Autor Tópico: Problema de foco (Shutterstock)  (Lida 4182 vezes)

pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2022, 11:55:22
Bom dia pessoal, vou tentar ser o mais sucinto possível. Primeiro as informações essenciais:

- Sou hobbista, e faço algumas fotos para colocar em site de stock.
- Tenho uma câmera Rebel SL1 (100D), uso duas lentes (15-85mm USM e 10-22mm USM)

Anteriormente tive uma Nikon D3400, e todas as fotos (todas) que fiz com a Nikon foram aceitas no site sem mais problemas. Ocorreu que mudei pra Canon, e tenho um alto índice de rejeição ao fazer upload, pois os avaliadores indicam que há problema com "foco", mas não vejo estes problemas.. mais alguém trabalha com shutterstock (e sites stock afins)?




Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2022, 12:15:42
Minha experiencia é que eles sempre foram bem aleatórios.

Sendo bem chato a ave da direita aparenta menos nitidez e o pé dela tem motion blur.

A segunda foto o avaliador não gostou do desfoque no fundo porque não tem problema nenhum.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2022, 12:27:00
Pois é, postei mesmo como exemplo, porém a dos carcarás eu nem mandei pro Shutterstock, até mesmo por se tratar de uma foto aleatória que fiz da janela do carro. Mas a da estátua eu fiz com o intuito de publicar, e essa da estátua foi uma das recusadas. Por isso fiquei com dúvida, não percebi nenhum problema com foco nela.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2022, 13:07:47
Um cara que dá umas dicas boas no instagram dele é o Beto Chagas... ele é avaliador de alguns bancos de imagem e ganha a vida publicando fotos em bancos.
Uma época eu acompanhava bastante, mas agora estou no detox de rede social.

Acho que ele diria o seguinte... que o avaliador não aceitou a primeira foto por não ter um apelo comercial e por não estar com uma nitidez perfeita. Talvez se a ave estivesse perfeitamente em foco e bem isolada do background teriam aceito. O avaliador tem muitas fotos para olhar, então não dá para ficar dando um laudo do pq não aceitou.

A segunda foto também vou concordar com o Vange... certamente ele não gostou da textura do bokeh... provavelmente olhou aquela aberraçãozinha cromática magenta e negou. Ou, o céu estourado.
Vai no Camera Raw ou LR, na parte ótica, tem remover aberração cromática.... vai no avançado, clica no conta-gotas, dá um zoom até o pixel da aresta da igreja e clica na metade do degradê que forma pelo desfoque.... isso deve forçar manualmente o parâmetro de remoção de CA da foto.

CA (chromatic aberration) é bem comum em quase todas as lentes, aparece em áreas de contraste abrupto, como entre luz e sombra de galhos de árvore com o céu, arestas claras e escuras. A lente faz uma parte das cores desviar para fora e dar esse efeito.
Fotógrafo é um bicho chato... eu não sabia disso e nunca havia reparado, mas depois que descobri também comecei a torcer o nariz quando vejo kkkk. Ignorância as vezes é uma bênção.
« Última modificação: 15 de Março de 2022, 13:15:21 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2022, 14:11:46
Tenta de novo que pega outro avaliador de bom humor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2022, 17:06:13
Vou testar isso mesmo rsrsrs. Obrigado!
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2022, 21:43:44
Cara sendo bem sincero, não vale quase a pena mais usar a Shutterstock. Em 2021, eles fizeram uma revisão na divisão de lucros. Chega a ser ridículo pagaram 0,10 centavos de dólar por uma foto. Estou passando minhas fotos para o Free Pik , onde vende bem mais e paga um pouco a mais.

Shutterstock já foi boa. E tem esses problemas irritantes e aleatórios. Já tive fotos aceitas que nem eram grande coisa e fotos muito boas pra venda (comercialmente falando) que tive que postar 3 , 4x pra serem aceitas e outras que nunca foram aceitas.

Acho que vale a pena buscar por outros bancos de imagens e postando as imagens em uns 3, 4 bancos diferentes.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2022, 09:28:52
Cara sendo bem sincero, não vale quase a pena mais usar a Shutterstock. Em 2021, eles fizeram uma revisão na divisão de lucros. Chega a ser ridículo pagaram 0,10 centavos de dólar por uma foto. Estou passando minhas fotos para o Free Pik , onde vende bem mais e paga um pouco a mais.

Shutterstock já foi boa. E tem esses problemas irritantes e aleatórios. Já tive fotos aceitas que nem eram grande coisa e fotos muito boas pra venda (comercialmente falando) que tive que postar 3 , 4x pra serem aceitas e outras que nunca foram aceitas.

Acho que vale a pena buscar por outros bancos de imagens e postando as imagens em uns 3, 4 bancos diferentes.

Pois é, eu estava pensando nisso mesmo, postar também no Istock... vou pesquisar sobre esse Free Pik, obrigado!
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2022, 14:44:55
aproveitando o gancho do assunto de banco de imagens,
após a venda de uma imagem num destes banco eu não posso vender ela em outros lugares ou vender como fineart e etc ? tipo, após a venda a imagem já não é mais minha, os direitos, acho que ficou confuso mas espero que entendam  8-) kkkk


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2022, 15:10:14
aproveitando o gancho do assunto de banco de imagens,
após a venda de uma imagem num destes banco eu não posso vender ela em outros lugares ou vender como fineart e etc ? tipo, após a venda a imagem já não é mais minha, os direitos, acho que ficou confuso mas espero que entendam  8-) kkkk

Você pode vender a mesma imagem em vários bancos ao mesmo tempo, desconheço algum que exige exclusividade.

Se sua foto está em banco de imagem é quase um golpe querer vender como fineart rsrsr.
Porque o mínimo que se espera de um fotografo fineart é uma tiragem baixa, quando não é limitada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2022, 15:16:05
aproveitando o gancho do assunto de banco de imagens,
após a venda de uma imagem num destes banco eu não posso vender ela em outros lugares ou vender como fineart e etc ? tipo, após a venda a imagem já não é mais minha, os direitos, acho que ficou confuso mas espero que entendam  8-) kkkk

Boa tarde. Então, vc vende o direito de uso da imagem, não a propriedade dela. Por exemplo, eu tenho uma foto que já foi vendida 2 vezes, em datas diferentes, para pessoas diferentes, e a foto continua lá, para mais pessoas comprarem. Quanto a colocar em outros lugares, se vc não tiver nenhum contrato de exclusividade pode publicar em mais sites de stock sim.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2022, 15:18:07
... desconheço algum que exige exclusividade...

Na verdade sites como o Getty Images (Istock) costumam oferecer um contrato de exclusividade, onde aumentam a comissão de forma $ignificativa, e em contraparte as fotos postadas lá não podem ir para outros bancos.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Março de 2022, 15:28:05
Na verdade sites como o Getty Images (Istock) costumam oferecer um contrato de exclusividade, onde aumentam a comissão de forma $ignificativa, e em contraparte as fotos postadas lá não podem ir para outros bancos.

Mas tipo assim, eles quem escolhem esses fotógrafos né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2022, 15:32:03
Mas tipo assim, eles quem escolhem esses fotógrafos né?

Isso, essa oferta de exclusividade provavelmente é baseada no portfólio que você posta no site, eles quem te oferecem.

Daí, a comissão por foto que costuma ser de aproximadamente US$0,80 por foto aumenta umas 4x ou mais, dependendo do apelo comercial da foto, qualidade, e dos demais fatores que eles consideram pra valorar.
« Última modificação: 22 de Março de 2022, 15:33:18 por pessoal.jcmg »
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Março de 2022, 07:37:52
Gosto do Adobe stock vendo muito mais lá do que no Shutterstock, inclusive já apaguei minha conta após receber o pagamento mínimo para saque.

Quando se tem dois indivíduos na foto os dois tem que estar em foco, ao menos que o outro esteja atrás ficando totalmente fora de foco fazendo parte do fundo.

Outra questão é que tem que estar realmente perfeita na nitidez, isso é bem controverso nas discussões, no geral se não ficou perfeita em 100% de zoom, nem adianta tentar vender, pode até prejudicar seu trabalho se aceitarem, por exemplo o cliente não consegue ver à foto em 100% quando vai comprar, aí ele compra e só depois vai ver que o foco não é perfeito, resultado ele vai evitar comprar mais fotos na sua conta, pensando nisso tenho vontade de reeditar minhas fotos mais antigas pois usava somente o PS para editar, fazendo tratamento de ruído e nitidez seletivamente, mas agora com o DxO e Topaz fica realmente perfeito mesmo 200% e ainda tudo seletivo feito por IA.

Exposição da foto também são bem críticos coisa de 0,3 EV fora do padrão tem chance deles recusarem, aí é só editar novamente e reenviar à foto que eles vão aceitar.