Autor Tópico: 50mm ou 35mm para câmera cropada?  (Lida 5691 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #30 Online: 22 de Abril de 2022, 17:51:10
Então o nome do Speedbooster é Redutor focal.
Ele não aumenta o desfoque pois se por um lado ganha no F Stop, por outro ele reduz a distância focal.

Existem alguns modelos de Speedbooster. Para Micro 4/3 tem o 0,71x e o 0,63 (salvo engano). Para a Canon APSC até onde sei só existe o 0,71x. Colocado na lente 50mm, ela se comporta como uma 50x0,71= 35mm na questão desfoque e profundidade de campo.
Bom é sabido que a 35mm tem menos desfoque e mais profundidade de campo do que a 50mm a uma mesma distância. E assim ela se comporta.
Vale lembrar que ainda existe a questão do fator de Crop da câmera, no caso da Canon 1,6x... Logo a lente em termos de enquadramento será o seguinte: 50*1.6=80mm, mas aí vem o redutor focal e diminui isso: 80*0.71=57mm. Então prepare-se para o novo suco de Tamarindo: A lente 50mm f1.4 na APSC com Speedbooster vai ter características de profundidade de campo e desfoque de 35mm, abertura F1.0 e recorte (emquadramento) de uma lente 57mm.

Quanto à perda de nitidez, existe sim, mas  pelo menos no Viltrox, não achei assim absurda. Como geralmente é para usar em retrato que não é uma coisa que demanda tanta nitidez, não vi problemas. No meu caso, perdeu bem menos nitidez do que o teleconversor Kenko que uso.

Ahh outra coisa, lente precisa ser uma especificada para Full Frame, não funciona se colocar lente APS-C nele, fica com vinheta.

Existe também teleconversor para Full Frame, inclusive para mount RF da Canon, a Metabones quem fabrica. O pessoal lançou esse produto pois as RP e R tem um Crop quando estão no modo 4K, assim ele meio que melhora um pouco esse crop.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #31 Online: 22 de Abril de 2022, 17:54:27
Vídeo do Chris Frost mostrando:



uma coisa que eu percebi no meu foi que aumentou bastante os Flares. Levei a câmera pra uma viagem e não queria ficar carregando várias lentes, então peguei somente a 24-105 f4L. Fui pra Atibaia e resolvi fazer umas fotos de por do sol nas pedrinhas de lá. O sol ficou bem no centro do quadro, gerou bastante artefatos. Tive um trabalho danado para corrigir. Não me lembro de ter tido tanto flare nessa lente sem o speedbooster.
Então os pontos contras são que pioram as aberrações óticas [nitidez , flare (sendo o pior) e franja], mas deixa o conjunto mais grande angular e ganha um ponto de luz extra.... Pensa que top é usar uima 24-105 f2.8L 😎


O pessoal de filmagem que gosta bastante.... ganhar um ponto de luz assim de lambuja! e na imagem de filmagem não se percebe a perda de nitidez (na real eu não percebo na foto, mas beleza), afinal um fotograma de 1080p tem 2 Mega Pixels, 10x menos do que  a resolução comum de 20MP dos sensores APSC.
« Última modificação: 22 de Abril de 2022, 18:10:07 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 27 de Abril de 2022, 21:09:57
Vou fazer nobres colegas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fez ?  :D


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #33 Online: 07 de Maio de 2022, 12:24:33
Estive pensando nisso enquanto avaliava modelos de lente fixa:

A lente 50mm é recomendada para retrato por não causar distorção na imagem, por ser o mais próximo da visão humana, enfim.

A questão é que a 50mm em uma câmera cropada se comporta como uma 75mm ou 80mm (dependendo da câmera).
Já a 35mm se comportaria como uma 52mm ou 56mm.

A questão é, o correto seria uma 35mm para câmera com sensor crop, para estar próximo do que seria os 50mm na full frame?  :ponder:
Ou nesse caso tanto faz, o ideal é usar a 50mm na crop, mesmo que o aspecto seja de uma 80mm??  :ponder: :ponder: :ponder:

Não sei se consegui explicar certo o raciocínio rsrsrs.
Não encontrei outro post parecido, mas se o assunto já existe no fórum, pode remover o post.

Obrigado!

No caso uma 35 mm em uma camera APS-C se comportaria como uma 35 mm mesmo não?
Tenho uma Nikon D7200, usava (muito pouco) uma Nikkor 50 mm FX, quando começei a fazer alguns retratos, senti que essa lente ficava estranha, não ficava confortável usando ela
Acabei adquirindo uma Nikkor 35 mm DX, e senti uma diferença tremenda na hora, foi uma sensação bem de "agora isso faz sentido"
No caso da Nikon as lentes FX são para FF, as DX são para APS-C.

Especificamente sobre a sua pergunta, minha opinião, use as lentes especificas para sensor APS-C, pois você vai ter um aproveitamento 100% da lente, pois ela foi desenvolvida para aquele sensor, usar uma lente de FF em APS-C perde um tanto consideravel de luz, e a indicação de f1.8 vai por água abaixo.
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2022, 20:54:23

Deixe ele fazer...  :D
Nada como o método científico.

Teste feito, a quantidade de luz é a mesma entre sensor APSC e Fullframe kkkkk . Reconheço meu vacilo e agradeço imensamente aos colegas por mais esse aprendizado!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2022, 21:04:22
No caso uma 35 mm em uma camera APS-C se comportaria como uma 35 mm mesmo não?
Tenho uma Nikon D7200, usava (muito pouco) uma Nikkor 50 mm FX, quando começei a fazer alguns retratos, senti que essa lente ficava estranha, não ficava confortável usando ela
Acabei adquirindo uma Nikkor 35 mm DX, e senti uma diferença tremenda na hora, foi uma sensação bem de "agora isso faz sentido"
No caso da Nikon as lentes FX são para FF, as DX são para APS-C.

Especificamente sobre a sua pergunta, minha opinião, use as lentes especificas para sensor APS-C, pois você vai ter um aproveitamento 100% da lente, pois ela foi desenvolvida para aquele sensor, usar uma lente de FF em APS-C perde um tanto consideravel de luz, e a indicação de f1.8 vai por água abaixo.


A distância focal de uma lente continua sempre a mesma inclusive suas características. O que muda na verdade é o tamanho do sensor e, portanto, a área captada da imagem. E dai é que se aplica o fator de corte do sensor. Por exemplo, uma lente 50 MM num sensor Fullframe te dará um ângulo de visão X. Num sensor APSC é como se na pós-produção fizemos um crop (corte) na imagem tanto na horizontal , quanto na vertical. Assim, uma lente 50MM numa câmera continuará sendo uma lente 50MM , mas com um ângulo de visão mais restrito porque houve um corte na imagem feito pelo sensor. Esse ângulo equivale, a 75MM de uma câmera Fullframe (dependendo do fabricante do sensor Canon ou Sony, pois precisa multiplicar a distância focal da lente pelo fator de corte do sensor 1.5 - Sony e 1.6 Canon) .

Mas há algumas diferenças sim entre por exemplo tirar uma foto em 75MM numa Fullframe e usar o ângulo equivalente num sensor APSC (que seria uma lente 50MM ), já que a lente 50MM continua sendo 50MM , mas com um ângulo de visão no sensor que equivale a 75MM. Isso ocorre porque as características da lente 50MM como distorções por exemplo, continuam sendo da lente 50MM . Embora aja diferenças na prática marginais, existe sim alguma diferença entre fotografar retratos com uma 50MM num sensor APSC e usar uma 75MM num sensor Fullframe. Tais característica ocorrem não pela distância focal das lentes apenas, mas por causa do tamanho do sensor que criam uma relação diferente entre a área em foco e desfocada, a distância da câmera para a pessoa que está sendo fotografada, etc.

Sobre usar lente 35MM no sensor APSC, realmente é um ângulo bem interessante pra se trabalhar. A própria Viltrox, fabricante chinesa, tem uma linha de lentes fixas equivalentes apenas pra sensor APSC em ângulo de visão que são as 23MM 1.4, 33MM 1.4  e 56MM 1.4 que são equivalentes em campo de visão respectivamente a 35MM , 50MM e 85MM do sensor Fullframe. Então são lentes bem interessantes nessa linha.
« Última modificação: 07 de Maio de 2022, 21:06:26 por cheferson »


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #36 Online: 07 de Maio de 2022, 21:24:35
A distância focal de uma lente continua sempre a mesma inclusive suas características. O que muda na verdade é o tamanho do sensor e, portanto, a área captada da imagem. E dai é que se aplica o fator de corte do sensor. Por exemplo, uma lente 50 MM num sensor Fullframe te dará um ângulo de visão X. Num sensor APSC é como se na pós-produção fizemos um crop (corte) na imagem tanto na horizontal , quanto na vertical. Assim, uma lente 50MM numa câmera continuará sendo uma lente 50MM , mas com um ângulo de visão mais restrito porque houve um corte na imagem feito pelo sensor. Esse ângulo equivale, a 75MM de uma câmera Fullframe (dependendo do fabricante do sensor Canon ou Sony, pois precisa multiplicar a distância focal da lente pelo fator de corte do sensor 1.5 - Sony e 1.6 Canon) .

Mas há algumas diferenças sim entre por exemplo tirar uma foto em 75MM numa Fullframe e usar o ângulo equivalente num sensor APSC (que seria uma lente 50MM ), já que a lente 50MM continua sendo 50MM , mas com um ângulo de visão no sensor que equivale a 75MM. Isso ocorre porque as características da lente 50MM como distorções por exemplo, continuam sendo da lente 50MM . Embora aja diferenças na prática marginais, existe sim alguma diferença entre fotografar retratos com uma 50MM num sensor APSC e usar uma 75MM num sensor Fullframe. Tais característica ocorrem não pela distância focal das lentes apenas, mas por causa do tamanho do sensor que criam uma relação diferente entre a área em foco e desfocada, a distância da câmera para a pessoa que está sendo fotografada, etc.

Sobre usar lente 35MM no sensor APSC, realmente é um ângulo bem interessante pra se trabalhar. A própria Viltrox, fabricante chinesa, tem uma linha de lentes fixas equivalentes apenas pra sensor APSC em ângulo de visão que são as 23MM 1.4, 33MM 1.4  e 56MM 1.4 que são equivalentes em campo de visão respectivamente a 35MM , 50MM e 85MM do sensor Fullframe. Então são lentes bem interessantes nessa linha.

O que eu não entendi é,  35 mm não é usualmente feita para sensor APS-C e a 50 mm feita para FF? Pq pelo que eu entendi do que li, está sendo considerando que se colocar uma 35 mm no APS-C tem que considerar o crop, enquanto que eu acredito (ou acreditava dependendo da resposta) é que as 35 mm sempre seriam 35 mm por serem feitas especificamente para esse sensor, não sendo aplicável o fator de crop

A teoria por traz do fator de crop eu conheço, inclusive vi um video muito interessante dos Northup falando que até o f deveria ser recalculado ao usar uma lente FF no sensor APS-C por causa da perca de luz
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 07 de Maio de 2022, 21:35:34
Não sei de onde você conclui que 35mm é uma DF de APS-C, afinal é muito usada em FF.

Tem que multiplicar o crop sempre.

Lente 35mm DX significa apenas que o círculo de projeção dela cobre apenas um sensor de tamanho APS-C.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #38 Online: 07 de Maio de 2022, 22:07:38
Por isso que perguntei, eu não conheço tantas lentes alem das que eu tenho e das poucas que gostaria de comprar
Esse era um achismo meu
Enfase no ERA
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 07 de Maio de 2022, 23:39:22
Teste feito, a quantidade de luz é a mesma entre sensor APSC e Fullframe kkkkk . Reconheço meu vacilo e agradeço imensamente aos colegas por mais esse aprendizado!

 :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 08 de Maio de 2022, 00:15:35
O que eu não entendi é,  35 mm não é usualmente feita para sensor APS-C e a 50 mm feita para FF? Pq pelo que eu entendi do que li, está sendo considerando que se colocar uma 35 mm no APS-C tem que considerar o crop, enquanto que eu acredito (ou acreditava dependendo da resposta) é que as 35 mm sempre seriam 35 mm por serem feitas especificamente para esse sensor, não sendo aplicável o fator de crop

A teoria por traz do fator de crop eu conheço, inclusive vi um video muito interessante dos Northup falando que até o f deveria ser recalculado ao usar uma lente FF no sensor APS-C por causa da perca de luz

Fisher, a distância focal de uma lente nunca muda. O que muda é o tamanho do sensor. Sensor Fullframe é o que recebe a luz da lente e tem um tamanho X por Y (altura e largura) . Sensores menores como Micro 4/3 ou APSC são menores do que o Fullframe em Largura e Altura. A distância focal de uma lente e suas características não mudam. O que muda é que o sensor menor, vai captar uma área menor da imagem , apenas isso.

Não confundir com o fato de que uma lente pode ser projetada para um sensor maior ou menor. Isso é outro assunto. Por exemplo, vamos pegar a Nikon 35MM 1.8 que tem versões DX (APSC) e 35MM 1.8 FX (Fullframe). A distância focal de 35MM será a mesma em ambas as lentes. Evidente que em sensor APSC, os 35MM precisará ser feito o fator de corte de 1.5 , que dará o equivalente , usando numa DX Nikon da vida, algo equivalente a 52MM do Fullframe, isso em termos de ângulo de visão.

A diferença entre uma lente projetada especificamente pra sensor APSC (DX) é que essa lente é projetada para cobrir o sensor APSC. Isso permite ao fabricante usar menos vidros e produzir uma lente mais compacta e mais barata já que ela é projetada para um sensor menor . Pega uma 35MM 1.8 DX (APSC) e monta ela numa câmera Fullframe (de sensor maior). Ela vai continuar sendo uma lente 35MM , mas os cantos irão formar vinheta, porque a lente foi projetada para um sensor menor (APSC) e você a está encaixando num sensor maior (FULLFRAME). Já uma lente projetada pra sensor FX (Fullframe) irá encaixar com câmeras de ambos os sensores , pois  a lente vai projetar luz suficiente pra iluminar ambos os sensores , sacou?  :D  :D  :D
« Última modificação: 08 de Maio de 2022, 00:20:30 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 08 de Maio de 2022, 00:22:37


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 08 de Maio de 2022, 05:10:46
O que eu não entendi é,  35 mm não é usualmente feita para sensor APS-C e a 50 mm feita para FF? Pq pelo que eu entendi do que li, está sendo considerando que se colocar uma 35 mm no APS-C tem que considerar o crop, enquanto que eu acredito (ou acreditava dependendo da resposta) é que as 35 mm sempre seriam 35 mm por serem feitas especificamente para esse sensor, não sendo aplicável o fator de crop

A teoria por traz do fator de crop eu conheço, inclusive vi um video muito interessante dos Northup falando que até o f deveria ser recalculado ao usar uma lente FF no sensor APS-C por causa da perca de luz

Fisher, eles estao errados. Infelizmente, alguns videos sao clickbait. Falando sobre DSLR, onde nao existem muitas lentes fixas aps c. Sensores aps c muitas vezes sao mais iluminados nas bordas quando usados com lentes FF. Isso pode tambem ser comprovado tambem pela reclamacao de alguns que gostam de seguir a proposta, o estilo do fabricante, e gostam vinhetas. Algumas lentes resolvem melhor alta resolucao e nao tem nada a ver se a lente e aps c ou ff.  No aps c a 35 e mais versatil entre elas, se a proposta e ter uma unica lente.
Ja no FF, lentes como a 35 1.8 sao dificeis de usar em abertura maxima.


 
« Última modificação: 08 de Maio de 2022, 05:29:09 por Leonardo Tonin »


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #44 Online: 08 de Maio de 2022, 11:35:23
Fisher, eles estao errados. Infelizmente, alguns videos sao clickbait. Falando sobre DSLR, onde nao existem muitas lentes fixas aps c. Sensores aps c muitas vezes sao mais iluminados nas bordas quando usados com lentes FF. Isso pode tambem ser comprovado tambem pela reclamacao de alguns que gostam de seguir a proposta, o estilo do fabricante, e gostam vinhetas. Algumas lentes resolvem melhor alta resolucao e nao tem nada a ver se a lente e aps c ou ff.  No aps c a 35 e mais versatil entre elas, se a proposta e ter uma unica lente.
Ja no FF, lentes como a 35 1.8 sao dificeis de usar em abertura maxima.

Desculpa, mas quem que esta errado? Os Northup?

Sobre as bordas serem mais iluminadas no sensor APS-C com lente FF concordo, pois o circulo de projeção da FF é maior.

Mas sobre o meu uso de 50 mm FX e 35 mm DX no APS-C, a 50 mm com certeza era mais escura, exigia que eu usasse ISO um pouco mais altas.
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki