Autor Tópico: resolução / tamanho da foto  (Lida 1054 vezes)

midialocal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://www.midialocal.com.br
Online: 24 de Fevereiro de 2007, 19:18:24
pessoal tenho uma nikon d50 e notei que quando abro as fotos feitas por ela no photoshop, elas abrem com 300 dpi. este final de semana recebi uma foto de uma rebel xt da canon, e notei que ela abre com 72 dpi.
Existe diferença de qualidade entre as duas?
Teroicamente uma foto com os mesmos pixels com 300 dpi deve ser melhor que uma com 72 certo?

e ai o que me dizem?


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 21:20:22
Isso é apenas uma medida escolhida por cada fabricante na entrega dos arquivos.
Não interfere em nada na qualidade das fotos.

 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 23:56:20
Veja o tamanho da foto da Canon em centímetros e depois veja o tamanho da Nikon.
A da Canon é bem maior e logo a densidade de Pixels é menor.
Imagina um campo de cem metros de comprimento e 100 pontos distribuidos uniformemente. Cada metro do campo vai ter um ponto. Certo? Então, se vc reduzir o tamanho do campo para 50 metros e reorganizar os pontos cada metro vai ficar com 2 pontos...
Se vc pegar uma foto de tamanho de 2 polegadas com 300 pontos por polegada (DPI) e aumentar esta foto (sem interpolação) para 4 polegadas a foto vai ficar com 150 pontos em cada polegada> Resolução de 150 DPI.
Se vc reduzir ela para 1 polegada ela vai ficar com um resolução de 600 pontos por polegada> 600 DPI.

Isso tudo se eu não errei nas contas :laughing:  
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 10:49:42
Se não me engano, os DPI´s só afetam o modo como uma fotografia será "entendida" por um programa destinado a imprimí-la.

Pelo DPI uma imagem com 72 parecerá muito maior em centímetros do que uma imagem com 300. Porém, a quantidade de píxels (informação) nas duas pode ser a mesma.

Um mero inconveniente do ponto de vista gráfico, pois pode acarretar alguns enganos em quem não está atento.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr