Autor Tópico: Duvida quanto a compra de Câmera  (Lida 3550 vezes)

diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 25 de Março de 2022, 20:13:39
 :ponder:
Olá!
Meu nome é Diogo, sou iniciante (total) no mundo da fotografia. Quero aproveitar uma oportunidade recente de poder ir para os EUA para adquirir uma câmera por hobby. Para poder tirar fotos de viagem, paisagem, etc....
Estou pesquisando há algum tempo para poder comprar uma câmera. Nas minhas pesquisas, a Sony A7IV seria a minha primeira opção, porém ela está em falta nos EUA.
Agora estou com uma dúvida muito grande entre a Z6II e a A7III. Estou vendo vários videos/reviews e estou muito indesivo, por isso pensei em vir aqui perguntar para quem entende (pois a maioria dos vídeos é em ingles e não consigo absorver tudo).
As duas câmeras estão no mesmo preço (US$2.000) e precisaria decidir entre elas. Gostaria de uma opinião sincera...andei vendo as lentes também e queria pegar uma sigma art 35mm 1.4, com isso teria que comprar o adaptador também. Existe muita difereça dela para as lentes da nikkor?
Enfim...não sei se aqui é o melhor lugar, mas gostaria de saber qual câmera eu conseguiria "usufruiu" melhor.
Agradeço a atenção


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 25 de Março de 2022, 21:01:21
Nesse cenário acho que tanto faz.

35mm 1.4 não seria uma lente que eu pensaria para paisagem ou viagem.
Ainda mais para quem é iniciante total como vc disse.

Eu iria de lente do kit, 24-105 (ou algo aproximado, depende de cada marca)
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2022, 22:56:06
Olá Diogo,

Seja bem-vindo ao MF.

Posso te dar a opinião de quem gosta de fazer fotos de viagem e que por acaso tem uma A7-III (e mais um montão de outras câmeras e lentes).

A A7-III é uma excelente câmera para isso. Não tenho nenhuma queixa quanto a ela e me atende 100%. O problema são as lentes. Embora uma 35mm seja uma lente "coringa" ela acaba sendo complicada para iniciantes porque ela está fixa no meio termo. Não aproxima muito nem "afasta" muito. No caso de optar mesmo pela A7, minha sugestão seria incluir na sua lista uma Rokinon 24mm F2.8 de foco automático. Se quiser inclua uma meia-tele que não estoure o seu orçamento.

Só não cometa o erro de comprar aquela maldita 24-70 do kit da Sony. Essa lente é horrivel. Vendi a minha 3 dias depois de ter usado.

Essa Rokinon 24mm AF é muito boa e bem barata, vale cada centavo.

Tenha em mente que acessórios e lentes Sony não são fáceis e enontar no Brasil. Compre pelo menos duas baterias de reserva. Recomendo comprar um adaptador Sigma MC-11 EF-E que permite usar lentes Canon EF/EF-S na Sony. Vai te abrir um leque imenso de possibilidades. Hoje mesmo comprei uma Canon EF 100mm 2.8 Macro IS e funcionou maravilhosamente bem com a A7.

O que eu te digo é que sou bastante exigente e esse conjunto resolve 100% para mim.

Não conheço a Nikon Z6 II, então nem vou opinar.

Se precisar de alguma ajuda pode me mandar uma mensagem.


diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2022, 07:55:58
Olá Diogo,

Seja bem-vindo ao MF.

Posso te dar a opinião de quem gosta de fazer fotos de viagem e que por acaso tem uma A7-III (e mais um montão de outras câmeras e lentes).

A A7-III é uma excelente câmera para isso. Não tenho nenhuma queixa quanto a ela e me atende 100%. O problema são as lentes. Embora uma 35mm seja uma lente "coringa" ela acaba sendo complicada para iniciantes porque ela está fixa no meio termo. Não aproxima muito nem "afasta" muito. No caso de optar mesmo pela A7, minha sugestão seria incluir na sua lista uma Rokinon 24mm F2.8 de foco automático. Se quiser inclua uma meia-tele que não estoure o seu orçamento.

Só não cometa o erro de comprar aquela maldita 24-70 do kit da Sony. Essa lente é horrivel. Vendi a minha 3 dias depois de ter usado.

Essa Rokinon 24mm AF é muito boa e bem barata, vale cada centavo.

Tenha em mente que acessórios e lentes Sony não são fáceis e enontar no Brasil. Compre pelo menos duas baterias de reserva. Recomendo comprar um adaptador Sigma MC-11 EF-E que permite usar lentes Canon EF/EF-S na Sony. Vai te abrir um leque imenso de possibilidades. Hoje mesmo comprei uma Canon EF 100mm 2.8 Macro IS e funcionou maravilhosamente bem com a A7.

O que eu te digo é que sou bastante exigente e esse conjunto resolve 100% para mim.

