Autor Tópico: Sei que vão rir..  (Lida 1126 vezes)

EdsonTaciano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 300
Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:07:11
Podem rir, mas não sou fotografo, estou começando a estudar sobre o assundo pois gosto de fotografar, mas andei lendo alguns assuntos sobre Iso e reparei que falaram muito sobre o "Raw" e não entendi muito bem, alguem pode me esclarecer melhor o que seria..mesmo depois de me achar um medilcre..rsrs..

Obrigado.


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:33:03
raw em ingles quer dizer crú.
seria o negativo digital...a image que bate no sensor e vai direto pro cartao...sem sofrer praticamente nehum tipo de modificaçao ( os bits simplesmente)...
diferente do jpg..ou outro tipo de extensao, que ja sao as fotos "trabalhadas"por algum tipo de sotware ( que existe dentro de toda maquina digital) e que ai entao sao gravados no cartao de memoria..
o raw eh o preferido para trabalhos mais profissionais, porque sai cru...quer dizer, o fotografo pode fazer todos os ajustes via soft ( balanco de branco, contraste, cores, brilho..etc) com mais liberdade, diferente de um arquivo ja processado pelo soft da maquina ( que tambem permite ajustes, mas nao tao abrangentes como o raw)
o raw, por nao sofrer nenhum tipo de tratamento via soft..ou qualquer tipo de compressao e bem maior que o arquivo jpg( que alem de sofrer um tratamento para entregar a imagem quase pronta...tambem comprime os dados da foto...causando com isto uma perda de qualidade.
resumindo
raw= arquivo sem compressao ou qualquer tipo de tratamento. arquivo grande e com otima qualidade, permite ajustes mais precisos e profissionais no pos-tratamento.
jpg = arquivo comprimido e com tratamento. arquivo pequeno, e menor qualidade que o raw.. permite ajustes, mas nao tao precisos como o raw...
abraço
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


Arturpovoa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 318
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 00:51:03
ehh, o markes explicou tudo aí...

mas Edson, rir por que?
todos aqui temos duvidas, precisa ter vergonha na hora de perguntar nao...
 :thmbup:

abraços
Artur Póvoa
Brasilia - DF<br />Canon 40D - 28-135mm - 50mm - 70-300mm - 200E - Canon S3 IS....<br /><br />Flickr


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:14:00
Prezado EdsonTaciano,
Eu não tinha idéia do que era RAW, e acabei de aprender com a resposta dada a sua pergunta. Portanto, faça como eu, pergunte sempre, e não tenha medo de levar um fora. Eu confesso que já levei dois foras aqui, há tempos atrás, mas em 99% dos casos a galera aqui é maneiríssima. E para nós que amamos fotografia, este site é um maná, vou te contar. A gente fica aqui só filando a experiência desse pessoal cascudo.
Abraços, e pergunte sempre.
 


EdsonTaciano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 300
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 09:32:06
Markes, muito obrigado pela explicação, agora elucidou totalmente a minha duvida, bom saber que posso contar com a ajuda de pessoas como vc, assim que eu tiver alguma duvida ja não vou ficar mais com receio de perguntar, obrigado mesmo..

As outros amigos agradeço tmb a ajuda moral, estou certo que vcs tem muito para me ensinar......

Valeu turma!!!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 09:32:56 por EdsonTaciano »