Autor Tópico: Iluminção de Mesa para Still  (Lida 1470 vezes)

Lúcio Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 25 de Fevereiro de 2007, 23:05:18
Prezados colegas do fórum, segui as instruções contidas no endereço http://www.pbase.com/wlhuber/light_box_light_tent e montei um pequena mesa para fotografia de pequenos objetos. Foi bastante fácil e barato, porém, como em fotografia o controle da luz é fundamental, esbarrei no meu primeiro grande problema. Busquei o uso de iluminação contínua, já que o objetivo era viabilizar todo o projeto com o mínimo de custo possível, então adquiri dois refletores para tentar evitar a dispersão de luz pelos lados e usei em cada um deles uma lâmpada fluorescente de 30w (segundo o fabricante equivalente a 165w de uma incandescente) com temperatura de cor de 6400K, mas nas fotos a seguir, fica bastante claro que elas não são suficientes para dar conta do recado. Tudo bem que as fotos foram tiradas com uma Canon Powershot SD30 de apenas 5 megapixels no modo totalmente automático, já que minha máquina só chegará em março. O que vocês aconselham, que eu mude para lâmpadas mais fortes como as de 50w (correspondentes a 250w de uma incandescente)? Usar uma lâmpada de forte intensidade por cima do motivo já resolveria o problema? Gostaria da análise e de sugestões dentro desta proposta de tornar possível a execução das fotos com uma qualidade muito boa, porém com um investimento pequeno. Desde já agradeço e sei que as dicas servirão a vários usuários do fórum.












 


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 00:00:08
Lucio, acredito que se vc posicionar as luzes um pouco mais altas já vai melhorar bastante, se sua câmera tiver modo manual faça uns testes para achar a exposição correta, uma vez que as fotos me parecem subexpostas. Caso a câmera não possua modo manual, mas possuir compensação de exposição, tbém dá pra melhorar, é só compensar a exposição em 1 ou 2 pontos.
Abçs
Pacheco
PS: Parabéns a mesa ficou super legal.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 00:00:57 por Pacheco »
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:20:15
Afaste os refletores do tecido, desta maneira que vc fez só vai diminuir a incidência de luz no objeto, pode reparar que o objeto está mal iluminado e o fundo está melhor iluminado.

Também não deixe os refletores em paralelo com o tecido, dê uma graduação.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


Lúcio Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 21:37:06
Obrigado, Pacheco e Takami, pelas críticas positivas e pelo elogio quanto à montagem da mesa. Na verdade, a coisa é bem mais simples do que pensamos muitas vezes e espero curtí-la bastante assim que eu conseguir equalizar esse problema da luz e minha Finepix S9100 chegar agora em março. Não é máquina dos meus sonhos, mas certamente, vai dar para me divertir bastante com ela.
Quanto às críticas, gostaria de uns esclarecimentos de vocês:
1) Takami, o que você quis dizer com botar os refletores em paralelo para dar uma graduação? (desculpe a pergunta de iniciante)
2) Vocês acham, então, que a potência das lâmpadas já é suficiente?
3) Vocês acham que apenas elevar os refletores vai resolver o problema, ou terei ainda de recorrer a uma fonte de iluminação que incida sobre o objeto por cima?

Um grande abraço e mais uma vez obrigado.

Lúcio Costa


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 11:34:53
Lúcio,

1) Disse para não deixar em paralelo com o tecido e afaste.
2) podem ser ou não, vai depender da camera que está utilizando.
3) Resolve sim, pois da maneira que está ilumina de baixo para cima.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 11:36:08 por Takami »
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 13:42:27
Ja que tirou no modo automatico da camera fica muito complicado dizer se o estudio ta bom ou não ta pelas fotos..


Lúcio Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 15:42:54
Vou tentar implementar as alterações sugeridas e mesmo com uma máquina limitada, tentar equilibrar o balanço de brancos para ver se o resultado fica melhor. Depois posto os novos resultados.