Autor Tópico: 50mm ou 35mm para câmera cropada?  (Lida 5679 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 08 de Maio de 2022, 12:25:05
Pesquise sobre t-stop das lentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #46 Online: 08 de Maio de 2022, 12:31:04
Not a valid %s URL
Pesquise sobre t-stop das lentes.

Usado nas lentes de cinema? Que é a medição real da luz projetada através de aparelhos eletrônicos ao invés de uma fórmula matemática?
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 08 de Maio de 2022, 12:37:23
Not a valid %s URLUsado nas lentes de cinema? Que é a medição real da luz projetada através de aparelhos eletrônicos ao invés de uma fórmula matemática?

Exatamente, pode explicar a diferença de iso relatada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Maio de 2022, 13:21:57
Desculpa, mas quem que esta errado? Os Northup?

Sobre as bordas serem mais iluminadas no sensor APS-C com lente FF concordo, pois o circulo de projeção da FF é maior.

Mas sobre o meu uso de 50 mm FX e 35 mm DX no APS-C, a 50 mm com certeza era mais escura, exigia que eu usasse ISO um pouco mais altas.

Fischer, me desculpe. Sim estou falando desse vídeo que você assistiu. De modo geral tem que filtrar informação.

Você pode procurar no DXO lens database. La você verá o t stop da sua 50 mm.  :ok:

Tive um colega chamado Albert Fischer. Fazia litogravura.

Bom domingo.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 08 de Maio de 2022, 13:38:23

Sobre as bordas serem mais iluminadas no sensor APS-C com lente FF concordo, pois o circulo de projeção da FF é maior.

Mas sobre o meu uso de 50 mm FX e 35 mm DX no APS-C, a 50 mm com certeza era mais escura, exigia que eu usasse ISO um pouco mais altas.

Isso possivelmente tem a ver com o T_STOP que é a taxa de luz efetiva que entra pela objetiva. Você pode ter duas objetivas que nominalmente tem abertura 1.8 , mas uma tem T_STOP de 2.0 , a outra de 2.5. A de 2.0 terá maior captação de luz. É uma possível explicação para uma lente captar menos luz do que outra, mesmo as duas com abertura nomimal de F1.8 ; em termos de transmissão de luz da objetiva, o que vale é o T_STOP.

Outra possível explicação é que , em teoria, o ângulo de captação da luz numa 35MM seria maior do que numa 50MM . Bem , deixo pros universitários responderem a essa questão.
« Última modificação: 08 de Maio de 2022, 13:39:33 por cheferson »


Fischer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo de natureza
Resposta #50 Online: 08 de Maio de 2022, 17:09:50
Fischer, me desculpe. Sim estou falando desse vídeo que você assistiu. De modo geral tem que filtrar informação.

Você pode procurar no DXO lens database. La você verá o t stop da sua 50 mm.  :ok:

Tive um colega chamado Albert Fischer. Fazia litogravura.

Bom domingo.

Então, a lógica de que o circulo de projeção da 50 mm FF ser maior do que o da 35 mm DX por causa da diferença de projeto do sensor fez sentido pra mim
Tanto que quando meu pai colocou uma lente DX na D750 dele, a camera automaticamente mostrou o corte que iria ocorrer na imagem
Fui por essa lógica experimental: se uma FF mostra o corte da lente DX menor que o sensor consegue captar, isso indica que o circulo de projeção da DX é menor e não consegue englobar todo o sensor
então  se eu colocar uma lente FX em um sensor APS-C,  o sensor vai estar deixando de captar boa parte da luz projetada, pois o circulo de projeção será muito maior que o sensor e boa parte ficará de fora
Faz sentido?
Nikon D850 + Nikkor 105 mm + Sigma 170-500 + Tokina 70-200
https://instagram.com/fischer.imagens

"A solidão é um lugar para visitar mas não para morar"
Adriano Plotzki


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Maio de 2022, 18:03:34
Então, a lógica de que o circulo de projeção da 50 mm FF ser maior do que o da 35 mm DX por causa da diferença de projeto do sensor fez sentido pra mim
Tanto que quando meu pai colocou uma lente DX na D750 dele, a camera automaticamente mostrou o corte que iria ocorrer na imagem
Fui por essa lógica experimental: se uma FF mostra o corte da lente DX menor que o sensor consegue captar, isso indica que o circulo de projeção da DX é menor e não consegue englobar todo o sensor
então  se eu colocar uma lente FX em um sensor APS-C,  o sensor vai estar deixando de captar boa parte da luz projetada, pois o circulo de projeção será muito maior que o sensor e boa parte ficará de fora
Faz sentido?

