Autor Tópico: A origem dos equipamentos fotográficos que vêm para o Brasil  (Lida 3732 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761

Galera, eu sempre tive muita curiosidade sobre isso por conta da variação de preços, das especulações, da (in)disponibilidade de muitos equipamentos fotográficos que vemos por aqui: de onde vem que os equipamentos fotográficos que as lojas (físicas) e os vendedores "avulsos" vendem aqui no Brasil?
Eu sei que existe uma fonte bem próxima de nós, que é o Paraguai. Mas será que vem TUDO de lá? De onde será que vem os equipamentos vendidos pelos chineses das famosas galerias de SP? Porque será que lá existe esse núcleo de venda, mas aqui no Rio (uma capital grande e com portos) não tem?
E os vendedores, como o Naka ou o Lucas Lapa (que começou vendendo sozinho mas hoje é uma loja) será que recebem ou compram do Paraguai?

Essa minha curiosidade também aumentou depois de ler a notícia da aprovação da PEC que isenta de impostos os equipamentos fotográficos importados aqui para o Brasil (já tem essa notícia em outro post, é antiga. Mas recentemente houve atualização pois foi aprovada nas comissões do senado e agora segue para votação em plenário). Se isso virar realidade, talvez fique ruim para esses vendedores avulsos e até para as lojinhas.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2022, 14:59:42

 :snack:


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2022, 15:05:02
Esperando o primeiro a dizer que são falsificados  :snack:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2022, 18:41:58
São falsificados.













 :D


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2022, 20:43:30
Até onde sei, quase todos eletrônicos das mais diversas áreas, vem pelo Paraguai, por questão de custo. (inclusive produtos legalizados)

O produto se concentra em SP porque chega pelo Porto de Santos (que já tem rota com a China)

Que eu saiba, muitos produtos nem saem do Brasil. Eles ficam no estoque da empresa paraguaia em SP, até serem vendidos para as lojas.

Até onde sei, mesmo grandes redes de lojas, compram dessas distribuidoras que tem sede no Paraguai.

Caramba Ernesto, não lembrava do Porto de Santos, claro!

Agora não sabia dessa que as empresas paraguaias armazenam os produtos em SP. Acho então que essas são as duas principais fontes mesmo.
Claro, tem uma ou outra importação direta dos EUA, mas não deve chegar perto desse montante que chega por SP.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 05 de Março de 2022, 20:59:51
Tem um porém nessa estória.

Que eu saiba, quando um container destinado ao Paraguai chega no Brasil, ele não pode ser aberto no Brasil, nem muito menos os produtos podem ser estocados para revenda no Brasil devendo o container ser  ser encaminhado lacrado para o Paraguai.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2022, 22:07:25
Tem um porém nessa estória.

Que eu saiba, quando um container destinado ao Paraguai chega no Brasil, ele não pode ser aberto no Brasil, nem muito menos os produtos podem ser estocados para revenda no Brasil devendo o container ser  ser encaminhado lacrado para o Paraguai.

Bem, talvez esse seja o protocolo oficial. E pensando bem, é o que faria mais sentido.
Porém, será que se os produtos do container ficassem no Brasil seguindo as regras alfandegárias os vendedores (das galerias, por exemplo) conseguiriam fazer pelo preço que fazer? Difícil.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2022, 23:14:44
Bem, talvez esse seja o protocolo oficial. E pensando bem, é o que faria mais sentido.
Porém, será que se os produtos do container ficassem no Brasil seguindo as regras alfandegárias os vendedores (das galerias, por exemplo) conseguiriam fazer pelo preço que fazer? Difícil.

Pelas normas tem que ir para o pais de destino e entrar no Brasil pagando tributos.
Se entrar de outra forma obviamente que é contrabando.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2022, 00:03:24
Pelas normas tem que ir para o pais de destino e entrar no Brasil pagando tributos.
Se entrar de outra forma obviamente que é contrabando.

Acho que a grande maioria é contrabando mesmo. Até porque a Receita não tem material humano pra fiscalizar tudo que chega nos portos.

Respondendo a questão: é bem possível que todos os produtos cheguem via porto de Santos e outros portos como o de Paranaguá por exemplo ; e uma boa parte deles vá ao Paraguai. Eu não sou entendido no assunto, mas não teria muita lógica algo chegar em Santos, ir ao Paraguai e só depois se espalhar de novo pra São Paulo. Trabalhei no centro de SP e os chineses alugam prédios residenciais no centro de SP (região da Sé, Luz, Brás, etc) como depósitos (olha a gambiarra). Então acredito que a maioria dessas mercadorias venha da China mesmo , via Porto de Santos.

Falando de produtos oficiais seria interessante saber qual é a lógica dos equipamentos da Canon, por exemplo, já que é a única fabricante a ter representação oficial no Brasil (SOny e Nikon só via contrabando ou sendo roubado pela receita)
« Última modificação: 06 de Março de 2022, 00:04:45 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2022, 00:17:00
Eu não sou entendido no assunto, mas não teria muita lógica algo chegar em Santos, ir ao Paraguai e só depois se espalhar de novo pra São Paulo.

A norma é essa.
Se o país que compra é o Paraguai, o container não pode ser aberto no Brasil.
Chama-se transito aduaneiro de passagem e tem um regime especial.
Pode ser vistoriado no Brasil para fins de prevenção de crime.
« Última modificação: 06 de Março de 2022, 00:26:42 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2022, 00:25:15
A norma é essa.
Se o país que compra é o Paraguai, o container não pode ser aberto no Brasil.

Agora entendi, faz total sentido. Será que a importação do Paraguai para o Brasil sairia mais barato , mesmo considerando que o transporte via estrada no Brasil deixaria o valor mais caro? Nem estou levando a questão de tributação no fator, apenas o custo de logística mesmo; fiquei com essa dúvida na mente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2022, 00:28:51
Esse regime existe para que paises sem saida para o mar possam importar por via marítima até onde for possível.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Março de 2022, 01:07:24
Bom... Tem o que diz a norma, e tem o que é feito...

Eu acho que vem de duas maneiras: a primeira, é essa que os caras citaram: container paraguaio fica aberto aqui, e conforme vai vendendo, eles vão pegando.

Mas tem outra situação: a gente compra monte de bugigangas pelo Ali, sem ser taxado. As coisas vêm direto pra cá, e boas.
Muito provável a chinesada da Paulista tenha esse mesmo "serviço", um container tendo o Brasil como destino final, carregado de "elástico de cabelo, pop-it, carrinho, boneca e beyblade".
Se os chinas mentem na declaração da RP do Fernando (só um exemplo kkkkk) porque não mentiriamnum container inteiro?
Logicamente, isso precisa ter a colaboração de fiscais da receita, o que convenhamos, não é impossível... o cara "conferir" o container cheio de "brinquedos", "opa, tá tudo certo".

Sobre meus equipamentos especificamente, tudo devidamente importado do outro lado do Paranazão. 🤷‍♂️😆



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2022, 13:00:46
Estou achando meio teoria da conspiração essa história de container aberto no Porto, pra ficar fazendo retirada fracionada, correndo o risco de ser pego toda vez....

Mas acho que ainda não respondemos a pergunta inicial.

De onde vem os equipamentos? Direto das fábricas da China e Japão para o Paraguai?

De Taiwan?

Porque o preço com o lucro dos atravessadores e muambeiros é competitivo com a B&H, ou seja, eles compram com preço de fábrica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs