Autor Tópico: Lancada Nokton D35mm F1.2 APS-C para o sistema Z com contatos para ibis e exif.  (Lida 911 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
https://www.dpreview.com/news/9074446797/cosina-s-new-nokton-d35mm-f1-2-aps-c-lens-has-electronic-contacts-for-ibis-metadata-support?utm_source=self-desktop&utm_medium=marquee&utm_campaign=traffic_source

Bom dia. A Cosina possue lentes fixas muito interessantes, de alta precisao, com uma construcao de alto nivel, mas todas manuais. Fica aqui uma nova lente feita para aps c.(z 50 Zfc)   O  valor dela e alto, mas a portabilidade dela no dia a dia me parece legal para ficar com a camera o dia inteiro no pescoco. Pena uma lente 1.2 clarinha  :wub: nao ter autofoco  :(   
Ai eu me pergunto, qual seria a finalidade dessa lente, e quem seria o cliente. Me parece seguir um modelo artistico e portatil. O que vcs acham? Tenham uma boa semana!  :snack:


« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2022, 07:34:10 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.632
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Eu curto lentes manuais, e acho que elas têm seu lugar. Eu, por exemplo, considero comprar uma 35mm f/1.2 Rokinon pra astrofoto, pois a 35mm f/1.4 da Fuji é bem mais ou menos pra esse tipo de foto, além de o foco não ficar parado.

Tomara que a Nikon não comece a matar a compatibilidade com lentes de terceiros a cada atualização de firmware.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Eu curto lentes manuais, e acho que elas têm seu lugar. Eu, por exemplo, considero comprar uma 35mm f/1.2 Rokinon pra astrofoto, pois a 35mm f/1.4 da Fuji é bem mais ou menos pra esse tipo de foto, além de o foco não ficar parado.

Tomara que a Nikon não comece a matar a compatibilidade com lentes de terceiros a cada atualização de firmware.

Felipe, não acredito que irão matar a compatibilidade com lentes de terceiros no aps c.  Desconfio que a Cosina tenha negociado com a Nikon. A portabilidade me parece ser o foco. Realmente existe outros nichos. Talvez essa lente seja legal para Astro fotografia.




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Eu vi nas especificações. Existe um contrato entre Cosina e Nikon.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2022, 03:52:35 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.632
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Eu vi nas especificações. Existe um contrato entre Cosina e Nikon.

Então não tem preocupação!  :ok:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Então não tem preocupação!  :ok:

Se fizerem uma aps c com um monte de surpresas positivas ( canivete suíço) pode virar um conjunto bem interessante para ficar no pescoço.  Mas para fotografar gente em movimento a 28 2.8 s  provavelmente entrega um resultado mais feliz. Essa 35 é uma lente cara, mas deve ser muito boa.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.299
https://www.dpreview.com/news/9074446797/cosina-s-new-nokton-d35mm-f1-2-aps-c-lens-has-electronic-contacts-for-ibis-metadata-support?utm_source=self-desktop&utm_medium=marquee&utm_campaign=traffic_source

Bom dia. A Cosina possue lentes fixas muito interessantes, de alta precisao, com uma construcao de alto nivel, mas todas manuais. Fica aqui uma nova lente feita para aps c.(z 50 Zfc)   O  valor dela e alto, mas a portabilidade dela no dia a dia me parece legal para ficar com a camera o dia inteiro no pescoco. Pena uma lente 1.2 clarinha  :wub: nao ter autofoco  :(   
Ai eu me pergunto, qual seria a finalidade dessa lente, e quem seria o cliente. Me parece seguir um modelo artistico e portatil. O que vcs acham? Tenham uma boa semana!  :snack:

O Thom Hogan recentemente comentou:
Cosina is a long-time manufacturing partner with Nikon. For years, they manufactured the FM-10 camera and some F-mount lenses for Nikon under an OEM arrangement, so it would be natural that they'd understand Nikon's basic mount communications, and they clearly have a relationship with Nikon (I suspect they source glass from Nikon, too). While it has been suggested by some sites that this is a unique lens to the Z mount, it isn't. It appears to be the same optical as the Fujifilm XF-mount 35mm f/1.2 version, but with different external attributes that more mimic the traditional Voigtlander lenses that were available for the F-mount.

Would Nikon have been involved with the development of this lens? Doesn't seem likely, unless dc.watch is implying that Cosina sourced glass from Nikon. But that glass would have been used in the Fujifilm version, too. Is Nikon involved with manufacturing this lens? Not that I know of. Is there a formal relationship centered around the lens between Cosina and Nikon? I can't say for sure, but it doesn't seem particularly likely, though I suppose Cosina could have asked for a mount license and been granted it by Nikon due to their long relationship.

From Nikon's viewpoint, Cosina is not really a competitor. None of the Voigtlander lenses are autofocus, and it doesn't really appear that Nikon has any interest in making lower cost manual focus lenses for the Z mount (I believe there will be another NOCT-type entry, but it will be high cost, high performance). A "normal" fast aperture lens that works with the Z50 and Zfc simply makes those cameras more interesting. Indeed, the 35mm f/1.2 looks like it belongs on a Zfc. 

https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/commentary-on-the-news.html
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Adicionando alguns comentários...

A Cosina fabrica OEM para um montão de outros fabricantes, aliás que eu me lembre, todos menos MFT e Fuji no que diz respeito a foco automãtico.

Os que tenho certeza:

- Nikon AF, Ai, Ai-S
- Pentax AF, K e KA
- Canon EF, EF-S, FD
- Sony-A/Minolta AF e Minolta MD
- Olympus OM

Muitas objetivas foram vendidas como Vivitar, Nikon e Pentax.
Então, claro que eles sabem muito bem todos os protocolos usados por esses fabricantes.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Adicionando alguns comentários...

A Cosina fabrica OEM para um montão de outros fabricantes, aliás que eu me lembre, todos menos MFT e Fuji no que diz respeito a foco automãtico.

Os que tenho certeza:

- Nikon AF, Ai, Ai-S
- Pentax AF, K e KA
- Canon EF, EF-S, FD
- Sony-A/Minolta AF e Minolta MD
- Olympus OM

Muitas objetivas foram vendidas como Vivitar, Nikon e Pentax.
Então, claro que eles sabem muito bem todos os protocolos usados por esses fabricantes.



AF Schalders, apenas essas empresas?
Não precisa nem falar mais nada.




cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Adicionando alguns comentários...

A Cosina fabrica OEM para um montão de outros fabricantes, aliás que eu me lembre, todos menos MFT e Fuji no que diz respeito a foco automãtico.

Os que tenho certeza:

- Nikon AF, Ai, Ai-S
- Pentax AF, K e KA
- Canon EF, EF-S, FD
- Sony-A/Minolta AF e Minolta MD
- Olympus OM

Muitas objetivas foram vendidas como Vivitar, Nikon e Pentax.
Então, claro que eles sabem muito bem todos os protocolos usados por esses fabricantes.

Yashica, AFShalders?

editado:
Foco automático não. Foi mal.



« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2022, 21:28:45 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 03:24:21
AF Schalders, para quem não precisa de foco automático, essas lentes manuais são o paraíso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:57:51
AF Schalders, para quem não precisa de foco automático, essas lentes manuais são o paraíso.


Sim eu tive várias Voigtlander em M39. que cheguei a usar em digital. 15mm, 28mm, 35mm, 50mm. Não tive nenhuma tele, as que tenho aqui são Zeiss e Rollei.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:58:33
Yashica, AFShalders?

editado:
Foco automático não. Foi mal.

Teve para foco manual sim ! Mount Contax/Yashica


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 14:00:09
AF Schalders, apenas essas empresas?
Não precisa nem falar mais nada.


Se for falar em foco manual inclua Yashica/Contax, Leica, Ricoh e por ai vai.