Autor Tópico: Discussão sobre o sistema de AF em câmeras mirrorless  (Lida 4731 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #75 Online: 11 de Março de 2022, 00:57:50
Vocês estão de brincadeira, só pode.

Eu fiz sete casamentos de quando comprei a RP pra cá.

Posso postar, 10, 100, 1000 fotos boas, vendáveis, aqui, "Olha que fotos lindas eu fiz com o sistema mirrorless"

Parece grupo de iniciante do Facebook: "O que acham da camera XYZ?" Aí o fulano posta uma foto, "Fiz com ela."

O debate não é O QUANTO SE CONSEGUE FAZER FOTO BOA com o sistema, e sim, características, situações, momentos, em que o sistema de foco automático das ML se "embanana". Seja comigo, seja com o Ernesto, seja com o youtuber passarinheiro.

Eu postei fotos de situações em que não tive problemas com isso, ou que se tive resolvi com touch&drag, pois não me lembro de nenhuma situação em que fiquei preso nesse problema.
Também dei idéias de como contornar esses problemas em situações que pode acontecer o problema, ao invés de me contentar em achar que não tem solução.
Acho que o debate é exatamente sobre isso.
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 01:02:53 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.916
    • Dilone Fotografia
Resposta #76 Online: 11 de Março de 2022, 15:42:18
Minha análise:

 Pela primeira vez estamos vendo uma migração forte para o ML, incluindo aí muitos profissionais que apenas utilizavam Canons 1D e Nikons D6 etc., equipamentos muito maduros, com um sistema completo e testado e aprovado ao longo de décadas. Agora que essa galera migrou pro ML, estamos vendo duas coisas: 1. Um período de adaptação, pois o funcionamento do foco na ML mudou totalmente e o fotógrafo terá que adaptar. 2. Alguns problemas de foco do ML que até então não eram falados.

 Ao que parece os problemas são bem específicos, mas pode ser determinante para alguns e é bom que o problema esteja sendo abordado, que seja público.

Cabe a cada um decidir onde o calo aperta e comprar o sistema que melhor lhe atenda.





« Última modificação: 11 de Março de 2022, 15:44:45 por LeandroR »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.916
    • Dilone Fotografia
Resposta #77 Online: 11 de Março de 2022, 15:51:54
Não eram falados no Youtube. (então é tema novo lá)

Aqui no forum sempre se comentou, desde pelo menos 2016  :ok:

Sim, onde escrevo "falado" me refiro a ser assunto mesmo... mas não me surpreende que os "fotógrafos" do YT não encontraram os problemas, o uso dessa galera é muito superficial... passou batido nem viram  :hysterical:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.916
    • Dilone Fotografia
Resposta #78 Online: 11 de Março de 2022, 15:53:26
Vocês estão de brincadeira, só pode.

Eu fiz sete casamentos de quando comprei a RP pra cá.

Posso postar, 10, 100, 1000 fotos boas, vendáveis, aqui, "Olha que fotos lindas eu fiz com o sistema mirrorless"

Parece grupo de iniciante do Facebook: "O que acham da camera XYZ?" Aí o fulano posta uma foto, "Fiz com ela."

O debate não é O QUANTO SE CONSEGUE FAZER FOTO BOA com o sistema, e sim, características, situações, momentos, em que o sistema de foco automático das ML se "embanana". Seja comigo, seja com o Ernesto, seja com o youtuber passarinheiro.

 :clap: ... :snack:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.831
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #79 Online: 12 de Março de 2022, 16:33:28
Que o foco de Mirrorless funciona ninguém tem dúvida disso. Peço a TODOS de continuar o debate mostrando os pontos onde o sistema de AF de câmeras Mirrorless é deficiente e possíveis soluções para contornar/minimizar alguma solução.

Peço também a TODOS para manter a discussão de forma civilizada, cordial e obedecendo as regras de conduta do fórum.


André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.831
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #80 Online: 12 de Março de 2022, 16:34:45
Tópico editado pela moderação.

Lembrando:

REGRAS DE CONDUTA

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..

2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.


2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,17842.0.html
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 16:35:26 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.953
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #81 Online: 12 de Março de 2022, 17:33:04
Eu postei fotos de situações em que não tive problemas com isso, ou que se tive resolvi com touch&drag, pois não me lembro de nenhuma situação em que fiquei preso nesse problema.
Também dei idéias de como contornar esses problemas em situações que pode acontecer o problema, ao invés de me contentar em achar que não tem solução.
Acho que o debate é exatamente sobre isso.

Exatamente minha experiência com ML.
E olha que minha câmera é capada e não permite escolher o ponto inicial do rastreio.
Que inclusive é o único motivo de eu querer um upgrade para a M50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #82 Online: 06 de Abril de 2022, 14:50:06
O debate não é O QUANTO SE CONSEGUE FAZER FOTO BOA com o sistema, e sim, características, situações, momentos, em que o sistema de foco automático das ML se "embanana". Seja comigo, seja com o Ernesto, seja com o youtuber passarinheiro.

Desde essa discussão, usei uma estranha combinação de lente/câmera, e uma bem tradicional. A estranha foi uma Sigma 150-600 Sports junto com um adaptador pra Fujifilm, e a outra combinação (que ainda estou usando) é com a Fujifilm 100-400. Ambas usadas com uma Fuji X-H1, de 2018, portanto uma câmera de 4 anos já.

O que percebi é que o sistema de foco é muito mais dependente de software que no caso das DSLR. Ainda mais, depende do software da câmera, da configuração desta, do software da lente e do adaptador, se usado. São várias variáveis.

Na lente de terceiros com adaptador, por exemplo, o AF-C não funciona de jeito nenhum na minha câmera. Com modelos mais novos, há vários relatos de que funcionam quase tão bem quanto as lentes nativas. Em AF-S, o comportamento é bem diferente das lentes nativas. Este conjunto tende a focar nos objetos à frente do assunto. Ao fotografar um pássaro entre a folhagem, ele tendia a focar no galhinho na frente. Observei que o tamanho do ponto de foco (configuração que não existe nas DSLR) tendem a fazer o ponto de foco ir pro lugar certo. Não é sempre, mas a tendência é acertar mais.

Pontos maiores (ao contrário do que eu achava) tendem a dar maior precisão em fundos conturbados, tanto em lentes de terceiros quanto originais. O mesmo vale pra pássaros em voo contra um céu homogêneo. Eu achava que era melhor um ponto menor, ou ponto único seriam melhores, mas não são. Nesses casos, tenho tido sucesso usando matriz 3x3. Não testei matriz 5x5.

Falando em fundos conturbados, eu achava que era mais eficiente ter o ponto de foco envolvido pela silhueta do que queremos fotografar. Não é. Melhor envolver o assunto (ou parte do assunto) pelo ponto de foco. Claro, isso se houver contraste entre o assunto e o fundo.

Encontrei alguma situação onde o foco não ia de jeito nenhum? Não. Pode ser necessário focar perto e depois saltar o foco pra onde queremos mas, depois disso, o foco fica bem satisfatoriamente onde queremos. Um exemplo extremo:



No caso, o foco estava no pássaro antes de ele entrar atrás dos galhos, e assim continuou. Fiz toda uma sequência sem soltar o botão da câmera. Poderia ter sido um caso anedótico, "olha como essa foto ficou em foco!", mas essa foto faz parte de uma sequência onde 4 fotos saíram com foco no pássaro, e uma errou um pouco, mas não veio pros galhos na frente.

Concluindo, se eu puder dar uma sugestão pra adequar a câmera ao fotógrafo, é: ajuste o tamanho do ponto de foco. Me parece que um ponto pequeno tende a jogar o foco pra trás. Um ponto no tamanho certo tende a acertar. Um ponto grande demais tende a focar um pouco à frente do que queremos.
« Última modificação: 06 de Abril de 2022, 14:51:47 por felipemendes »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 06 de Abril de 2022, 15:59:20
Legal Felipe a dica! Se a camera oferece conffiguracoes que permitam o acesso rapido, pode ser uma boa, e tem que ser algo que fique em todas as geracoes da camera. Se nao fizeram ainda...  complicado.    :snack:




« Última modificação: 06 de Abril de 2022, 16:01:05 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.953
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #84 Online: 06 de Abril de 2022, 16:16:11
@felipe

Suas observações sobre o tamanho do ponto fazem sentido porque o AF não é "burro", reconhecendo apenas contraste, ele busca alguns padrões dentro do quadrado.
Isso assumindo que a câmera faz o rastreio.

