Autor Tópico: Sei que vão rir..  (Lida 1126 vezes)

EdsonTaciano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 300
Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:07:11
Podem rir, mas não sou fotografo, estou começando a estudar sobre o assundo pois gosto de fotografar, mas andei lendo alguns assuntos sobre Iso e reparei que falaram muito sobre o "Raw" e não entendi muito bem, alguem pode me esclarecer melhor o que seria..mesmo depois de me achar um medilcre..rsrs..

Obrigado.


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:33:03
raw em ingles quer dizer crú.
seria o negativo digital...a image que bate no sensor e vai direto pro cartao...sem sofrer praticamente nehum tipo de modificaçao ( os bits simplesmente)...
diferente do jpg..ou outro tipo de extensao, que ja sao as fotos "trabalhadas"por algum tipo de sotware ( que existe dentro de toda maquina digital) e que ai entao sao gravados no cartao de memoria..
o raw eh o preferido para trabalhos mais profissionais, porque sai cru...quer dizer, o fotografo pode fazer todos os ajustes via soft ( balanco de branco, contraste, cores, brilho..etc) com mais liberdade, diferente de um arquivo ja processado pelo soft da maquina ( que tambem permite ajustes, mas nao tao abrangentes como o raw)
o raw, por nao sofrer nenhum tipo de tratamento via soft..ou qualquer tipo de compressao e bem maior que o arquivo jpg( que alem de sofrer um tratamento para entregar a imagem quase pronta...tambem comprime os dados da foto...causando com isto uma perda de qualidade.
resumindo
raw= arquivo sem compressao ou qualquer tipo de tratamento. arquivo grande e com otima qualidade, permite ajustes mais precisos e profissionais no pos-tratamento.
jpg = arquivo comprimido e com tratamento. arquivo pequeno, e menor qualidade que o raw.. permite ajustes, mas nao tao precisos como o raw...
abraço
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!