Não conheço a Nikon Z6 II, então nem vou opinar.

Se precisar de alguma ajuda pode me mandar uma mensagem.



Olá amigo bom dia.
Obrigado pela resposta e pela ajuda.
Quanto a lente, estou pensando em uma 24-70 2.8 da Sigma Art, ao invés de pegar uma 35 e outra 85 (ambas 1.4). Oq acha?


diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2022, 07:56:53
Nesse cenário acho que tanto faz.

35mm 1.4 não seria uma lente que eu pensaria para paisagem ou viagem.
Ainda mais para quem é iniciante total como vc disse.

Eu iria de lente do kit, 24-105 (ou algo aproximado, depende de cada marca)

Obrigado! Tô pensando na 24-70 da sigma art


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2022, 09:44:44
Ótima lente pra retratos e eventos.

De novo não vejo sentido nela para viagem e paisagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2022, 10:53:51
Ótima lente pra retratos e eventos.

De novo não vejo sentido nela para viagem e paisagem.

As fotos que irei tirar nela são mais para lifestyle em viagens….não necessariamente da paisagem isolada, entende? Pq não tenho como comprar uma lente com bastante zoom agora


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Março de 2022, 11:04:53
Falo mais por que você só está escolhendo lentes claras, zoom 2.8 e fixas 1.4, são lentes volumosas e pesadas.

A chance deixar de levar a câmera por conta disso aumenta muito, principalmente depois que passa a euforia do equipamento novo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #8 Online: 26 de Março de 2022, 11:09:10
Falo mais por que você só está escolhendo lentes claras, zoom 2.8 e fixas 1.4, são lentes volumosas e pesadas.

A chance deixar de levar a câmera por conta disso aumenta muito, principalmente depois que passa a euforia do equipamento novo.

Entendi amigo.
Obrigado pelo feedback. Caso eu compre uma Sony, quais lentes indicaria?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 26 de Março de 2022, 12:13:43
Entendi amigo.
Obrigado pelo feedback. Caso eu compre uma Sony, quais lentes indicaria?

https://alphauniverse.com/stories/5-full-frame-sony-lenses-for-travel-on-a-budget/

Eu iria de 24 105 e 50mm 1.8.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 26 de Março de 2022, 12:27:59
Com certeza essas lentes são pesadas.

Na minha última viagem levei para experimentar, uma Canon 24-105 STM com o adaptador MC-11 e a Sony A7-II. Funcionou muito bem mas te digo que só saí um dia com esse conjunto, é pesado e volumoso. Mas isso vai de cada um.

Em viagens, isso é muito importante. A pior coisa é ficar com aquela sensação de arrependimento por causa do peso e de ficar chamando atenção sem necessidade. Fora que muitos lugares encrencam com equipamentos com essa "aparencia".

Isso é algo que só você poderá decidir. EU, não pensaria nessas objetivas que você mencionou, são ótimas e tal mas muito desajeitadas para viagem e street. Por isso comentei sobre a Rokinon 24/2.8 que é levissima, pequena e com qualidade ótica mais do que suficiente. Uma 50/1.8 e eventualmente uma 85 cobrem talvez 95% das situações normais em viagem.

Tem a possibilidade de optar por uma única lente zoom, claro. Mas as opções boas para Sony não são lá muito baratas nem muito compactas.

A Sigma 24-70 2.8 DG ART é excelente mas custa na faixa dos $1k e é bem pesada.
Tem a Tamron 28-75 2.8 DI VXD G2, idem.
A Sony FE 24-105mm F4 por $1300
E por fim a Rokinon 24-70 F2.8 AF por $850 mas a Rokinon/Samyang tem mais boa fama nas fixas.

Só não compre a Sony 24-70 do kit !!!

Nunca usei nenhuma dessas, mas você pode procurar por reviews.

Embora eu tenha uma A7-II e uma A7-III só tenho uma lente nativa para o sistema, justamente a Rok 24. As outras ou são lentes manuais antigas ou então Canon EF com adaptador MC-11, justamente porque acho que tem poucas opções de zooms para o meu tipo de uso.

Pode ser que a Nikon tenha uma variedade de objetivas que seja interessante para o seu uso, você teria que verificar.


« Última modificação: 26 de Março de 2022, 12:28:38 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Março de 2022, 15:48:42
:ponder:
Olá!
Meu nome é Diogo, sou iniciante (total) no mundo da fotografia. Quero aproveitar uma oportunidade recente de poder ir para os EUA para adquirir uma câmera por hobby. Para poder tirar fotos de viagem, paisagem, etc....
Estou pesquisando há algum tempo para poder comprar uma câmera. Nas minhas pesquisas, a Sony A7IV seria a minha primeira opção, porém ela está em falta nos EUA.
Agora estou com uma dúvida muito grande entre a Z6II e a A7III. Estou vendo vários videos/reviews e estou muito indesivo, por isso pensei em vir aqui perguntar para quem entende (pois a maioria dos vídeos é em ingles e não consigo absorver tudo).
As duas câmeras estão no mesmo preço (US$2.000) e precisaria decidir entre elas. Gostaria de uma opinião sincera...andei vendo as lentes também e queria pegar uma sigma art 35mm 1.4, com isso teria que comprar o adaptador também. Existe muita difereça dela para as lentes da nikkor?
Enfim...não sei se aqui é o melhor lugar, mas gostaria de saber qual câmera eu conseguiria "usufruiu" melhor.
Agradeço a atenção





Nikon 35 1.8 s  370 gramas
          50 1.8 s 415 gramas
          24 70 f4s 500 gramas
          24 120 f4s 630 gramas

        Boa sorte Diogo. 


         






diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 26 de Março de 2022, 16:23:43
https://alphauniverse.com/stories/5-full-frame-sony-lenses-for-travel-on-a-budget/

Eu iria de 24 105 e 50mm 1.8.

Show de bola! Pelo meu orçamento eu só conseguiria pegar uma 24 da Rokinon 1.8 que o amigo abaixo indicou é uma Sigma ART 50mm 1.4.
Essas duas já consigo uma gama boa de fotos?


diogrunewald

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #13 Online: 26 de Março de 2022, 16:25:15
Com certeza essas lentes são pesadas.

Na minha última viagem levei para experimentar, uma Canon 24-105 STM com o adaptador MC-11 e a Sony A7-II. Funcionou muito bem mas te digo que só saí um dia com esse conjunto, é pesado e volumoso. Mas isso vai de cada um.

Em viagens, isso é muito importante. A pior coisa é ficar com aquela sensação de arrependimento por causa do peso e de ficar chamando atenção sem necessidade. Fora que muitos lugares encrencam com equipamentos com essa "aparencia".

Isso é algo que só você poderá decidir. EU, não pensaria nessas objetivas que você mencionou, são ótimas e tal mas muito desajeitadas para viagem e street. Por isso comentei sobre a Rokinon 24/2.8 que é levissima, pequena e com qualidade ótica mais do que suficiente. Uma 50/1.8 e eventualmente uma 85 cobrem talvez 95% das situações normais em viagem.

Tem a possibilidade de optar por uma única lente zoom, claro. Mas as opções boas para Sony não são lá muito baratas nem muito compactas.

A Sigma 24-70 2.8 DG ART é excelente mas custa na faixa dos $1k e é bem pesada.
Tem a Tamron 28-75 2.8 DI VXD G2, idem.
A Sony FE 24-105mm F4 por $1300
E por fim a Rokinon 24-70 F2.8 AF por $850 mas a Rokinon/Samyang tem mais boa fama nas fixas.

Só não compre a Sony 24-70 do kit !!!

Nunca usei nenhuma dessas, mas você pode procurar por reviews.

Embora eu tenha uma A7-II e uma A7-III só tenho uma lente nativa para o sistema, justamente a Rok 24. As outras ou são lentes manuais antigas ou então Canon EF com adaptador MC-11, justamente porque acho que tem poucas opções de zooms para o meu tipo de uso.

Pode ser que a Nikon tenha uma variedade de objetivas que seja interessante para o seu uso, você teria que verificar.


Muito obrigado pela aula!! 👏👏👏👏

Acabei achando a Rokinon 24 2.8 num preço realmente acessível.
Ainda cabe mais alguma no orçamento, cheguei a ver a sigma 1.4 50mm, o que você acha da combinação das duas?
Obrigado novamente por toda explicação


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 26 de Março de 2022, 18:48:30

Muito obrigado pela aula!! 👏👏👏👏

Acabei achando a Rokinon 24 2.8 num preço realmente acessível.
Ainda cabe mais alguma no orçamento, cheguei a ver a sigma 1.4 50mm, o que você acha da combinação das duas?
Obrigado novamente por toda explicação


Uma 24mm e uma 50mm fazem uma boa dupla. Nunca usei essa Sigma, mas não sei de nada que desabone, a mais parecida que tenho é a 30/1.4 Art, que é magnifica, só que não é para full-frame. As 50s que uso nas A7 são basicamente uma Minota MD 50/2 manual e uma Canon EF 50/1.8 STM (com adaptador MD-11). A 50/1.8 da Sony também não tem uma fama das melhores, eu evitaria.

Uma coisa para ter em mente é que é muito fácil usar lentes de foco manual tanto na Sony quanto na Nikon. Só tenho uma objetiva de foco automático acima de 50mm. Todas as outras são objetivas antigas dessas de foco manual. Encontra-se muita coisa boa e barata, e com o recurso de focus peaking o foco é bem fácil, para mim é bem natural.

« Última modificação: 26 de Março de 2022, 18:54:42 por AFShalders »