Autor Tópico: 50mm ou 35mm para câmera cropada?  (Lida 5685 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2022, 18:52:03
Outra coisa que vale lembrar é que quando se muda de APSC para Full Frame, para se ter o mesmo enquadramento, a full frame como é mais ampla, você consegue ir mais perto para enquadrar. Com isso o fundo acaba ficando mais desfocado. Aí que vem a famosa história de que a FF dá mais desfoque.
Se colocar a mesma lente em duas câmeras diferentes, sendo uma APSC e outra FF, na mesma posição, a foto deve sair idêntica, com a diferença que a cropada vai ficar só o miolo da imagem da FF.

Uma coisa legal das crop é que se for Mirrorless tem uma lente intermediária (fica entre a objetiva e o corpo) chamado Speedbooster ou redutor focal, ele consegue ampliar o campo de visão de uma lente FF e ganha aproximadamente 1 stop de luz. Porém o desfoque não é igual pois como o nome diz ele reduz a distância focal, mas é legal... Eu uso a 50 f1.4 que fica praticamente o quadro da FF e vira F1.0 :o (ótima para foto noturna).

Sempre tive vontade de fazer um teste com esse acessório. Fiquei imaginando numa APSC, a Helios 58MM F2 com aquele desfoque bem característico. Será que o desfoque ficaria mais intenso , considerando que teria o ganho de 1 stop de luz? Nesse exemplo a Helios 58MM iria de F2 pra F1.4


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2022, 18:54:38

No geral, em APS-C, eu acostumei com 35mm, tanto que vendi minha 27mm por falta de uso. Mesmo estando acostumado e gostando do resultado, acho um tantinho apertada às vezes. Talvez uma 23mm teria mais uso por aqui, mas já estou tão acostumado com a 35mm que fico com preguiça de testar.


Uso nas APSC lentes vintage fixas de 28 e 35MM ; gosto bastante dessas lentes em APSC, pois a gama de lentes novas e antigas é bem grande, principalmente 35MM toda fabricante praticamente tem .


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2022, 21:34:28
Uma coisa legal das crop é que se for Mirrorless tem uma lente intermediária (fica entre a objetiva e o corpo) chamado Speedbooster ou redutor focal, ele consegue ampliar o campo de visão de uma lente FF e ganha aproximadamente 1 stop de luz. Porém o desfoque não é igual pois como o nome diz ele reduz a distância focal, mas é legal... Eu uso a 50 f1.4 que fica praticamente o quadro da FF e vira F1.0 :o (ótima para foto noturna).

Então... O Speed booster (redutor focal é o termo genérico) pega o círculo projetado original pra FF e diminui o tamanho pra APS-C. Todas as características óticas da lente em sensor FF passam pra APS-C: mesmo ângulo e mesma profundidade de campo. É mais ou menos como redimensionar uma imagem, mas mantendo a resolução. Ou simplesmente aumentar o ppi, se vc preferir definir assim.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2022, 02:49:37
Para quem fotografa muito eventos sociais ou filma, eu entendo a preferência por ml. Mas ainda me soa caro na economia brasileira (se não usar bem os recursos)e da para garimpar dslr usada por um valor amigo. Sem falar dessa 35 1.8 dx que tem bom custo beneficio.
« Última modificação: 20 de Abril de 2022, 02:52:20 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2022, 14:05:18
O problema é que todos esses redutores focais deterioram a imagem. Tem que ter em mente qual é a finalidade original deles, que é para vídeo, onde a resolução final é bem menor.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2022, 14:55:06
Então... O Speed booster (redutor focal é o termo genérico) pega o círculo projetado original pra FF e diminui o tamanho pra APS-C. Todas as características óticas da lente em sensor FF passam pra APS-C: mesmo ângulo e mesma profundidade de campo. É mais ou menos como redimensionar uma imagem, mas mantendo a resolução. Ou simplesmente aumentar o ppi, se vc preferir definir assim.

Felipe, deixa ver se eu entendi. Se eu pegar por exemplo, uma Helios 58MM F2.0 em abertura máxima, tirar um retrato que vai fazer aquele "desfoque redemoinho", num sensor APSC essa imagem teria um corte, equivalendo a 85MM aproximadamente. Mas usano esse "speedbooster" , usando numa APSC , ela me daria os 58MM do Fullframe com a mesma profundidade de campo , ou seja, tanto a profundidade de campo, o ângulo de visão e o suposto "ganho de 1 stop' equivaleriam a usar 58MM do Fullframe num corpo APSC é isso? Desde já agradeço!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2022, 17:48:43
Felipe, deixa ver se eu entendi. Se eu pegar por exemplo, uma Helios 58MM F2.0 em abertura máxima, tirar um retrato que vai fazer aquele "desfoque redemoinho", num sensor APSC essa imagem teria um corte, equivalendo a 85MM aproximadamente. Mas usano esse "speedbooster" , usando numa APSC , ela me daria os 58MM do Fullframe com a mesma profundidade de campo , ou seja, tanto a profundidade de campo, o ângulo de visão e o suposto "ganho de 1 stop' equivaleriam a usar 58MM do Fullframe num corpo APSC é isso? Desde já agradeço!

Correto. A luz sobre um círculo que inicialmente seria de diâmetro 43.23mm (a diagonal do quadro FF) é convergida a um círculo de 28.29mm (diagonal do APS-C Nikon), ou seja, é um círculo de tamanho 1/1.53 vezes o tamanho original. Ora, 1 ponto é 1.4, logo o círculo APS-C é praticamente 1 ponto em ganho de luz.

Veja que o teleconverter funciona da maneira oposta: ele aumenta o tamanho do círculo, e a câmera pega só a parte central deste círculo. Como ele é maior, a mesma luz é distribuída em uma área maior, fazendo com que todo o círculo fique mais escuro.

Veja:
https://zebrazone.tv/what-is-a-speedbooster/




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2022, 19:19:07
Felipe, deixa ver se eu entendi. Se eu pegar por exemplo, uma Helios 58MM F2.0 em abertura máxima, tirar um retrato que vai fazer aquele "desfoque redemoinho", num sensor APSC essa imagem teria um corte, equivalendo a 85MM aproximadamente. Mas usano esse "speedbooster" , usando numa APSC , ela me daria os 58MM do Fullframe com a mesma profundidade de campo , ou seja, tanto a profundidade de campo, o ângulo de visão e o suposto "ganho de 1 stop' equivaleriam a usar 58MM do Fullframe num corpo APSC é isso? Desde já agradeço!

Muito interessante usar em mirrorless esse acessório pois há muitas lentes vintage 50MM boas e baratas a venda. Pra gravar vídeos é bem interessante . Obrigado pela explicação, vou ler o link.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #23 Online: 20 de Abril de 2022, 19:38:48
Correto. A luz sobre um círculo que inicialmente seria de diâmetro 43.23mm (a diagonal do quadro FF) é convergida a um círculo de 28.29mm (diagonal do APS-C Nikon), ou seja, é um círculo de tamanho 1/1.53 vezes o tamanho original. Ora, 1 ponto é 1.4, logo o círculo APS-C é praticamente 1 ponto em ganho de luz.

Veja que o teleconverter funciona da maneira oposta: ele aumenta o tamanho do círculo, e a câmera pega só a parte central deste círculo. Como ele é maior, a mesma luz é distribuída em uma área maior, fazendo com que todo o círculo fique mais escuro.

Veja:
https://zebrazone.tv/what-is-a-speedbooster/




Felipe este assunto do Speedbooster me levantou outra discussão interessante: se este acessório faz a lente ganhar 1 stop de luz , ter a mesma visão e profundidade de campo de uma lente Fullframe (por exemplo, 50MM com Speedboster viraria uma 50MM ) , quando usamos uma lente SEM O SPEEDBOOSTER numa camera APSC, há teoricamente a perda de 1 Stop de luz, além da perda do ângulo de visão causado pelo corte do sensor. Será que estou enganado? Assim sendo, por exemplo, uma Sigma 17-50 2.8 na APSC, seria o equivalente a uma 26-75 F4.0 numa Fullframe . Será que deu pra entender a pergunta? rsrsrsrsrs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2022, 20:13:31
Facilimo de testar...

Pegue duas cameras uma APS e uma FF. Pegue uma 50mm fixa ou outra qualquer.
Fixe a abertura e o ISO e leia a velocidade.
Fotometre uma parede branca ou o céu sem nuvens.

Vou te deixar descobrir. :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2022, 23:33:10
Vou te deixar descobrir. :D

É uma maneira!  ;)

No círculo projetado pro tamanho FF, a luminosidade deveria ser constante, exceto pela vinheta nas bordas. Logo a luz em cada pixel seria a mesma, se os pixels forem do mesmo tamanho. Pra pixels de tamanhos diferentes, cada câmera compensa a luminosidade internamente.

Mas há uma pequena diferença, como eu disse, caso haja vinheta. Neste caso, APS-C vai ser um pouquinho mais claro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2022, 00:00:20
É uma maneira!  ;)

No círculo projetado pro tamanho FF, a luminosidade deveria ser constante, exceto pela vinheta nas bordas. Logo a luz em cada pixel seria a mesma, se os pixels forem do mesmo tamanho. Pra pixels de tamanhos diferentes, cada câmera compensa a luminosidade internamente.

Mas há uma pequena diferença, como eu disse, caso haja vinheta. Neste caso, APS-C vai ser um pouquinho mais claro.


Deixe ele fazer...  :D
Nada como o método científico.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2022, 00:17:29

Deixe ele fazer...  :D
Nada como o método científico.

Vou fazer nobres colegas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2022, 09:25:17

Só lembrando, é um vidro colocado atrás de sua lente e que existem vidros e vidros.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2022, 13:22:44
Só lembrando, é um vidro colocado atrás de sua lente e que existem vidros e vidros.

Vidros e vidros... Coatings e coatings... e por aí vai.
Não existe almoço grátis.