Autor Tópico: Discussão sobre o sistema de AF em câmeras mirrorless  (Lida 4733 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #60 Online: 07 de Março de 2022, 14:16:52
Meu palpite é o seguinte (mas posso estar errdo):
O sistema Phase da DSLR é mais eficiente pois existe uma maior defasagem entre uma e outra parte da imagem. O Sistema da ML é um híbrido de Phase com contraste, coordenado por um processador. Como na Canon o sensor phase está no mesmo pixel (dual pixel), a diferença entre as fases não é tão grande quanto ao da DSLR, daí a assertividade da SLR ser maior no foco de coisas fora de foco. Porém a SLR perde por não ter um sistema de reconhecimento de objetos tão aprimorado quanto o da ML que reconhece o objeto e faz o rastreamento. Outra questão é que a SLR algumas vezes erra o foco no animal por se confundir com algo que está um pouco mais a frente (um galho por exemplo). Como o tamanho da amostragem do sensor de Phase é menor do que o DPAF esse erro acontece mais na SLR.
Bom isso tudo é a conclusão que eu tiro (famosa citação de embasamento free-style kkk).
Talvez com o tal do quad pixel isso melhore já que serão comparadas as fazes em vários sentidos (horizontal, vertical e diagonais).
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.832
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #61 Online: 08 de Março de 2022, 21:09:05
Tópico editado pela moderação.

Lembrando:

REGRAS DE CONDUTA

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..

2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.


2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17842.0.html
« Última modificação: 09 de Março de 2022, 16:10:19 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.598
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #62 Online: 10 de Março de 2022, 13:08:42

Qual teleobjetiva você usa ?

Até então, uso uma 55-200 em APS-C.

Eu tava encucado querendo a Sigma 150-600 Sport, mas parece que a Contemporary também é uma ótima pedida.

Acabei comprando a Sigma 150-600 Sport mesmo, estou aguardando ela chegar, assim como um adaptador EF-Fujifilm. Se este conjunto todo esquisito funcionar bem com uma câmera de 2018, vai ser uma boa evidência de quão bem os sistemas de foco ML funcionam.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.598
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 10 de Março de 2022, 14:36:10
 :ok:

Bola pra frente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 10 de Março de 2022, 14:55:22
Legal.

Olha, os sistemas ML funcionam bem.

Fiz toda uma descrição sobre como configuro minha câmera aqui. Coloquei, inclusive, fotos da minha R6 e da minha Z e dos menus das mesmas

Mas meus textos 100% técnicos foram sumariamente apagados por alguém.

100% de acordo.

Fiz um post, coloquei até um exemplo da situação em que a inconsistência acontecia, apagaram.



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.916
    • Dilone Fotografia
Resposta #65 Online: 10 de Março de 2022, 15:25:06
100% de acordo.

Fiz um post, coloquei até um exemplo da situação em que a inconsistência acontecia, apagaram.

Pq apagaram?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.832
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #66 Online: 10 de Março de 2022, 15:36:44
Todos os post's que foram apagados faziam parte de uma cadeia de discussão, e, não havia sentido apagar um ou outro.

Sobre os exemplos com explicação técnica, caso queiram, postem novamente.

Peço apenas a gentileza de observar a regra 2.5: As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

« Última modificação: 10 de Março de 2022, 15:54:44 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.916
    • Dilone Fotografia
Resposta #67 Online: 10 de Março de 2022, 15:59:58
Todos os post's que foram apagados faziam parte de uma cadeia de discussão, e, não havia sentido apagar um ou outro.

Sobre os exemplos com explicação técnica, caso queiram, postem novamente.

Peço apenas a gentileza de observar a regra 2.5: As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.

 :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.598
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #68 Online: 10 de Março de 2022, 19:11:14
Bem, só ajustando a resposta,

agora com um youtuber falando.
(e confirmando o que o Mike e eu tínhamos escrito ontem)

"Mudar o tamanho do ponto de foco não resolve". (agora com youtuber, abaixo, confirmando)

E tenho que corrigir o que eu disse. Eu disse que não focaria na borboleta e só focaria em pássaros empalhados. Eu estava errado. Aqui, sem zoeira, observamos que teríamos dificuldade, mesmo se o pássaro estivesse empalhado.

E como o cara diz no vídeo, ele tb falou com colegas que tem Canon e Sony

Todos temos vieses. Às vezes, acreditamos em algo dito porque confirma o que a gente acha. Imagino que os exemplos dados aqui tenham mais valor pra você do que os exemplos dados pela yutubaiada que fala o contrário. Mas não tem problema, cada um vai continuar acreditando no que achar mais conveniente. É um efeito dos tempos modernos.

Tenho certeza que o Mike, fotógrafo experiente, vai aprender a contornar estes problemas e aproveitar as vantagens que uma ML traz. O bom profissional se mantém atualizado, e ele não seria diferente. Eu, que não tenho os problemas citados (ou não são um problema pra mim), vou continuar fotografando como sempre fiz, mesmo não sendo profissional.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 10 de Março de 2022, 22:34:52

Tenho certeza que o Mike, fotógrafo experiente, vai aprender a contornar estes problemas e aproveitar as vantagens que uma ML traz. O bom profissional se mantém atualizado, e ele não seria diferente. Eu, que não tenho os problemas citados (ou não são um problema pra mim), vou continuar fotografando como sempre fiz, mesmo não sendo profissional.



Eu, Mike Castro, fotógrafo de casamento e formatura, encontrei três situações em que o foco se perde, fica uma porcaria, indo e voltando igual Nikonzona antiga no escuro.

1 — Quando o fundo tem mais luz que o assunto principal, por exemplo: estúdio de formatura. Se o cenário estiver com luz cênica no fundo, o ponto de foco vai lá atrás, e naõ tem jeito.



2 — Quando o fundo é algo como natureza, folhas, arvores, flores, etc. Se eu foco no casal, e a folhinha mexe lá atrás, o quadradinho azul sai do zóio da menina e vai lá atrás.


3 — Quando encontrei uma mãe de formando com vestido branco e preto. Nas fotos de close e meio corpo, focou legal. Nas de corpo inteiro, onde as listras prevaleciam, não teve jeito.



Sim, como sou um fotógrafo experiente, logo nos primeiros instantes de hesitação, já mudei pra one shot e coloquei um ponto de foco. Porque o convidado tá lá esperando, não posso entrar no menu 3, sub-pagina 2, alinea 9, item 4 e alterar tal coisa aqui e ali.

Fiz do jeito que me pareceu mais correto, rápido e seguro.


Como Ernesto pontuou muitíssimo bem, não se trata de guerra DSLR x Mirrorless. Nunca se tratou disso. Até porque, se fosse, possivelmente eu ia olhar para minhas DSLR com carinho e dizer "Sentirei saudade, bebê."
DSLR já morreu, não tem o que discutir. Quem disser o contrário é viuvinha, igual os véio que falavam "Ahh essa digital não vai pegar!"

ML não é ruim. Sistema de foco também não é. Pelo contrário, é uma maravilha! Quadradinho azul no zóio da noiva lá no fundão da igreja e pau na máquina! É excelente, rápido, enfim.

O grande insulto é que, quando Ernesto começou apontando essas limitações, depois eu — e alguns outros, talvez — fomos tratados com escárnio, zoeiras, como se o sistema fosse maravilhoso e perfeito, e nós os burrões.
Não vou ser hipócrita e dizer que li o manual da máquina inteirinho, antes de ligar ela. Comprei minha ML dia 26/12, depois de um dezembro com 21 colações de grau e 3 casmentos. Lógico que eu só liguei, brinquei e larguei pra lá.
Mas tive casamento dia 8 e 9/01, e aí, depois do ano novo, eu testei, li, mexi, fucei, assisti videos, blablablá. Não catei a máquina e fui analfabetão com ela pra campo.


A grande questão: Ernesto e eu vivenciamos na prática — e ganhando para isso — situações que muitos de vocês não vão ver nunca. Porque sua fotografia seja hobby, porque sua fotografia seja outra área comercial, ou porque talvez sua fotografia não exista.

E aí, quando apontamos coisas aqui, a galera que nunca vai ver isso diz: "Ah, isso não existe, é erro seu, coisa da sua cabeça!" e não é. São apenas situações diferentes, que os youtubers nunca enfrentarão...

Só isso.


« Última modificação: 10 de Março de 2022, 22:38:17 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.953
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #70 Online: 10 de Março de 2022, 22:47:26
https://i.imgur.com/wclFRKQl.jpg

1.7. A postagem de tópicos contendo cenas fortes, nú, conotação sexual ou apologia à violência, deverá ser acompanhada do devido aviso em seu título, informando que acesso do tópico por menores de idade é desaconselhado.
   1.7.1 As imagens neste tipo de tópico não poderão ser postadas diretamente no tópico, devendo ser postadas através de link.
   1.7.2 Postagens contendo links para imagens deste tipo deverão ser postadas exclusivamente na sala destinada a postagens de imagens para maiores de 18 anos.



https://i.imgur.com/2d59hJzl.jpg
https://i.imgur.com/YjP1Xkpl.jpg


Enquanto isso minha humilde M50 não erra o foco com folhinha na frente ou atras.
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 16:04:51 por André Sena »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #71 Online: 10 de Março de 2022, 23:33:17
Sim, como sou um fotógrafo experiente, logo nos primeiros instantes de hesitação, já mudei pra one shot e coloquei um ponto de foco. Porque o convidado tá lá esperando, não posso entrar no menu 3, sub-pagina 2, alinea 9, item 4 e alterar tal coisa aqui e ali.

Fiz do jeito que me pareceu mais correto, rápido e seguro.

Na próxima tenta fazer isso aqui:


Gosto de colocar essa função no lado direito da tela pra não acionar com meu nariz que não é dos menores.
Você pode ajustar a velocidade do drag com as opções relativa/absoluta.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #72 Online: 11 de Março de 2022, 00:06:06
Alguns exemplos de trabalhos que já fiz que nunca precisei mudar o modo de foco pra resolver qualquer problema (se teve) em menos de 1 segundo:

Show com holofotes e show de luzes na contra luz:



Mesma situação acima enquanto giro a câmera:



Trabalhos de noite ou quase noite contra várias luzes mais fortes do que a iluminação do assunto:



Trabalhos com natureza em cena:



Estúdio:



Acredito que o problema mostrado nos vídeos é mais sério com lentes longas.
Mas também acredito que com um pouco de atenção dá pra achar várias formas de contornar isso quando acontecer e aproveitar os benefícios do sistema sem problemas.
Só de brincadeira já pensei no limitador de range da lente, no botão de reset da lente, talvez até fechar a lente funcione, e o velho focar e recompor.
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 00:10:07 por Di Torres »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 11 de Março de 2022, 00:42:33
Na próxima tenta fazer isso aqui:


Gosto de colocar essa função no lado direito da tela pra não acionar com meu nariz que não é dos menores.
Você pode ajustar a velocidade do drag com as opções relativa/absoluta.

Eu fiz.

Só que deixando no automático, infelizmente o quadradinho azul voltava para a luz, igual uma mariposa.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 11 de Março de 2022, 00:52:45
Vocês estão de brincadeira, só pode.

Eu fiz sete casamentos de quando comprei a RP pra cá.

Posso postar, 10, 100, 1000 fotos boas, vendáveis, aqui, "Olha que fotos lindas eu fiz com o sistema mirrorless"

Parece grupo de iniciante do Facebook: "O que acham da camera XYZ?" Aí o fulano posta uma foto, "Fiz com ela."

O debate não é O QUANTO SE CONSEGUE FAZER FOTO BOA com o sistema, e sim, características, situações, momentos, em que o sistema de foco automático das ML se "embanana". Seja comigo, seja com o Ernesto, seja com o youtuber passarinheiro.