Autor Tópico: Cartão SD, tem diferença real entre as velocidades (80, 90, 95, 170 e 300mb/s)?  (Lida 2627 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Bom sei que tem diferença no tipo do cartão, mas eu queria saber se realmente dá diferença quando usado numa câmera normal (tipo qualquer Canon Rebel, ou 60D da vida).
Será que se usar um cartão de 170mb/s numa M50 que tem o buffer pequeno vai conseguir dar uma metralhada maior?
Eu tenho uma suspeita que deve rolar algum gargalo no próprio gravador da câmera.


Desviando de leve o assunto, estava pensando aqui... Cartão SD pra mim particularmente é uma coisa muito chata.. Se coloca para buscar, em qualquer site vem primeiro uma tonelada de lixo, tipo aqueles  cartõeszinhos  Micro SD Chinaronga de zilhões de GB. Se coloca "SD USH-II" na busca, também acaba vindo esses bagaceira. Se entra em site bom tipo Fastshop, Kabum, não tem os que todo mundo considera bom (tipo Sandisk, Lexar, Kingston). Mercado Livre até tem, mas quem me garante que é o original e não o que eu mesmo posso comprar por R$35,00 no Ali? Marketplaces tipo Amazon, B2W, Magalu, etc. são os mesmos vendedores do ML que usam o Bling pra fazer anúncio multiplataforma. Aí vc vai ver numa loja tipo a Portssar os caras cobram uma bordoada para um cartão que custa menos de 10 dólares na BH. O SD de 32GB lá tá R$200,00, na BH o mesmo custa R$7,00 e se pegar com 2 é $13... que dá R$65,00.... confesso tenho fobia de loja careira.
« Última modificação: 03 de Abril de 2022, 19:23:14 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Faz diferença sim, e muita.

Kingston por exemplo eu não compro mais, de nenhum modelo. Comprei alguns classe 10 que eram mais baratos do que outros classe 10 da mesma marca e o tempo de escrita foi muito diferente. Comprei na FNAC na França, então pode ter certeza que não eram falsificados. O KINGSTON VERDINHO "CANVAS Select"é uma porcaria.

Hoje em dia só compro 3 marcas e modelos.

Sandisk Extreme 90mb/s classe 10, UCH 3 e Extreme Pro 95 mb/s tambem classe 10 / UCH3
Se quiser um cartão barato, o A-Data V10
Os Sony são muito bons, tem performance muito consistente

Mas isso tudo depende muito da sua finalidade.
Se for filmar em 4K tem que ser no minimo 90/classe 10/UCH3 senao pode engasgar.
Se for filmar em FHD, até um bom classe 6 serve, mas hoje em dia é besteira comprar qualquer coisa que nao seja classe 10.
Se for só fotografar civilizadamente ate 24MP não verá muita diferença.
Se for fazer eventos modalidade "stop motion" ai tem realmente que ser um cartão rápido.

Tem que ver nas especificações da câmera qual a velocidade máxima de transferencia.

Tenha em mente que a imensa maioria dos cartões baratos que tem por ai são falsificados.

Comigo os problemas foram na filmagem em 4K na Pana LX100 e na A7-III basicamente. Cartão ruim não rola.
No caso do buffer de fotografia, depende muito da resolução e da velocidade da câmera em si. Por exemplo as minhas Sigma Foveon exigem cartões rápidos, os raws são imensos...



« Última modificação: 03 de Abril de 2022, 21:56:02 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
https://alikgriffin.com/best-memory-cards-canon-m50-canon-kiss-m/

Esse site diz que testa a velocidade na câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
https://alikgriffin.com/best-memory-cards-canon-m50-canon-kiss-m/

Esse site diz que testa a velocidade na câmera.

Nossa muito boa a matéria do site! Vou atrás do Extreme Pro de 95mb

Alguém já usou o de  170MB/s? sentiu diferença?
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Nossa muito boa a matéria do site! Vou atrás do Extreme Pro de 95mb

Alguém já usou o de  170MB/s? sentiu diferença?
Tenho vários de 170 e 95, mas essa é a velocidade de leitura.
Na escrita é a mesma coisa, que pelo que lembro é de 90mb/s


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Tenho vários de 170 e 95, mas essa é a velocidade de leitura.
Na escrita é a mesma coisa, que pelo que lembro é de 90mb/s

Isso mesmo... velocidade de escrita 90 MB/s em ambos os modelos.

