Autor Tópico: Minhas considerações sobre a Mesa Digitalizadora 10Moons 1060Plus MacOS Monterey  (Lida 2165 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Bom eu tenho essa tablet, vim de uma Huion 420, então gostei muito de várias coisas. Nunca peguei numa mesa mais responsa tipo a Wacom Intuos Pro Small, então minha opinião vai ser de um cara que tem pouca experiência digamos, profissional.
Estou usando faz quase um ano esta minha.
Uso para retoque, limpeza e D&B somente no PS.



Bom vamos lá, o cabo dela é com tecido trançado, é bacana porém já tem várias opções que são sem fio. O cabo também é longo, mas não tem como remover.
Ela vem com uma película plástica que parece uma "pasta L", ajuda a deslizar melhor a caneta. Caso queira uma sensação de papel basta remover a película.
Tem teclas de atalho e todas são configuráveis no Windows. Eu particularmente quase não usei. Não gostei que os colchetes [ ] que aumentam e diminuem o tamanho do pincel não respondem muito rápido. Se eu clicar repetidamente ele não lê todos os cliques, tem que ir na moralzinha.
A área dela é ótima, bem grande, dá pra de um ajuste bem fino do traço. Bom que não rola propaganda enganosa... outras mesas tipo a Huion quando vc olha, acha pequena e quando usa ,sente que é menor ainda pois não tem toda a área útil.
A caneta tem 8mil níveis de pressão... não percebi diferença nenhuma para a anterior que era 2k. Em ambas que tive a sensibilidade é bem enganosa pois pra manter um traço fino é dificil. A sensação é a seguinte: 3 níveis de pressão: encostado sem riscar, fino e quase subindo em cima da mesa rs.
Ela tem uma parte de menús virtuais, mas também confesso que nunca usei.
A caneta não precisa bateria, isso é legal. Só que é bem leve, fina e não tem emborrachado nem a função de inverter para usar a borracha.

No geral gostei do tamanho da tablet,  só que não consigo me acostumar a usar somente ela sem o mouse. Acabo  achando ruim que tenho que "viajar" muito de um lado para outro para alcançar os menús do PS. Como o percurso é grande,  acabo tendo que levantar o cotovelo ao invés de fazer só com o pulso.
Até dá para mapear uma área menor no driver dela, mas.... não funciona! Essas tablets (pelo menos as que tive) parecem Hardware da década de 90 que tem que entender de IRQ, DMA,  e arquivos INF além da faculdade de engenharia da computação... Se ligar pelo Driver quando entra no PS ou não aparecem as pressões, que é a grande diferencial da caneta, ou só funciona em uma linha horizontal. Aí pra funcionar tem que marcar a opção "Windows INK" no driver. Isso acontecia com ambas que tive (10 moons e Huion). Outra coisa chata é que ela dá uma mensagem chata toda vez que inicia o computador. O driver pergunta se quer que seja executado como administrador (mesmo tendo marcado nas opções do programa). O sistema flica travado com o fundo escuro enquanto não clicar sim ou não. Se passar muito tempo ele se cancela e não carrega o driver, aí quando entra no PS fica tudo bugado.... tem que reiniciar o computador, é uma chatisse.

Outra coisa é que ela não funciona direito com o MacOS. Ontem fiquei com raiva e saí procurando como fazer para instalar. Não achei... aí usei os conhecimentos do MacGyver e fiquei insistindo até conseguir. O driver que vem nela (ela é USB e reconhece como um Pen Drive) é bem singelo, só faz ela ser reconhecida pelo OS e nada mais. Nem pressão dá.
Existe um site que tem um driver mais atualizado e o procedimento pra instalar, só que não dá os macetes para o MAC.
o site é esse:
http://app.wukongiot.net/1060plus/eng.html

Tem também o site do fabricante que é:
http://eng.10moons.com/info5494.html


lá está atualizado, mas o link está quebrado... Porém consegui  baixar... bastou retirar a palavra "eng." do link e funcionou:
Segue o link que funciona:
10moons.com/upload/2022/01/11/202201111659156.zip
Por lógica foi atualizado em janeiro de 2022.
Instalei, depois entrei nas Preferências do sistema, Segurança e privacidade, destravei o cadeado, depois na aba Privacidade, fui adicionando os arquivos  (botão de "+") TabletPressure.app e MyTabletDaemon que ficam em /Applications/, para dentro dos itens "Acessibilidade", "Acesso Total ao Disco" e "Monitoração de Entrada". Também adicionei o Photoshop nesses itens. e começou a reconhecer a pressão da caneta!
Mas como dizem... não é muito católico. Tem hora que ele reconhece metade da tablet para cada monitor, tem hora que fica mapeado todo para o Monitor principal.
Talvez tenha que fazer algum processo para inicializar o driver junto com o sistema. Isso ainda não manjo fazer pois não sou tão avançado no MacOS.

A Huion eu achava ruim que era pequena e a mão quando solta ficava para fora da tablet. Essa não fica, mas como não consigo mapear somente o centro para usar acabo sofrendo o mesmo problema.
Para editar foto de produto, fazer limpeza ela é uma mão na roda! Coloco o spot Healing brush com tamanho sensível à pressão, e é "dois palitos" pra apagar tudo. As poeiras menores basta dar uma triscada e nas maiores apertar com mais força, não precisando dessa maneira ficar aumentando e  diminuindo o tamanho do pincel com ALT ou colchetes. Vai muito bem também limpando defeitos nas bordas. O Spot healing brush se estiver com pincel grande em bordas ele faz caca, e com a caneta eu consigo ser mais cirúrgico.

Para fazer dodge and burn também é um adianto, os traços saem bem mais orgânicos ao invés de ficar tipo rabisco de pré escola.

Agora, eu tenho para mim que as da Wacom, apesar de serem mais caras, estão mais consolidadas no mercado, tanto que o driver é bem melhor elaborado, parece ser mais bem polido... mas pode ser a famosa impressão de que a grama do vizinho é mais verdinha.
« Última modificação: 03 de Abril de 2022, 20:58:08 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Fernando, muito bacana o depoimento.

:ok:

Valeu por compartilhar.

Eu tenho uma Wacom Intuos PRO , modelo médio. Esse é o segundo modelo que tenho. O primeiro foi uma Wacom Intuos 4, modelo médio.

Só troquei a Intuos 4 pela PRO por conta da opção de poder conectar no computador via bluetooth. Funciona muito bem. Se ficar um tempo sem uso entra automaticamente em um modo de standby para economizar bateria. Duração da bateria é boa, pelo menos para o meu uso, chega a durar um dia inteiro de trabalho.

O cabo que vem é longo, mas é removível. Inclusive é USB-C, o que para mim é uma vantagem. E o mapeamento da área útil, caso precise uma área menor, funciona bem. Inclusive o mapeamento funciona muito bem em sistemas com 2 monitores.

Isso tudo em ambiente 100% Apple. Nunca usei em ambiente Windows.

Os botões e disco funcionam bem e com resposta rápida.

Esse modelo tem um recurso adicional onde a área útil pode ser utilizada como trackpad. É possível configurar vários gestos de mão para o dia a dia. Essa funcionalidade é ativada/desativada através de uma chave lateral. Recurso bem interessante para palestras e aulas.
« Última modificação: 04 de Abril de 2022, 10:30:18 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.