Autor Tópico: Primeiro teste com R5 - RF 100-500 e rastreamento Animal Eye AF  (Lida 5575 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #45 Online: 02 de Março de 2022, 10:56:55
Sobre a durabilidade da bateria, agora a pouco, fiz uma caminhada em um parque local: foram 846 fotos em um período de 1 hora e 37 minutos, capacidade restante da bateria: 73%.

Não fiz vídeo. Deixei a câmera ligada o tempo todo com as seguintes configurações na parte de "Power Savings" (SET UP 2 - Menu amarelo 2):
Display off: 30 s
Auto power off: 30 s
Viewfinder off: 1 min

Além disso o Eco Mode estava no OFF.

Sempre deixava a câmera entrar no modo de repouso. Quando avistava algo para fotografar já pressionava o botão de disparo para acordar a câmera e até o momento em que estava com a câmera no rosto o sistema já estava totalmente operacional.



André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #46 Online: 02 de Março de 2022, 11:38:00
Sobre a durabilidade da bateria, agora a pouco, fiz uma caminhada em um parque local: foram 846 fotos em um período de 1 hora e 37 minutos, capacidade restante da bateria: 73%.

Não fiz vídeo. Deixei a câmera ligada o tempo todo com as seguintes configurações na parte de "Power Savings" (SET UP 2 - Menu amarelo 2):
Display off: 30 s
Auto power off: 30 s
Viewfinder off: 1 min

Além disso o Eco Mode estava no OFF.

Sempre deixava a câmera entrar no modo de repouso. Quando avistava algo para fotografar já pressionava o botão de disparo para acordar a câmera e até o momento em que estava com a câmera no rosto o sistema já estava totalmente operacional.

O Modo ECO funciona muito bem, sempre deixo ativado e ajuda bastante a prolongar!

Nas próximas recargas de bateria faz o teste, deixa carregar 100% (até o carregador dizer que está completo) e coloca na câmera. As minhas sempre marcar algo em 85-90% de carregadas... ainda não sei se é algum bug das câmeras, baterias ou dos carregadores (e tenho vários).


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #47 Online: 02 de Março de 2022, 14:13:06
O Modo ECO funciona muito bem, sempre deixo ativado e ajuda bastante a prolongar!
Não testei ainda o modo ECO, preciso lembrar de ativar na próxima vez que sair p/ fotografar.

Nas próximas recargas de bateria faz o teste, deixa carregar 100% (até o carregador dizer que está completo) e coloca na câmera. As minhas sempre marcar algo em 85-90% de carregadas... ainda não sei se é algum bug das câmeras, baterias ou dos carregadores (e tenho vários).

No carregador original que veio com a câmera, até o momento, não tive esse problema.

Está chegando um carregador Nitecore UCN2. Assim que chegar, vou testar e compartilho aqui o que achei. O Peccioli tem um similar para Nikon, até então, bem recomendado.

Vou observar esse detalhe nos testes.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #48 Online: 02 de Março de 2022, 14:15:12
Legal !!! Ótimo resultado !!

Valeu! :ok:

Vai muito de como se usa... Se ficar disparando a câmera em alto fps, constantemente, ela consome bem mais.

Esse teste que fiz foi usando apenas no modo de obturador eletrônico (20 fps).


Como vc compara com a Z ?
Preciso fotografar mais para ter uma impressão melhor. Mas tenho um exemplo. Próximo post.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #49 Online: 02 de Março de 2022, 14:39:21
Não testei ainda o modo ECO, preciso lembrar de ativar na próxima vez que sair p/ fotografar.

No carregador original que veio com a câmera, até o momento, não tive esse problema.

Está chegando um carregador Nitecore UCN2. Assim que chegar, vou testar e compartilho aqui o que achei. O Peccioli tem um similar para Nikon, até então, bem recomendado.

Vou observar esse detalhe nos testes.

Tenho dois UNC2 e 2 originais canon, em todos tem essa questão da bateria não carregar até 100% (ao menos indicado dentro da camera)


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #50 Online: 02 de Março de 2022, 14:44:36
Como vc compara com a Z ?

Hoje pela manhã fiz essas fotos, vamos lá:

Baiano alimentado-se de pequenas sementes. by Andre Sena, no Flickr

Nesse tipo de situação a seguir é que tem algo interessante:
Eu acho que a ave abaixo é a fêmea do baiano, foto acima. :ponder:

Muitas vezes essa é a situação que encontro várias aves: no meio de um emaranhado de galhos. Bom, quando o foco crava tenho de esperar algo acontecer, nem sempre quero fazer apenas um retrato da ave, quero registrar, ou pelo menos tentar registrar, :assobi: algum tipo de comportamento. Por exemplo, se a ave está de costa, preciso esperar virar. Ou se está alimentando, preciso esperar começar a comer. Muitas vezes a partir do momento que o foco "crava" na ave fico segurando a câmera (na mão) observando, sem fotografar, apenas com o AF ativo, esperando para ter alguma ação.

Inicio o sistema de AF com Spot AF e depois habilito o rastreio de olho, conforme expliquei no início do tópico. Mesmo com o movimento do meu corpo de ficar ,ali na mão, com a lente em 500mm apontando para a ave, mais o movimento dos galhos por conta do vento, mais o sistema de IS+IBIS do conjunto o foco fica razoavelmente cravado no ave. Obviamente dependendo da situação, um vento mais forte e um galho maior entrou na frente, o AF se perde, e preciso reiniciar o AF com o Spot AF. Nessa situação específica estou achando o sistema da R5 mais interessante que da Z6, onde a detecção de olho para animal é apenas para gatos e cachorros. Nesse tipo específico de situação, com a Z, uso single-point AF e eu tenho de ficar constantemente tentando manter o ponto de AF na ave. Mesmo ajustando o parâmetro a3 do Menu Custom Setup, não chega a ser, vamos dizer, tão fácil como na R5.

E vale ressaltar também, nesse caso específico, os modos de AF wide da Z6 sofrem por conta de todos os galhos e objetos na proximidade, frente, atrás da ave.

Não testei com a Z 6II, não tenho muito o que falar.

Segue uma foto para ilustrar a situação:

Foto sem crop:
Baiano alimentado-se de pequenas sementes. by Andre Sena, no Flickr

Foto com crop:
Baiano alimentado-se de pequenas sementes. by Andre Sena, no Flickr

E nem sempre consigo aproximar mais da ave. As vezes o local não permite, ou, as vezes a ave já percebe aproximação e sai voando. Os 45 MPX da R5 ajudam muita na hora do crop.

Lembrando que eu não sou uma pessoa experiente na fotografia de aves. Meu conhecimento sobre aves, em geral, ainda é pequeno e minhas técnicas de aproximação ainda não são adequadas.

:ok:
« Última modificação: 02 de Março de 2022, 14:49:44 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #51 Online: 02 de Março de 2022, 14:46:26
E como ficou a distorção ? Zero ?
Confesso que eu o testei muito pouco e tenho medo de usá-lo.

Para o estilo de fotos, em situação de mata, que estou fazendo, não tenho nenhuma preocupação com distorção por conta do obturador eletrônico.

Dependendo da ave, em voo, pode ser que tenha algo.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #52 Online: 02 de Março de 2022, 14:47:16
Tenho dois UNC2 e 2 originais canon, em todos tem essa questão da bateria não carregar até 100% (ao menos indicado dentro da camera)
Bom que já tenho com quem comparar resultados.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #53 Online: 02 de Março de 2022, 14:56:43
Tenho dois UNC2 e 2 originais canon, em todos tem essa questão da bateria não carregar até 100% (ao menos indicado dentro da camera)

Esqueci de perguntar: qual(is) bateria(s) você usa? LP-E6,N,H?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #54 Online: 02 de Março de 2022, 21:31:39
Esqueci de perguntar: qual(is) bateria(s) você usa? LP-E6,N,H?

Todas LP-E6NH


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #56 Online: 02 de Março de 2022, 21:56:03
André, sem falar de tracking, o que vc achou dos sistemas de foco RF x Z ?

Estou com a impressão que a aquisição inicial de AF na R5 é mais rápida. Mas, não quero afirmar nada ainda, pois preciso fazer uns testes com os dois sistemas lado a lado.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 03 de Março de 2022, 08:20:57
Estou com a impressão que a aquisição inicial de AF na R5 é mais rápida. Mas, não quero afirmar nada ainda, pois preciso fazer uns testes com os dois sistemas lado a lado.
Lembrando que a lente faz diferença nesse caso.
Ainda mais se for comparar lente nativa vs adaptada.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #58 Online: 03 de Março de 2022, 11:09:54
Lembrando que a lente faz diferença nesse caso.
Ainda mais se for comparar lente nativa vs adaptada.

Lógico. Com certeza. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.761
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #59 Online: 03 de Março de 2022, 11:10:40


O que dá para medir são:
-  acertos de foco e
- se a objetiva fica no vai-e-vem até conseguir focar
- momentos aonde o sistema, simplesmente, não foca.

Mas eu tinha entendido que a análise seria nesse sentido.
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.