Autor Tópico: Alguém já trabalhou para a Quinto Andar (imobiliária virtual/Real Estate)?  (Lida 3821 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Me deram a indicação de uma empresa que está contratando fotógrafos. Trata-se da Quinto Andar. Parece que é uma imobiliária virtual que está chegando forte no mercado. Eles tem anunciado até na TV aberta.

O processo é bem chatinho... tem uma cacetada de formulário para preencher, questionários também (pra verificar se você leu todo o prospecto da empresa e se entendeu como funciona o trabalho). Também pedem para olhar seu portfólio, necessariamente tem que ter CNPJ próprio.

Eu cheguei na fase de assinar o contrato, mas estou aqui perguntando para ver se alguém já que já trabalhou com eles tem algo a dizer.

PS: Não sei se esta seria a área certa do fórum para cadastrar.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Você já olhou os valores pagos pelo serviço?


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Você já olhou os valores pagos pelo serviço?

Dá uns 60 conto por casa mais ou menos. Aí se postar no mesmo dia tem um bônus. Também tem bônus de postar vídeo e postar foto 360.

Pelo que vi o Workflow tem que ser otimizado pra render. E a edição não tem que ser muito fantástica. Dá Em na média de 30 - 45 fotos.
O vídeo é num take só. e a foto 360 não tem edição.
Não usa flash.

Vi um vídeo do Thales Souto aqui do fórum que ele estava fazendo esse tipo de trabalho lá na gringa e que já conseguia fazer tudo em 20 minutos.
« Última modificação: 04 de Abril de 2022, 19:27:56 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Dá uns 60 conto por casa mais ou menos. Aí se postar no mesmo dia tem um bônus. Também tem bônus de postar vídeo e postar foto 360.

Pelo que vi o Workflow tem que ser otimizado pra render. E a edição não tem que ser muito fantástica. Dá Em na média de 30 - 45 fotos.
O vídeo é num take só. e a foto 360 não tem edição.
Não usa flash.

Vi um vídeo do Thales Souto aqui do fórum que ele estava fazendo esse tipo de trabalho lá na gringa e que já conseguia fazer tudo em 20 minutos.


Acho muito pouco, ainda mais considerando os preços inflacionados... Se for de carro até as casas a gasolina já leva metade do ganho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Exatamente, aqui em Salvador não existe otimizar o tempo a menos que vá fotografar domingo.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Exatamente, aqui em Salvador não existe otimizar o tempo a menos que vá fotografar domingo.

Otimizar no sentido de se tornar ágil... Meu primeiro serviço pago de foto eu demorei 2 dias para fotografar 8 looks de roupas. Hoje se bobear faço em 1h.

Mesma coisa para foto imobiliária. Na primeira vez eu tenho certeza que vou levar umas 2h....  depois que pegar o jeito fico igual ao Thales... 20 minutos e tá pronto.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


bragademorais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Me deram a indicação de uma empresa que está contratando fotógrafos. Trata-se da Quinto Andar. Parece que é uma imobiliária virtual que está chegando forte no mercado. Eles tem anunciado até na TV aberta.

O processo é bem chatinho... tem uma cacetada de formulário para preencher, questionários também (pra verificar se você leu todo o prospecto da empresa e se entendeu como funciona o trabalho). Também pedem para olhar seu portfólio, necessariamente tem que ter CNPJ próprio.

Eu cheguei na fase de assinar o contrato, mas estou aqui perguntando para ver se alguém já que já trabalhou com eles tem algo a dizer.

PS: Não sei se esta seria a área certa do fórum para cadastrar.


Fiz em 2019, o processo aparentemente era um pouquinho mais simples do que hoje, não precisava de CNPJ.
 Sinceramente eu não achei que valia a pena, pagava pouco, exigia muito.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Bom eu estou querendo pra ver se monto um portifólio, eu tenho conhecimento, tenho equipamentos mas não tenho a experiência pois sou um engenheiro que está migrando para a área de fotografia. Não que eu não goste de engenharia, mas o stress e a cobrança que vem rolando estavam acabando comigo.
Desde 2008 as empresas estão sendo sucateadas, então a área que eu trabalho que é projeto de máquinas está bem ruim. Acabo concorrendo com meninos que saem do Senai e são mão de obra barata.
Empresas estão juniorizando, enxugando mão de obra. Prazos cada mais irreais. Onde trabalhei já estavam comprando colchão para dormir no escritório  :eek:.  Trabalhava todos os dias 12h, e fds era uma saga para dizer o porque não iria trabalhar.
Pra ajudar com toda essa cobrança meu problema com TDAH só piorou. Performance era quase nula, então tinha que acabar ficando além do horário porque não tinha telefone tocando, chefe azucrinando pra poder dar conta.

Fotografia pelo menos eu sou meu chefe, se não estou precisando de dinheiro eu fico uma semana de boa... Se preciso, eu dou uma ripa, anuncio aqueles equipamentos que não estou usando e recapitalizo.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Fiz em 2019, o processo aparentemente era um pouquinho mais simples do que hoje, não precisava de CNPJ.
 Sinceramente eu não achei que valia a pena, pagava pouco, exigia muito.

Cara sinceramente falando tenho vários colegas fotógrafos que falam que o valor pago é ridículo. Acho que precisamos valorizar mais nossa profissão . Numa cidade grande , 60 reais por imóvel não paga nem o valor da gasolina pra deslocamento considerando que terá que se deslocar numa certa quilometragem, mesmo que sejam imóveis próximos. Considerando também que cada imóvel a venda pode variar de 100Mil Reais a 1 Milhão de Reais (conforme o bairro , classe social, nicho, etc), e que um corretor de imóveis ganha de 5 a 10% do valor de venda do imóvel, considero um valor ridículo pois , basta uma calculadora, pra perceber que 60 reais por imóvel é operar no prejuízo.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Cara sinceramente falando tenho vários colegas fotógrafos que falam que o valor pago é ridículo. Acho que precisamos valorizar mais nossa profissão . Numa cidade grande , 60 reais por imóvel não paga nem o valor da gasolina pra deslocamento considerando que terá que se deslocar numa certa quilometragem, mesmo que sejam imóveis próximos. Considerando também que cada imóvel a venda pode variar de 100Mil Reais a 1 Milhão de Reais (conforme o bairro , classe social, nicho, etc), e que um corretor de imóveis ganha de 5 a 10% do valor de venda do imóvel, considero um valor ridículo pois , basta uma calculadora, pra perceber que 60 reais por imóvel é operar no prejuízo.


concordo. rolou discussao sobre o tema em varios grupos de wpp que frequento e todos foram unânimes: o valor ofertado não faz sentido.

Esse tipo de trampo é pro cara fazer com uma t3i + 18-55 dada pelo pai, indo de bike ou de busao pra ganhar uma grana pra sair com a cremosa pra comer um hamburgão.

Para quem está no mercado profissional, a conta não fecha e há muito mais contras do que prós. Um deles: ir de onibus para os imoveis não é uma opção. é sofrer risco d+ para ser furtado.

Talvez tu gaste 20 mins fotografando, mas certamente perderá o triplo disso em locomoção + pós produção.

Então tu terá que custear gasolina + estacionamentos rotativos + energia/internet + alimentação em algum momento.

Sei lá...fora de realidade pra mim. Eu acho que ganho mais dinheiro no tempo que gastaria fazendo esse trampo ae prospectando por conta própria algum outro que pagaria mais.  :ponder: :ponder: :ponder:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure