Autor Tópico: Discussão sobre o sistema de AF em câmeras mirrorless  (Lida 4462 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #90 Online: 24 de Abril de 2022, 02:35:14
Como passatempo fiz mais um teste hoje. Foco contínuo, primeiro começando já no pássaro e depois começando fora do pássaro.

Sempre fica faltando algo pra testar. Não usei o rastreio de foco... Mas acabo de ler esse relato aqui do Ken Rockwell, o "Chuck Norris da fotografia", sobre a Z9:

Citar
Another flaw unique to Nikon as shown above incorrectly focussing on the ground is that if it has focuses on something in the distance and then a new subject appears more closely right smack in the middle of the frame in continuous AF mode (AF-C) in All-Area AF, it does everything it can to ignore the new subject as you can see above.

The good news is that it's sometimes (but not always) easy to work around: just let go of the shutter (or AF) button, press it again and it may lock on to the closer subject as it should in AF-C and All-Area AF. In this case it's doing it's best to ignore what it thinks is a distraction.

Isso sempre foi bem natural pra mim, e bem familiar com um problema citado acima. Se não está rastreando de primeira, eu sempre soltei o botão e foquei novamente. Chato é quando não funciona na segunda vez; no meu caso, se não vai de segunda, provavelmente também não vai de terceira. Mas é raro eu ter que tentar uma terceira vez. Se na segunda vez não funciona, melhor usar foco manual, mesmo. Mas não sei se é específico da Nikon, uma vez que há relatos sobre a Canon apresentar o mesmo comportamento.

Citar
In Single AF mode it sometimes will insist on focusing on something off in the corner in the background rather than the big, closer subject right smack in the middle of your frame, and attempting to re-acquire AF won't work. When this does happen, it's maddening as I very well may miss my picture by the time it calms down or I reconfigure my AF settings so it will focus properly. Grr, manual focus was easier than this. I've seen this problem with numerous lenses, both brand-new native Nikon Z as well as other lenses on the FTZ.

Tenho a impressão que ele se refere a AF-S usando todo o quadro. Câmeras ML funcionam diferente das DSLR neste aspecto, e não há problema nisso, desde que se compreenda a diferença: enquanto nas DSLRs, o foco vai ser preferencialmente no objeto mais próximo, nas ML, o foco tende a ser onde há mais contraste - por isso há quem estranhe que o foco vá lá pro fundo, ou pra luzes fortes atrás do assunto. Por isso o tamanho do ponto (ou da área) no caso das MLs ser bastante importante, e tal ajuste nem mesmo existe nas DSLRs. No meu caso, usando área 3x3, esse problema não aparece. Nunca uso todo o quadro, mas acho plausível ter problemas neste cenário.

Não achei, até agora, uma forma de uma ML se comportar como uma DSLR, focando preferencialmente no que está mais próximo da câmera. Em teoria há como fazer, mas incorre em varrer todo o foco até que a câmera encontre o objeto mais próximo. Seria lento.

 
« Última modificação: 24 de Abril de 2022, 02:40:05 por felipemendes »