sistema de trava para algumas de suas lentes.  :ok:

Canon coloca esse tipo de para-sol em algumas lentes... show.... ai você vai pesquisar sobre o para-sol em outras lentes e descobre RF 100-400 f5.6-8 e o para-sol é vendido a parte...  :aua: :doh:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 08:57:51
É, tá certo...e vc não pode perder tempo pq o bichinho pode voar e ir embora...
hehehe

nem só na questão dos passarinhos. mas em paisagem também... tem hora que não dá p/ ficar no meio do rio p/ fazer a composição.   :assobi: :assobi:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #29 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 09:20:53
Um pouco sobre a lente RF 100-500

500mm 1/1000 F9 ISO 400
Spot AF - foco na asa

Estava refazendo os ajustes de C1,C2,C3 quando notei o beija-flor e simplesmente reagi: apontei e cliquei. Achei que estava em C3 e não estava.  :doh:

 ISO 400 foi pouco p/ a cena. Compensei a exposição em +2,81 no LRC.

De qualquer maneira resolvi colocar como exemplo.

Tratamento:
RAW processado no DXO PureRAW - saída DNG
DXO Optical Corrections:
- Global lens sharpening ON
- Lens distortion correction ON
LRC ajustes apenas no painel Básico (exposição, contraste, presença). Não fiz ajuste em nenhum outro painel.

Imagem sem corte:


Corte 1:


Corte 2:

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2022, 09:31:42 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.