Autor Tópico: NAS Asustor  (Lida 2146 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 13 de Dezembro de 2021, 01:21:43
Mas teve diferença ou o teu NAS está engargalado ?

Pois é, ainda nem observei. Como faz backup de madrugada,... nunca vejo, então não faz tanta diferença.

O gargalo que observo é só no wifi, quando o computador do telescópio está mandando imagens pro NAS, de lá do quintal.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2022, 10:33:18
Felipe,

Conseguiu subir essa sua taxa ai ?

Só ativei o NFS e não configurei nada. Essa semana, ao transferir vários arquivos grandes, a taxa foi de 101 MB/s. Melhorada boa, mas faz pouca diferença prática.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2022, 10:34:52
Não diretamente culpa da Qnap, mas tem alguém querendo alcançar os servidores da marca.

https://www.techspot.com/amp/news/92909-qnap-issues-warning-users-secure-or-disconnect-unprotected.html

A recomendação é desconectar o NAS da Internet.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2022, 13:20:20
Só ativei o NFS e não configurei nada. Essa semana, ao transferir vários arquivos grandes, a taxa foi de 101 MB/s. Melhorada boa, mas faz pouca diferença prática.

Pra mim a diferença resulta em horas ganhas.
Geralmente copio maquinas virtuais bem grandes, a menor tem 10GB e a maior uns 80GB
As vezes tenho que sincronizar quase 2 TB de dados para 2 ou três servidores. São horas.

Resumindo a estória, se você copia meia dúzia de arquivos eventualmente, realmente não fará diferença nem muito menos sentido em gastar dinheiro com fibra, switchs e roteadores carissimos ou mesmo um NAS com ethernet GETh2.5. Na verdade qualquer coisa serve.

Por isso que falo, investir em infraestrutura de ponta é só para quem precisa e sobretudo para quem sabe o que está fazendo. Há uma crença ridícula disseminada de que servidores tem sempre que ser máquinas poderosissimas e tal.

Lembro do caso do colega Rombauer que gastou uma fortuna em um servidor para a agência dele e que no final tinha um desempenho prático inferior ao meu arqueozóico NAS CentoOS rodando em dual Celeron. Servidor Windows rodando CIFS/SMB nunca é boa coisa em termos de performance.

Tem a parte de hardware é claro mas a configuração e o protocolo mais adequados são absolutamente fundamentais. Por exemplo o SMB/CIFS é lento que só, tem um overhead absurdo que lembra o NETBIOS (brrrrrr!). Já o NFS é muito mais limpo e eficiente, só nisso há um ganho expressivo de performance.

Quanto a usar os serviços cloud dessas empresas to 100% fora. Não confio.
Basta meterem um DDOS nos servidores que você simplesmente não acessa.
Não deixo nada meu ligado diretamente o tempo todo em serviços de terceiros.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2022, 13:21:30 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2022, 13:42:43
Resumindo a estória, se você copia meia dúzia de arquivos eventualmente, realmente não fará diferença nem muito menos sentido em gastar dinheiro com fibra, switchs e roteadores carissimos ou mesmo um NAS com ethernet GETh2.5. Na verdade qualquer coisa serve.

No meu caso, o NAS anterior tinha uns 8 anos de idade. Tava na hora de trocar mesmo. Pensando em manter o atual por outros 8 anos, acho que vale a pena. Meu roteador não vai durar tanto tempo, e meu próximo provavelmente vai ser pelo menos 2.5Gbe.

Faz diferença também rodar máquinas virtuais direto do NAS, que antes eu não podia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 11:29:54
Parece que não existe nada a salvo de hackers.

https://www.androidpolice.com/asustor-nas-devices-fall-prey-to-ransomware-attack/

Uma das recomendações é desconectar o EZ Connect, que é tipo um Dropbox privado, e é uma mão na roda. No meu caso, o EZ Connect ainda espelha dados do Dropbox então, se aqui encriptarem um, vão encriptar o outro também.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2022, 11:56:07 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 20:23:17
Parece que não existe nada a salvo de hackers.

https://www.androidpolice.com/asustor-nas-devices-fall-prey-to-ransomware-attack/

Uma das recomendações é desconectar o EZ Connect, que é tipo um Dropbox privado, e é uma mão na roda. No meu caso, o EZ Connect ainda espelha dados do Dropbox então, se aqui encriptarem um, vão encriptar o outro também.
[/quote

Obviamente...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 03 de Março de 2022, 18:07:26
Dando continuidade (talvez mereça tópico à parte):

Desde o dia 26, saíram duas atualizações do sistema operacional do NAS. A primeira exibe o aviso das ações necessárias pra proteger o dispositivo, com link pra cada configuração:



A segunda atualização abre um assistente pra fazer todas essas mudanças direto do assistente. Achei boa a resposta do fabricante.

Em tempo, botei senha forte no EZ Connect e voltei com ele, porém desconectado do Dropbox.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #38 Online: 03 de Março de 2022, 18:35:00
Dando continuidade (talvez mereça tópico à parte):

Acho que é uma boa ter um tópico a parte concentrando informações sobre NAS da Asustor.

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 04 de Março de 2022, 12:20:39
Faz diferença também rodar máquinas virtuais direto do NAS, que antes eu não podia.

E nem deveria. Se der algum erro de rede a sua VM pode ser danificada.
VM se roda localmente junto com backups regulares.
Já vi acontecer várias vezes.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 04 de Março de 2022, 17:58:48
E nem deveria. Se der algum erro de rede a sua VM pode ser danificada.
VM se roda localmente junto com backups regulares.
Já vi acontecer várias vezes.

A máquina virtual roda direto no NAS, e meu PC fica somente como um terminal. Eu não rodo do meu PC uma máquina que está armazenada no NAS.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 04 de Março de 2022, 18:05:30
A máquina virtual roda direto no NAS, e meu PC fica somente como um terminal. Eu não rodo do meu PC uma máquina que está armazenada no NAS.


Geralmente não é um terminal e sim meramente o arquivo com a MV está no NAS, e a MV não roda 100% em memoria, faz escritas e leituras no seu NAS. Quem executa a MV é o VMWare,QEMU ou Virtualbox que está instalado no seu PC. Isso não é ser um terminal.

Se você tiver um SERVIDOR de MVs e um programa cliente de MV ou um terminal remoto, aí sim. E nenhum servidor decente de MV que eu conheça roda nesses NAS, e nem deveriam simplesmente porque a capacidade de processamento desses NAS comuns é infima perto do necessário.

Tem uns NAS que até tem suporte, como o DS1621 ou o TSH886, mas são especificos para isso.
« Última modificação: 04 de Março de 2022, 18:16:28 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 04 de Março de 2022, 18:58:37

Geralmente não é um terminal e sim meramente o arquivo com a MV está no NAS, e a MV não roda 100% em memoria, faz escritas e leituras no seu NAS. Quem executa a MV é o VMWare,QEMU ou Virtualbox que está instalado no seu PC. Isso não é ser um terminal.

Se você tiver um SERVIDOR de MVs e um programa cliente de MV ou um terminal remoto, aí sim. E nenhum servidor decente de MV que eu conheça roda nesses NAS, e nem deveriam simplesmente porque a capacidade de processamento desses NAS comuns é infima perto do necessário.

Tem uns NAS que até tem suporte, como o DS1621 ou o TSH886, mas são especificos para isso.

Olha isso:
https://www.asustor.com/admv2?type=3&subject=17&sub=134

Citar
The native Linux® system can be directly run on ASUSTOR NAS. This is convenient for developers and users who wish to utilize Linux® for development purposes and also allows them to make use of the rich variety of app resources provided by Linux®.

« Última modificação: 04 de Março de 2022, 18:59:15 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 04 de Março de 2022, 19:36:34
Ah sim. Linux roda bem em qualquer coisa. Tenho 2 maquinas pré-históricas aqui , uma Atom D525 e outra Celeron rodando o Mint e o CentOS, em várias coisas conseguem ser mais rápidas do que o meu i7 rodando Win10 nativo... Mais notadamente operações no file system e em qualquer operação envolvendo rede.

O D525 tem um servidor mySQL e um PostgreSQL, além de um servidor HTTP Nginx, uso para testes...

Quero ver esse NAS suportar uma MV Windows direito.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 04 de Março de 2022, 19:43:51