Autor Tópico: Canon R6 + RF 100-500mm  (Lida 2086 vezes)

Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 07 de Maio de 2024, 08:41:33
Fotos de aves, conforme as cores e angulos...todos equipamentos geram certo moiré. Já notei com nikon d610, z6 mark II, canon 6d, 5D mark III e mark IV. Mas ultimamente não tenho notado mais, nunca me foi problema. Acredito que o próprio Lightroom deve remover ao ler o RAW, que é o metodo que uso para ver as fotos, talvez seja ele que remova automaticamente.
Fotógrafo e birdwatching


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #76 Online: 07 de Maio de 2024, 10:27:36
Fotos de aves, conforme as cores e angulos...todos equipamentos geram certo moiré. Já notei com nikon d610, z6 mark II, canon 6d, 5D mark III e mark IV. Mas ultimamente não tenho notado mais, nunca me foi problema. Acredito que o próprio Lightroom deve remover ao ler o RAW, que é o metodo que uso para ver as fotos, talvez seja ele que remova automaticamente.

Eu tenho uma Canon 5D MK3, usando uma 70-200mm 2.8L, uma 50mm stm e por pouco tempo, 3 anos usei uma Sigma 150-600C e nunca vi o moiré que tive com as imagens que coloquei neste post. Tenho milhares de imagens feitas com ela e jamais tive moiré nas penas das aves como tive agora...

Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #77 Online: 07 de Maio de 2024, 12:20:10
A Canon tem insistido para que eu envie a Lente para eles analisarem....

Não tenho culhão de despachar uma lente desse valor pelo correio... A não ser que eles façam com seguro, aí tudo bem....

Mas eu ainda acredito que como já foi falado aqui, uma lente muito nítida com esse corpo da R6, o conjunto proporciona moiré exagerado como nas imagens....
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 07 de Maio de 2024, 14:55:22
Quanto mais cravado e exato o foco.. em penas.. sim.. pode ocorrer moiré.. em raros casos.
Minha 6D com a 600mm f4 dava demais, em alguns casos. Mas sem gerar incomodo, por ser algo extremamente comum.
Usei por estes dias uma Nikon Z8 com af-s 100-400 II Nikkor de um amigo, e em algumas fotografias apareceu também, mas sem maiores problemas.
E as aves com cores cinzas, azul claro, são as que mais ocorrem o fenomemo.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 07 de Maio de 2024, 15:09:34
Nesta foto, deu um pouquinho na asa da ave... onde termina os filamentos de cobertura para as penas mais longas.

https://www.wikiaves.com.br/6010649

E estava usando uma r6 + ef 800mm f/5.6 + tc 1.4
Fotógrafo e birdwatching


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #80 Online: 07 de Maio de 2024, 16:27:57
Nesta foto, deu um pouquinho na asa da ave... onde termina os filamentos de cobertura para as penas mais longas.

https://www.wikiaves.com.br/6010649

E estava usando uma r6 + ef 800mm f/5.6 + tc 1.4

Você viu as fotos que coloquei no link ??  Aquilo é um moiré exagerado demais, nada comparado ao que você postou.
Não sei se usar um TC 1.4x eu consiga me livrar do Moiré.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !