Autor Tópico: Problema de foco (Shutterstock)  (Lida 4178 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Março de 2022, 07:41:23
Outra coisa D3400 não tem filtro AA gerando mais nitidez.


Joshuavox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #16 Online: 23 de Março de 2022, 09:57:03
Bom dia pessoal, vou tentar ser o mais sucinto possível. Primeiro as informações essenciais:

- Sou hobbista, e faço algumas fotos para colocar em site de stock.
- Tenho uma câmera Rebel SL1 (100D), uso duas lentes (15-85mm USM e 10-22mm USM)

Anteriormente tive uma Nikon D3400, e todas as fotos (todas) que fiz com a Nikon foram aceitas no site sem mais problemas. Ocorreu que mudei pra Canon, e tenho um alto índice de rejeição ao fazer upload, pois os avaliadores indicam que há problema com "foco", mas não vejo estes problemas.. mais alguém trabalha com shutterstock (e sites stock afins)?





A resposta está na sua pergunta. Volte para a Nikon D3400!!! Uma dica: no texto de descrição use "selective focus"


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Março de 2022, 11:10:31
Gosto do Adobe stock vendo muito mais lá do que no Shutterstock, inclusive já apaguei minha conta após receber o pagamento mínimo para saque.

Quando se tem dois indivíduos na foto os dois tem que estar em foco, ao menos que o outro esteja atrás ficando totalmente fora de foco fazendo parte do fundo.

Outra questão é que tem que estar realmente perfeita na nitidez, isso é bem controverso nas discussões, no geral se não ficou perfeita em 100% de zoom, nem adianta tentar vender, pode até prejudicar seu trabalho se aceitarem, por exemplo o cliente não consegue ver à foto em 100% quando vai comprar, aí ele compra e só depois vai ver que o foco não é perfeito, resultado ele vai evitar comprar mais fotos na sua conta, pensando nisso tenho vontade de reeditar minhas fotos mais antigas pois usava somente o PS para editar, fazendo tratamento de ruído e nitidez seletivamente, mas agora com o DxO e Topaz fica realmente perfeito mesmo 200% e ainda tudo seletivo feito por IA.

Exposição da foto também são bem críticos coisa de 0,3 EV fora do padrão tem chance deles recusarem, aí é só editar novamente e reenviar à foto que eles vão aceitar.

Complicado mesmo. Eu prefiro nem editar para não piorar algo na imagem. Mas ainda assim percebi que com a Nikon obtinha fotos de melhor qualidade de imagem logo no primeiro clique, independente se a foto tem ou não apelo comercial, o nível de aprovação era 100%.. Com a Canon rejeitam 7 a cada 10 fotos minhas. Não sei mas me sinto um canhoto usando a Canon, enfim..
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Março de 2022, 11:13:15
A resposta está na sua pergunta. Volte para a Nikon D3400!!! Uma dica: no texto de descrição use "selective focus"

Pois é, estou pensando nisso, migrar e aquietar na Nikon.. Eu consegui vender a minha 10-22mm, agora ainda tenho que tentar vender a SL1 e a 15-85mm. E se for voltar pra Nikon, estava pensando logo em pegar uma D7100, por ter motor de foco no corpo, dai posso usar lentes sem motor de foco.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Joshuavox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #19 Online: 23 de Março de 2022, 12:20:21
Pois é, estou pensando nisso, migrar e aquietar na Nikon.. Eu consegui vender a minha 10-22mm, agora ainda tenho que tentar vender a SL1 e a 15-85mm. E se for voltar pra Nikon, estava pensando logo em pegar uma D7100, por ter motor de foco no corpo, dai posso usar lentes sem motor de foco.

Amigo, fui Nikon por muitos anos. 2006 pulei para Canon e 2020 voltei para Nikon.
Nunca usei a D7100, mas é uma câmera que todos que tiveram a descrevem como uma excelente câmera.
Mas utilize na descrição das suas fotos para venda "selective focus". Ajuda a minimizar o problema com fotos rejeitadas.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Março de 2022, 13:14:44
Mas utilize na descrição das suas fotos para venda "selective focus". Ajuda a minimizar o problema com fotos rejeitadas.

Boa dica, vou anotar e tentar nas próximas!
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Março de 2022, 19:22:53
Pois é, estou pensando nisso, migrar e aquietar na Nikon.. Eu consegui vender a minha 10-22mm, agora ainda tenho que tentar vender a SL1 e a 15-85mm. E se for voltar pra Nikon, estava pensando logo em pegar uma D7100, por ter motor de foco no corpo, dai posso usar lentes sem motor de foco.

Não recomendo D7100 algumas tem problemas de foco fica na sorte de pegar uma boa, tive uma logo no lançamento com esse problema, depois um amigo comprou uma D7100 que era perfeita.
E sobre as lentes sem motor também não recomendo, são mais lentas e fazem um barulho bem chato para vídeos, e quase sempre as lentes com motor são melhores.

