Autor Tópico: NIKON D610 FULL FRAME passou a CROPAR do nada  (Lida 1079 vezes)

IRISNADIA OLIVEIRA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
    • www.irisfotografa.com.br
Online: 05 de Março de 2022, 18:12:01
Caros fotógrafos, sou nova aqui e entrei por esta dúvida que está me intrigando:
Tenho uma Nikon D610 e usava normalmente com uma 105mm fixa e uma 24-120mm. Comprei uma outra lente cropada (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  e usei uma ou duas vezes sendo que a foto ficava com um circulo preto em volta. Estava eu fazendo um ensaio com a 24-120 e a 105mm e do nada, começou a aparecer um quadro de crop dentro do visor, ficando as fotos com crop, ou seja, se a imagem não estava dentro dessa moldura de crop que aparecia no visor, a foto simplesmente saia cortada. Antes esse quadro de "crop" só aparecia quando usava uma objetiva cropada. E o maior mistério é que agora a tal lente (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  não aparece mais o círculo preto em volta. Não entendi nada... :no: :no: :shock: :shock: Teria algum comando na câmera que eu tivesse acionado sem perceber que criasse essa moldura de crop? Dei Google e não encontrei nenhuma questão semelhante para explicar o fato. Espero que alguém consiga entender o ocorrido e se tiver a mínima ideia do que aconteceu, peço um help. Gratidão desde já! Perdoem se for estupidez da minha parte. Sou daquelas que não lê manual..sorry


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2022, 01:08:45
A câmera tem função automática e manual para aplicar o crop, acredito que esteja em manual, pelo fato de aparecer vinheta na lente crop, não lembro ao certo o local no menu para alterar isso, mas muito provavelmente é só configuração nada de errado...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2022, 01:13:29
Caros fotógrafos, sou nova aqui e entrei por esta dúvida que está me intrigando:
Tenho uma Nikon D610 e usava normalmente com uma 105mm fixa e uma 24-120mm. Comprei uma outra lente cropada (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  e usei uma ou duas vezes sendo que a foto ficava com um circulo preto em volta. Estava eu fazendo um ensaio com a 24-120 e a 105mm e do nada, começou a aparecer um quadro de crop dentro do visor, ficando as fotos com crop, ou seja, se a imagem não estava dentro dessa moldura de crop que aparecia no visor, a foto simplesmente saia cortada. Antes esse quadro de "crop" só aparecia quando usava uma objetiva cropada. E o maior mistério é que agora a tal lente (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  não aparece mais o círculo preto em volta. Não entendi nada... :no: :no: :shock: :shock: Teria algum comando na câmera que eu tivesse acionado sem perceber que criasse essa moldura de crop? Dei Google e não encontrei nenhuma questão semelhante para explicar o fato. Espero que alguém consiga entender o ocorrido e se tiver a mínima ideia do que aconteceu, peço um help. Gratidão desde já! Perdoem se for estupidez da minha parte. Sou daquelas que não lê manual..sorry

O sistema da câmera deve ter algum "bug" e se confunde com as lentes DX e FX. Uma coisa interessante seria fazer a reinicialização das configurações de fábrica, deve resolver o problema.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2022, 07:56:01
Caros fotógrafos, sou nova aqui e entrei por esta dúvida que está me intrigando:
Tenho uma Nikon D610 e usava normalmente com uma 105mm fixa e uma 24-120mm. Comprei uma outra lente cropada (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  e usei uma ou duas vezes sendo que a foto ficava com um circulo preto em volta. Estava eu fazendo um ensaio com a 24-120 e a 105mm e do nada, começou a aparecer um quadro de crop dentro do visor, ficando as fotos com crop, ou seja, se a imagem não estava dentro dessa moldura de crop que aparecia no visor, a foto simplesmente saia cortada. Antes esse quadro de "crop" só aparecia quando usava uma objetiva cropada. E o maior mistério é que agora a tal lente (NIKON DX - VR - 18-105mm-3.5-5.6G ED)  não aparece mais o círculo preto em volta. Não entendi nada... :no: :no: :shock: :shock: Teria algum comando na câmera que eu tivesse acionado sem perceber que criasse essa moldura de crop? Dei Google e não encontrei nenhuma questão semelhante para explicar o fato. Espero que alguém consiga entender o ocorrido e se tiver a mínima ideia do que aconteceu, peço um help. Gratidão desde já! Perdoem se for estupidez da minha parte. Sou daquelas que não lê manual..sorry

Iris Oliveira, esta ocorrendo Justamente o oposto. Sua d610 nao esta habilitada com o auto crop mode.
No menu voce onde tem a camera desenhadinha, ali tem a escolha auto dx crop. Ali voce seleciona. Pagina 89 do manual. Boa sorte!