Eu, hoje, dou preferência ao modelo de 170 MB/s de leitura, simplesmente para poder descarregar os arquivos mais rapidamente.

Eu tenho cartões da Sony de 300MB/s... super rápido para descarregar arquivos... :assobi:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Tenho vários de 170 e 95, mas essa é a velocidade de leitura.
Na escrita é a mesma coisa, que pelo que lembro é de 90mb/s

Poxa não sabia disso, pensava que era tipo 2x mais rápido e na real não é.
Mas pelo menos é mais rápido para baixar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Aqui só uso de 90 MB/s escrita pra cima, Samsung EVO. Com 60 MB/s já notei atraso relevante na gravação mas, pro meu uso, 90 MB/s resolve até pra gravação 4k do drone.

Pra complicar um pouco, MB são mega bytes, e Mb são mega bits, ou 8 vezes menos que MB... Cartão baratex propositadamente cria confusão a esse respeito.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Todos os meus são Sandisk de 128 ou 256 desses170mb/sec, mas não tem diferença nenhuma na importação. Tanto leitura quanto escrita fica em 90mb/sec testado no computador tanto no leitor interno do mac quanto em leitor externo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
A velocidade máxima de escrita e leitura será determinada pelo elo mais fraco, geralmente os leitores mesmo.
Leitor bom tem que ser ultra dma e usb3 no minimo. Tem uns bons da Lexar mas são bem carinhos.

Esses leitores que tem em notebook geralmente são uma porcaria. Ou seja, não adianta gastar em cartão rápido se for usar um leitor vagaba...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Aqui só uso de 90 MB/s escrita pra cima, Samsung EVO. Com 60 MB/s já notei atraso relevante na gravação mas, pro meu uso, 90 MB/s resolve até pra gravação 4k do drone.

Pra complicar um pouco, MB são mega bytes, e Mb são mega bits, ou 8 vezes menos que MB... Cartão baratex propositadamente cria confusão a esse respeito.


Mesma coisa com 4K na LX100.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Falando em leitor....  será que os da UGreen prestam? Sei que tem uns USB 3.0 ou Type  C. Pessoal fala que UGreen é uma marca chinesa decente.
Fotógrafo oficial Foco Radical


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
A velocidade máxima de escrita e leitura será determinada pelo elo mais fraco, geralmente os leitores mesmo.
Leitor bom tem que ser ultra dma e usb3 no minimo. Tem uns bons da Lexar mas são bem carinhos.

Esses leitores que tem em notebook geralmente são uma porcaria. Ou seja, não adianta gastar em cartão rápido se for usar um leitor vagaba...

Mas o interno do macbook é UHS-II, PCI-E não tem mais rápido...

Falando em leitor....  será que os da UGreen prestam? Sei que tem uns USB 3.0 ou Type  C. Pessoal fala que UGreen é uma marca chinesa decente.

O meu outro é esse, funciona bem... mas até 90mb/sec


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Tem algum gargalo aí...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Todos os meus são Sandisk de 128 ou 256 desses170mb/sec, mas não tem diferença nenhuma na importação. Tanto leitura quanto escrita fica em 90mb/sec testado no computador tanto no leitor interno do mac quanto em leitor externo

Realmente.. acabei de testar aqui. Tenho um Sandisk Extreme Pro 64GB V30 I U3 classe 10 170MB/s e a velocidade de leitura realmente não passa de 96 MB/s.

Testei com 3 leitores diferentes: interno do MBP 14 (M1), leitor Sony MRW-S1 e dock OWC Travel Dock (modelo lançado em 2017). Todos os 3 são UHS-II

leitor de cartão   write MB/s   read MB/s   
MBP146190
Sony8496
OWC70,696

O leitor Sony MRW-S1 (UHS-II) é o que uso de referência. No teste de um SD Sony 64GB SF-G Tough Series UHS-II SDXC tenho essas leituras: read 280 MB/s write 241 MB/s
« Última modificação: 05 de Abril de 2022, 06:57:24 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.