Autor Tópico: Lente Full-Frame 11-24mm  (Lida 1429 vezes)

Larsen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 14 de Abril de 2022, 11:30:00
Olá,

Alguém tem experiência com a lente 11-24mm da canon full frame?
Tenho uma 17-40mm e não estou gostando da definição dela para fotos de arquitetura. Antes tinha uma 10-22mm cropada que é excelente, parti para uma full frame e estou tendo esse problema de definição com a 17-40mm.

Obrigado


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2022, 12:54:34
Esta EF 11-24mm é simplesmente fantástica, pena o preço salgado dela.

A Canon tem outras opções excelentes além dela.
A EF 16-35mm f4 L IS USM e a EF 16-35mm f2.8 L III ( atente a isso tem que ser serie III).

Ou a explendida EF 14mm 2.8 L II

Qualquer uma destas, são melhores que a 17-40
Fotógrafo e birdwatching


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2022, 23:27:22
Olá,

Alguém tem experiência com a lente 11-24mm da canon full frame?
Tenho uma 17-40mm e não estou gostando da definição dela para fotos de arquitetura. Antes tinha uma 10-22mm cropada que é excelente, parti para uma full frame e estou tendo esse problema de definição com a 17-40mm.

Obrigado

Cara eu gosto da 17-40 F4L fiz dois jobs com ela. O que na nitidez exatamente que ela não te agrada?

Outra opção fantástica é a Sigma 12-24 pra Fullframe, lente muito top.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2022, 09:29:13
O problema da 11-24 é que custa o preço de um carro e praticamente não dá para colocar filtro (polarizador ou ND).
Se quiser experimentar (e for de perto, sou de Mogi das Cruzes) tenho uma Laowa Venus 15mm Macro Shfit, é ideal pra arquitetura. Tem uma boa nitidez.
Além das 14mm da Canon, a Samiang e a Yongnuo também tem essa lente, porém, também nenhuma delas permite filtro.
O pessoal fala que a 16-35 F4L IS USM é bem melhor do que a 17-40.
Dependendo lentes ultra grande angular assim podes pensar nas lentes Nikon, já que permite usar em Canon com adaptador e é fácil de fazer o foco, já que depois de 1 metro já está tudo na hiperfocal. Nesse caso atentar para buscar um adaptador que tenha regulagem de abertura, que na Nikon é controlado por uma chaveta.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2022, 19:35:03
O problema da 11-24 é que custa o preço de um carro e praticamente não dá para colocar filtro (polarizador ou ND).
Se quiser experimentar (e for de perto, sou de Mogi das Cruzes) tenho uma Laowa Venus 15mm Macro Shfit, é ideal pra arquitetura. Tem uma boa nitidez.
Além das 14mm da Canon, a Samiang e a Yongnuo também tem essa lente, porém, também nenhuma delas permite filtro.
O pessoal fala que a 16-35 F4L IS USM é bem melhor do que a 17-40.
Dependendo lentes ultra grande angular assim podes pensar nas lentes Nikon, já que permite usar em Canon com adaptador e é fácil de fazer o foco, já que depois de 1 metro já está tudo na hiperfocal. Nesse caso atentar para buscar um adaptador que tenha regulagem de abertura, que na Nikon é controlado por uma chaveta.

Ainda acho a EF Sigma 12-24 imbatível no custo-benefício. O bom das lentes Laowa é essa tecnologia de ter zero distorção; é realmente um avanço fantástico em cima do que já existe em termos de ótica.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2022, 22:45:07
Uso bastante essas UGAs em viagem, mas qualquer coisa abaixo de 21mm (em full frame) tem suas manhas. Nunca vi nenhuma zoom UGA que eu pudesse falar, uau ! Essa é magnifica no extremo mais aberto. São projetos bem complicados e sempre, sempre perdem sacrificam a nitidez em detrimento da distorção ou vice-versa. As melhores são absurdamente caras, tive uma Panasonic 7-14 F4, tenho uma Oly 9-18 (o crop das MFT é de 2x), Fuji 10-24, a EF 17-40. Todas tem seus problemas e são bem caras.

Alguns problemas são de fácil correção para quem usa o DxO, pois a maioria dessas zooms UGA tem módulo ótico disponível no DxO, o que corrige razoavelmente bem a perda de definição nas bordas. Tem que ter em mente que essas objetivas foram projetadas para serem usadas normalmente em F5.6 ou F8 e se souber lidar com isso dá para ser feliz com qualquer uma delas. Ou seja, a 17-40 + DxO é uma combinação barata e que se sai muito bem.

No meu caso específico, preferi voltar a "old school" e usar fixas. As minhas escolhas foram a Zeiss Flektogon 20mm F4 (M42) pela baixissima distorção, pela Russar MR-2 (20mm/5.6, M39) que é 100% retilinear  e as Minolta MD 17mm F4 e 20mm F2.8. Essas objetivas são incríveis, só que tem um probleminha, fora a Flektogon, nenhuma delas é compatível com mount Canon EF. Eu uso Sony E-mount e MFT basicamente.



rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2022, 17:04:54
Tenho e sou apaixonado nessa lente. Seria a última que eu me desfazeria do meu kit. Qualquer dúvida pode perguntar.   :ok:


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2022, 16:31:50
eu tenho a 17-40 e gosto demais dela. Realmente na abertura máxima dela e em 17mm da pra notar que ela perde definição nas bordas.

Mas eu também tenho o "kit" que AFshalders mencionou , que é ela mais o DXO Photolab, que realmente ele as vezes tira leite de pedra pra compensar  perda de nitidez.

Aliás eu nem cogito me desfazer dela. Mas claro que ela não é perfeita, onde  talvez eu adquirisse em um futuro próximo e se o bolso permitir uma UGA fixa de 12, 14mm e com abertura menor que F4 pra tirar umas fotos de estrelas , no lugar da 17-40.

E sim, apesar que não é o tema aqui do tópico, mas na minha opinião a 17-40 só faz sentido usar ela em camera FF. Ela nunca seria minha opção se eu tivesse uma camera cropada.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2022, 16:39:31 por dlgoes »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2022, 22:52:45
eu tenho a 17-40 e gosto demais dela. Realmente na abertura máxima dela e em 17mm da pra notar que ela perde definição nas bordas.

Mas eu também tenho o "kit" que AFshalders mencionou , que é ela mais o DXO Photolab, que realmente ele as vezes tira leite de pedra pra compensar  perda de nitidez.

Aliás eu nem cogito me desfazer dela. Mas claro que ela não é perfeita, onde  talvez eu adquirisse em um futuro próximo e se o bolso permitir uma UGA fixa de 12, 14mm e com abertura menor que F4 pra tirar umas fotos de estrelas , no lugar da 17-40.

E sim, apesar que não é o tema aqui do tópico, mas na minha opinião a 17-40 só faz sentido usar ela em camera FF. Ela nunca seria minha opção se eu tivesse uma camera cropada.

Em geral projetos zoom ultra grande angular são formulas óticas bem mais complexas do que lentes tele, por exemplo. Francamente, a Canon tem poucas lentes na linha Fullframe ultra grande angular realmente excepcionais. As 16-35 MM 2.8 não rendem tão bem na ótica assim. Agora a 16-35 F4 IS USM , pra mim é o melhor zoom grande angular da linha L ; além da 11-24, mas a 11-24 é um preço mega-salgado.

Agora todos precisamos ter em mente que todas essas lentes com abertura fechadas entre F5 - F8 - F11 tem um desempenho excelente (no mínimo). E usar essas lentes em câmeras APSC chega a ser um desperdício.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2022, 06:20:00
12 - 24  lente específica é pra quem está espremendo suco de 17mm grande angular.  Pra quem não precisa a outra me parece muito mais interessante.