Não creio que seja à câmera o problema mas sim as lentes, talvez as lentes que você usava na Nikon eram melhores, ou você está com algum problema de front back focus no equipamento Canon.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Março de 2022, 03:51:37
Pois é, estou pensando nisso, migrar e aquietar na Nikon.. Eu consegui vender a minha 10-22mm, agora ainda tenho que tentar vender a SL1 e a 15-85mm. E se for voltar pra Nikon, estava pensando logo em pegar uma D7100, por ter motor de foco no corpo, dai posso usar lentes sem motor de foco.

Tenho uma d7100 e a 50 1.8d., não tive o azar que o Gabriel teve. A 50 1.8 d e rápida, barulhenta o bokeh dela ék. A 50 1.8g é melhor. A 50 1.8 d irá lhe facilitar se você quiser usar tubos close up manuais, pois lentes d possuem anel de diafragma.
Uma lente muito elogiada é a Nikon 12 24 f4 . Tokina 11 16 .

O que eu não gosto. O novo sistema z matou as tokinas, não tem adaptador com engate para lentes d, as câmeras não tem motor. Mas se você não quer usar mirrorless , nada disso será um problema.

A Tamron 17 50 2.8 sem vc tem pouquíssima aberração cromática.
A 50 1.8 g também é boa. A 35 1.8 dx é mais barata e é muito boa mas dá umas cores esquisitas com superfícies metálicas. Zoom grande angular ou macro tem várias marcas. Incluindo manuais.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Março de 2022, 06:48:48
Tenho uma d7100 e a 50 1.8d., não tive o azar que o Gabriel teve. A 50 1.8 d e rápida, barulhenta o bokeh dela ék. A 50 1.8g é melhor. A 50 1.8 d irá lhe facilitar se você quiser usar tubos close up manuais, pois lentes d possuem anel de diafragma.
Uma lente muito elogiada é a Nikon 12 24 f4 . Tokina 11 16 .

O que eu não gosto. O novo sistema z matou as tokinas, não tem adaptador com engate para lentes d, as câmeras não tem motor. Mas se você não quer usar mirrorless , nada disso será um problema.

A Tamron 17 50 2.8 sem vc tem pouquíssima aberração cromática.
A 50 1.8 g também é boa. A 35 1.8 dx é mais barata e é muito boa mas dá umas cores esquisitas com superfícies metálicas. Zoom grande angular ou macro tem várias marcas. Incluindo manuais.

Não é sempre que acontece.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Março de 2022, 08:21:26
Não creio que seja à câmera o problema mas sim as lentes, talvez as lentes que você usava na Nikon eram melhores...

Na Nikon fiz fotos com a 18-55mm do kit, e na Canon uso uma 15-85mm e uma 10-22mm. Algo que fiz para tentar amenizar (e pode ser que seja problema de configuração), é ajustar o foco para AI FOCUS (estava usando em ONE SHOT) não sei se apenas isso é o suficiente.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Março de 2022, 08:37:27
Na Nikon fiz fotos com a 18-55mm do kit, e na Canon uso uma 15-85mm e uma 10-22mm. Algo que fiz para tentar amenizar (e pode ser que seja problema de configuração), é ajustar o foco para AI FOCUS (estava usando em ONE SHOT) não sei se apenas isso é o suficiente.

Sem a configuração correta você vai ter problemas. Sem calibrar lentes também.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Março de 2022, 08:38:59
Sem a configuração correta você vai ter problemas. Sem calibrar lentes também.
Mas tem como calibrar a lente com a Canon Rebel? Achei que esse tipo de ajuste era só em câmeras mais profissionais (micro ajuste de foco).
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Março de 2022, 08:43:23
Mas tem como calibrar a lente com a Canon Rebel? Achei que esse tipo de ajuste era só em câmeras mais profissionais (micro ajuste de foco).

Realmente nessa câmera não tem como desculpe. Se você usar lentes como a Tamron 10 24 ( último modelo) ou a Sigma 17 70 2.8 4 c .
Modelos mais novos sigmas e Tamron oferecem um dispositivo que é possível calibrar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 24 de Março de 2022, 09:10:13
Na Nikon fiz fotos com a 18-55mm do kit, e na Canon uso uma 15-85mm e uma 10-22mm. Algo que fiz para tentar amenizar (e pode ser que seja problema de configuração), é ajustar o foco para AI FOCUS (estava usando em ONE SHOT) não sei se apenas isso é o suficiente.

02 das melhores lentes APS-C da Canon.

Acho quase impossível essas Nikon terem foco melhor que a SL1 usando pelo LCD já que é dual pixel.

Pelo OVF realmente é sofrível os 9 pontos de foco com apenas o central cruzado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Março de 2022, 09:33:08
Pelo OVF realmente é sofrível os 9 pontos de foco com apenas o central cruzado.
Pois é, os 9 pontos de foco matam..
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm