Autor Tópico: LANÇAMENTO FUJI - Mas sem SuperCCD  (Lida 2149 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 16:23:38
Leandro o super CCD custa cerca de 15% a mais do que os convencionais, sei que atualmente o CCD anda barato, mas vc está na área industrial e deve saber que quando começa o corta-corta se tiver um parafuso inútil que custa 10% a mais ele é o primeiro a ser cortado, no caso das UZ o posicionamento da Fuji é de ser uma câmera de baixo custo, para as compactas eles estão tentando um reposicionamento que começou com a F10, mas que parece não estar dando muito certo, por isso que é ruim começar barato, você começa barato e depois não consegue se reposicionar como produto de alto valor, nem fazendo compactas fantásticas como a Fuji fez essa última leva.
Quanto ao sensor eu não sei qual eles estão usando, não achei nada a respeito disso e a Fuji tem parcerias com pelo menos mais 3 fabricantes de CCD, se alguém descobrir efetivamente o que eles estão usando poderia ser uma contribuição interessante.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 16:26:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 19:33:40
Este negócio de redução de custos é uma baeta bomba relógio que muitas vezes fazem enormes estragos, inclusive em grandes corporações.

Eu acho que os 10% a mais no custo do super CCD deva representar pouco no custo final de uma câmera, isso deve ter sido uma ferramenta utilizada apenas para posicionar esta CAM abaixo da S6000.

Sobre a Fuji, eu não entendo porque ela não consegue chegar próximo das vendas das outras japonesas, produto eles tem, principalmente nas compactas. Eu acredito que um bom exemplo de sucesso atual é a Nikon, eles são os que mais cresceram em 2006, principalmente no mercado americano, com um aclamado departamento benchmark.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 19:38:20 por lfedersoni »


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 22:46:07
lfedersoni, 10% em uma empresa de grande porte é muito. Lembre, 10% de economia pode se refletir em 10% a mais de lucro!  Acredite, muita coisa é feita assim, não é só no sensor que isso é cortado, até o botão liga e desliga deve sobrer uma pesquisa forte.. Não está se falando de um produto, mas de milhares. Nesse cenário, um centavo pode virar cem mil dolares, um milhão.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 22:46:22 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 16:31:04
Totok,

Lembre que é 10% sobre um componente da câmera (Sensor) e não 10% sobre o preço da câmera.

Quanto será o preço de custo de um CCD? Algo em torno de U$5,00, eu não tenho idéia? Se for isso estamos falando de uma economia de U$0,50 por câmera, multiplicando isso por milhares de câmeras pode até ser representativo, porém lembre-se que a Fuji não é fornecedora e sim a montadora de câmeras, então este aumento de custo pode ser facilmente adicionado no preço do produto final e praticamente sem impacto algum no preço para o consumidor.

Na empresa onde trabalho (autopeças), trabalhamos fortemente com redução de custo no produto, mas para nós é importante esta tarefa, pois temos preço fechado do produto com a montadora, com isso qualquer ganho que temos é lucro nosso.

Valeu
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2007, 16:32:35 por lfedersoni »