O ponto pequeno é mais fácil de errar porque se comporta como uma DSLR, praticamente só olha o contraste.

Por outro lado, o Tracking da tela toda também não funciona sempre porque as ML precisam de um plano focado para fazer o rastreio.
Ai nesse caso esse plano acaba sendo os galhos da frente, a depender do desfoque e tamanho do pássaro, ele fica invisível para a câmera.

O inverso também é valido, uma vez colocado o foco no pássaro, os galhos ficam desfocados e invisíveis para o AF da câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #85 Online: 06 de Abril de 2022, 21:14:41
Legal Felipe a dica! Se a camera oferece conffiguracoes que permitam o acesso rapido, pode ser uma boa, e tem que ser algo que fique em todas as geracoes da camera. Se nao fizeram ainda...  complicado.    :snack:

Depende da câmera. A minha, tem que apertar o joystick, girar a rodinha e apertar o joystick novamente. Configurei um botão pra selecionar o ponto único, 3x3, área, total, rastreio.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #86 Online: 06 de Abril de 2022, 21:34:57
@felipe

Suas observações sobre o tamanho do ponto fazem sentido porque o AF não é "burro", reconhecendo apenas contraste, ele busca alguns padrões dentro do quadrado.
Isso assumindo que a câmera faz o rastreio.

O ponto pequeno é mais fácil de errar porque se comporta como uma DSLR, praticamente só olha o contraste.

Por outro lado, o Tracking da tela toda também não funciona sempre porque as ML precisam de um plano focado para fazer o rastreio.
Ai nesse caso esse plano acaba sendo os galhos da frente, a depender do desfoque e tamanho do pássaro, ele fica invisível para a câmera.

O inverso também é valido, uma vez colocado o foco no pássaro, os galhos ficam desfocados e invisíveis para o AF da câmera.

Uma pena termos perdido um tanto de conteúdo interessante. Lembro de um post onde eu havia feito um teste em f/1.4 mostrando como o lugar onde a câmera focava variava dependendo do ponto de foco. Não sei qual o cálculo que a câmera faz pra chegar a valores diferentes variando somente este parâmetro. Vou refazer o teste qualquer hora dessas.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #87 Online: 07 de Abril de 2022, 02:53:24
Parece interessante poder fazer a configuração. Por outro lado seria legal se a câmera ajustasse automaticamente baseando se na distância e no tamanho do objeto e de algum modo uma leitura da cena.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #88 Online: 07 de Abril de 2022, 09:42:32
Parece interessante poder fazer a configuração. Por outro lado seria legal se a câmera ajustasse automaticamente baseando se na distância e no tamanho do objeto e de algum modo uma leitura da cena.

Já faz, pro olho. A câmera reconhece uma pessoa ou animal, depois reconhece a cabeça, depois o olho. Vc pode ver que, quando a câmera não consegue ver o olho da pessoa, foca na cabeçca toda. Mas acho que reconhecer o ponto correto pra todos os obetos meio complexo demais.

Não fiz o teste de reconhecer cabeça ou olho por trás de folhagem, nem entrando atrás de folhagem.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.597
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #89 Online: 23 de Abril de 2022, 23:29:41
Como passatempo fiz mais um teste hoje. Foco contínuo, primeiro começando já no pássaro e depois começando fora do pássaro. Quando comecei fora e depois movi o ponto central pro pássaro, a câmera levou uns bons três segundos pra focar no pássaro. Nota: o primeiro vídeo foi estabilizado pra dar uma boa ideia da qualidade do foco. Em ambos, o fundo mexia bastante, pois é um campo de trigo e estava ventando.