Autor Tópico: Lente RF 35mm f/1.8 STM - Alguém aqui tem ou já usou ?  (Lida 2090 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2022, 15:11:02

Aqui uma foto que fiz da minha filha ontem. Apenas para exemplificar como a lente é nítida mesmo em grandes aberturas.

Ah, lembrando que a foto está com um crop de 35% a 40% mais ou menos.

As configurações foram: 1/250 em f/2.0, ISO 320


16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2022, 10:52:55
Naka está pedindo 3.499


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2022, 15:54:40
Excelente preço, e vendedor confiável!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2022, 16:20:07
Peguei a minha, chegou hoje!!!!
Acho que não preciso criar um tópico separado de primeiras impressões não?
Vou colocar aqui o que estou achando.

Bom eu estava querendo uma lente mais GA, embora eu tenha a 16 e a 50, eu ainda não estava contente pois gosto mais do campo de visão da 35mm pra uma foto de corpo todo em ambiente fechado. Para fotos de close prefiro a 85mm.
Até tenho a 50mm mas pretendo ficar só com a 16, 35 e 85. A 16mm irei usar pra fotos de paisagem e  arquitetura, a 35 pra retratos fora do estúdio, e a 85 para produtos e retratos close up.

Peguei a minha na Amazon americana também. Consegui achar uma "*renewed" por $388.35. Não sei ao certo em reais pois eu fui fazendo depósito ao longo de 6 meses na minha conta da Nomad com o câmbio variando. Acredito que tenha sido aproximadamente R$2100. Esta lente custa $499 nova, lacrada ( R$2700 no dolar de hoje em conversão direta).

*renewed é tipo caixa aberta, acho que valeu a pena pelos $110 de desconto.

Desta vez eu fiz a compra pela Amazon diretamente, usando o cartão internacional da Nomad (ao  invés da compra assistida). Coloquei pra entregar na minha suíte da Zip4me.
O peso dela me deu uma quebrada... vi que daria 305g (0.67 libras), mas quando pesou na balança deu 1,05 libras (com a caixa e as proteções). Por causa dessas 0,05 libras tive que pagar uma libra extra, que de $24 sobe pra $33. Não consegui cupom de desconto.

Postei e chegou bem rápido, pedido de envio dia 30/06 chegou em casa sábado dia 16/07.  Zero tributação, declarei como "Lens Hood - Valor de $19,93, sem seguro 😬.

A lente é bem nova, embora tenha uma pequena marquinha na rosca de filtro frontal. A tampinha frontal também tem um leve descascadinho mas isso não muda absolutamente nada. Fora isso nada de risco, ou poeira e está encaixando perfeitamente os filtros.

Ela é um pouco maior do que a RF 50mm f1.8 e um pouco menor do que a RF85 f2.
Usa filtros de Ø52mm, que são os mesmos da EF 50mm f1.8 II. Gosto dessa medida pois costumo usar polarizador e filtro difusor de névoa (black pro mist). Nessa medida eles são bem baratinhos.

Agora vou começar a testar. A expectativa é que ela seja minha "lente do kit" já que uso a RF 24-105 (que seria a lente do kit ML) e acabo usando bastante próximo desta distancia focal.
Pra fotos de produto acredito que vai ser bacana pois essa função macro vem bem a calhar. Eu fotografo de longe e faço um crop grande pra pegar somente o miolo e ter tudo em foco. O tipo de foto que faço que é fotografia de e-commerce deve funcionar perfeitamente nas condições da meu espaço restrito.

A velocidade de foco é boa, melhor um pouco do que a RF85 que tem um curso muito grande. Essa 85 se for fazer um "pull" muito longo (muito perto p/ muito longe) é lentinha.
Acredito que vou utilizar ela pra gravar vídeos também, tanto por ter uma boa abertura (f1.8) quanto por ter um campo de visão mais amplo.

Outra coisa bacana é que ela "vira" o equivalente a uma 50mm f2.8 em modo crop, então meio que tenho 2 lentes em 1.

Link do rastreamento:
https://www.muambator.com.br/pacotes/NA120435021BR/detalhes/
« Última modificação: 18 de Julho de 2022, 16:24:39 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 18 de Julho de 2022, 16:24:54
Coincidência, li hoje num grupo de trekking que esses redirecionadores estão pesando a mais todos os produtos....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #20 Online: 18 de Julho de 2022, 17:30:55
Coincidência, li hoje num grupo de trekking que esses redirecionadores estão pesando a mais todos os produtos....

No site da Amazon o pacote todo dava 1lb certinho, a lente sozinha pesa as 300 e poucas gramas, mas tem a caixa, as tampas, bolha, papéis.. e por já ser aberta tinha mais fita adesiva pra fechar, aí acho que foi isso. No fim não trouxe mais nada além da lente. Deveria pois praticamente tinha uma libra cheia extra. Eles colocaram numa caixa maior desta vez... do tamanho de uma caixa de sapato com salgadinho e plástico bolha dentro.
Dava pra pedir pra jogar fora a embalagem... certamente daria 1 libra,  mas aí como não ia fazer seguro fiquei com receio.

Logo mais vou pegar um iphone... se alguém quiser alguma coisa que caiba numa libra ( descontando o iphone que tem 200g... pode ser tipo cartão de memória, color check....)  só me dar um toque que eu coloco junto no pacote, aí nem precisa pagar o frete.
« Última modificação: 18 de Julho de 2022, 17:32:09 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #21 Online: 20 de Julho de 2022, 18:45:52
Bom ontem já usei para gravar vídeo... Gosto de corrida e tenho um canal que de vez em quando falo sobre corrida e produtos de correr.

Usei na EOS RP, em 1080P, abertura f1.8, rastreamento de olho, SS 1/50, balanço de branco customizado, Iso 500, uma lâmpada Philips presa num softbox S-type logo acima da minha cabeça. Microfone usei um do Ali, de cabeça, transmitindo pelo Andoer MX para a câmera. Usei um atenuador e liguei o receptor diretamente na câmera.
A luz de recorte é um VL49 da Ulanzi que está no nicho.
Usei um filtro Pro Mist genérico (já comentei dele em outros tópicos e tem link nos Garimpos).

Achei que ela foi perfeita para esse tipo de vídeo. Conseguiu me isolar bem do fundo, e ficou distante de mim mais ou menos um metro (a câmera no tripé).

Esse tipo de vídeo eu faço por hobby (aliás foi a minha porta de entrada para a fotografia), mas vez ou outra me contratam para gravar algum vídeo institucional nesse estilo.


Fotógrafo oficial Foco Radical