Autor Tópico: NAS Asustor  (Lida 2135 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2021, 18:00:26
Eu escolhi um com essas portas 2.5 Gbe, mas não me vejo usando em um futuro próximo. Teria que trocar meu roteador de 2019 e hub de dentro da parede, que também é gigabit. Quando muito, estou usando as duas portas do NAS conectadas ao roteador. Dobra a velocidade, mas meu computador tem uma ethernet só, então o gargalo continua.

Mas o seu roteador suporta link aggregation?  :ponder:

Porque, nessa caso, tem de configurar tanto no NAS como no switch para ter o dobro de banda.

E normalmente apenas switch gerenciável que tem essa função.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2021, 12:33:39
Mas o seu roteador suporta link aggregation?  :ponder:

Porque, nessa caso, tem de configurar tanto no NAS como no switch para ter o dobro de banda.

E normalmente apenas switch gerenciável que tem essa função.

Rapaz...

As coisas agora são tão complicadas. Meu setup é: roteador mesh, cabeado (dois Orbi Rb40, comprado na promoção proque não sou rico. Cabeados através de um switch não gerenciável dentro do armário de utilidades); NAS ligado ao satélite, confirmadamente com dois links, pois ele possui dois IPs; PC de trabalho também ligado ao satélite por cabo.

O problema é que hoje é tudo GbE, fora o NAS, que é 2.5GbE. Dá pra conseguir taxas bem respeitáveis, de 70-80 MB/s. Mas acho que sem trocar quase toda minha infraestrutura (não sei sobre os cabos), não tem como melhorar.

Não sei se o NAS efetivamente usa os dois IPs, pois o gargalo continua sendo o PC.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2021, 12:37:34 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2021, 21:54:29
Rapaz...

As coisas agora são tão complicadas. Meu setup é: roteador mesh, cabeado (dois Orbi Rb40, comprado na promoção proque não sou rico. Cabeados através de um switch não gerenciável dentro do armário de utilidades); NAS ligado ao satélite, confirmadamente com dois links, pois ele possui dois IPs; PC de trabalho também ligado ao satélite por cabo.

O problema é que hoje é tudo GbE, fora o NAS, que é 2.5GbE. Dá pra conseguir taxas bem respeitáveis, de 70-80 MB/s. Mas acho que sem trocar quase toda minha infraestrutura (não sei sobre os cabos), não tem como melhorar.

Não sei se o NAS efetivamente usa os dois IPs, pois o gargalo continua sendo o PC.


Como assim 70-80 MB/s só ????
Aqui o meu setup é muito mais barato e consigo mais de 100 MB/s e pico de 110 MB/s

Meu NAS é um PC de dez anos, uma da primeiras Mobos com GbE, processador Celeron 1.1 dual core, um switch vagabundo GbE da D-Link e o wifi é feito por basicamente um roteador Apple Airport Extreme 802.11 ac






« Última modificação: 27 de Novembro de 2021, 21:57:27 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2021, 22:30:38
Felipe,

Conseguiu subir essa sua taxa ai ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2021, 00:10:40
Felipe,

Conseguiu subir essa sua taxa ai ?

Nem tentei...  :no: Desconfio que o culpado seja a interface de rede do meu notebook, mas essa investigação tá lá embaixo na minha lista de prioridades.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2021, 09:08:16
Nem tentei...  :no: Desconfio que o culpado seja a interface de rede do meu notebook, mas essa investigação tá lá embaixo na minha lista de prioridades.

Tem várias coisas que podem interferir. Uma delas é o overhead do próprio protocolo de rede. O nativo do Windows é notoriamente lento, cerca de 20-30% mais lento do que por exemplo o NFS.

Outra coisa é como os buffers de rede estão configurados. Em qualquer Unix e derivados isso pode ser modificado a vontade, no Windows, não, e consequentemente impede que a rede atinja a velocidade máxima teórica.

O cabeamento aqui foi feito por mim com cabo CAT-5 comum, mas são curtos e toda a infraestrutura é barata, exceto por dois roteadores Wifi Apple Airport Extreme 802.11 AC. No Wifi consigo muito perto dos 1.3 Gb/s se não estiver muito longe do roteador, sem bloqueios como paredes, mas isso usando o NFS.

O NAS da D-Link que tem uma porta GbE não passa de 70 MB/s de pico (leitura) , sendo a média uns 60-70. Para escrita é menos.
O NAS CentOS cola 100 MB/s

Recomendo tentar usando NFS em vez de SMB/CIFS


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2021, 14:26:32
Recomendo tentar usando NFS em vez de SMB/CIFS

Quando puder, vou fuçar. Mas pro meu uso, a diferença de 70-80 MB/s pra 100-110 MB/s não vai fazer grande diferença. Eu consigo fazer empilhamento de imagens local a partir de fotos do NAS sem notar diferença de desempenho.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2021, 18:33:19
Quando puder, vou fuçar. <...>

Que lembre tive que habilitar NFS client no Windows antes, para ter acesso ao compartilhamento NFS do NAS.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2021, 18:39:46
Que lembre tive que habilitar NFS client no Windows antes, para ter acesso ao compartilhamento NFS do NAS.

Já é uma direção bem definida pra seguir, ao invés de ficar fuçando. Quando chegar em casa, já vejo isso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2021, 19:13:34 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2021, 19:18:34
Quando puder, vou fuçar. Mas pro meu uso, a diferença de 70-80 MB/s pra 100-110 MB/s não vai fazer grande diferença. Eu consigo fazer empilhamento de imagens local a partir de fotos do NAS sem notar diferença de desempenho.


De 70 para 100 MB/s são mais de 40% de ganho, se isso não te faz diferença então não faz o menor sentido você correr atrás de infraestrutura mais rápida com 2.5 e coisas do tipo. Pra que gastar tempo e dinheiro para algo que não fará diferença ?




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2021, 22:35:35
Pelo hobby.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2021, 00:43:21
Pra que gastar tempo e dinheiro para algo que não fará diferença ?

Essa é a grande pergunta. Pra que gastar tempo para algo que não fará diferença? Pra mim, pouca difereça vai fazer de 70 pra 100 MB/s, assim como faria pouca diferença em um caso fictício de aumentar de 1 TB/s pra 10 ou até 100 TB/s. Por isso é que, se a solução for fácil (parece que é, mas estou viajando e nem posso testar agora), vou fazer. Mas se está me atendendo, e a solução for demorada, vou usar meu limitado tempo em coisas que não estão me atendendo, tipo minha impressora 3d que tá meio descompensada esses dias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 11 de Dezembro de 2021, 16:27:15
https://www.ti-enxame.com/pt/windows/como-faco-para-montar-um-compartilhamento-nfs-no-windows-8/959208013/
https://dop-amine.com/posts/persistent-nfs-windows/

Habilitei o NFS no NAS. Porém minha pasta Home no NAS não é habilitável pra NFS... Pastas Videos, Fotos, Música e Pública são editáveis, mas uso essas com bem menos frequência que a Home. Ou seja, vou ter que fuçar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 12 de Dezembro de 2021, 17:50:46
Habilitei o NFS no NAS. Porém minha pasta Home no NAS não é habilitável pra NFS... Pastas Videos, Fotos, Música e Pública são editáveis, mas uso essas com bem menos frequência que a Home. Ou seja, vou ter que fuçar.

Mas teve diferença ou o teu NAS está engargalado ?