Não. Se você pensar assim então você irá comprar uma médio formato para aproveitar ainda mais luz.

Sensores FF geralmente permitem mais mp, o desfoque fica mais raso, mas na vida real... Nem sempre importa.  Ou não importa mesmo. O que define no final é a proposta da empresa.. se o valor é bom, se a lente é muito boa.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 08 de Maio de 2022, 18:10:52
Então, a lógica de que o circulo de projeção da 50 mm FF ser maior do que o da 35 mm DX por causa da diferença de projeto do sensor fez sentido pra mim
Tanto que quando meu pai colocou uma lente DX na D750 dele, a camera automaticamente mostrou o corte que iria ocorrer na imagem
Fui por essa lógica experimental: se uma FF mostra o corte da lente DX menor que o sensor consegue captar, isso indica que o circulo de projeção da DX é menor e não consegue englobar todo o sensor
então  se eu colocar uma lente FX em um sensor APS-C,  o sensor vai estar deixando de captar boa parte da luz projetada, pois o circulo de projeção será muito maior que o sensor e boa parte ficará de fora
Faz sentido?

Se você colocar uma 35MM DX 1.8 numa DSLR Fullframe mais nova da Nikon como D750, D800, D810, D850 e nas mirrorless, a própria câmera reconhecerá que se trata de uma objetiva projetada para sensor APSC e fará o corte automaticamente. Nas mirrorless Fullframe da linha Z, com o adaptador da Nikon, deve ocorrer exatamente o mesmo caso. Na prática, a câmera se comportará como um sensor APSC.

Na linha DSLR da Canon não existe essa alternativa, pois as lentes EF-S que são projetadas pra sensor APSC tem um "bump" de borracha que impede a sua montagem em câmeras EF de sensor Fullframe. Já nas Mirrorless Fullframe da Canon , aceitam com o adaptador da própria Canon, tanto as lentes EF (Fullframe) quanto as EF-S (APSC), já aplicando o fator de corte do sensor, também se comportando como uma lente EF-S nativa (Sensor APSC).

Sobre o que você postou de colocar uma lente FX (ou Ef no caso da Canon) , numa câmera de sensor menor, o seu raciocínio está corretíssimo. Pegando um exemplo prático: se você colocar uma lente Fullframe FX 35MM 1.8 num sensor APSC, estará usando o miolo da imagem, onde a nitidez é visivelmente maior. Portanto, terá o fator de corte como "perda", mas como ganho a nitidez percebida, bem como os problemas de vinheta que são muito amenizados. no sensor Fullframe a vinhetagem em abertura máxima é um problema muito percebido na maioria das lentes. Mesmo que seja possível a correção do perfil no tratamento das imagens, ainda assim há uma certa perda de nitidez, que se usada a mesma lente Fullframe num sensor menor, APSC, será bem menos perceptível.

Então fica a questão: Menor nitidez de bordas em aberturas mais amplas pro sensor Fullframe, o que exigirá lentes mais caras  para minimizar isso. Por outro terás o ângulo de visão real da lente OU ter o fator de corte num sensor APSC, com a vantagem de usar a parte central onde se tem mais nitidez. Meu amigo, são vantagens e desvantagens do uso de cada sensor. Valeu!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 08 de Maio de 2022, 18:24:47
Eu usei a 35 1.8 dx na d610 e ia de boa até F3.5 .. F4  mas não vale a pena.

As pessoas não usam FF para aproveitar a lente ao máximo, elas vão para aproveitar a distância melhor entre fotógrafo e fotografado. e aproveitar a perspectiva.   :shock:
 Você bota uma 85 no apsc e sofre. Você bota uma 20 e sofre.  :hysterical:.  Falando sério.. 50, 35 no apsc eu acho que vai bem. Ambas vão bem. Não vale a pena ser muito detalhista.  Eu desisti. :hysterical:

P
« Última modificação: 08 de Maio de 2022, 18:32:51 por Leonardo Tonin »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #54 Online: 09 de Maio de 2022, 11:16:42
E tenho impressão que é quase um mito o fato de lente FF tem melhor desempenho em sensor APS-C por usar só o "miolo"... sim problemas com vinheta e distorção que naturalmente ocorrem nas bordas do quadro serão menores, porém a resolução não... entendo que o sensor aps-c tem um "condensamento" maior de pixels por área, sendo assim, a lente tem que ser capaz de resolver todos esses detalhes utilizando apenas o centro do quadro. Tirando as objetivas mais recentes, as lentes FF são projetos para sensores FF de 20mp em média... se usar estas lentes em aps-c de até 12mp nao sentirá perda de resolução real, mas aps-c mais com mais megapixels aí vai evidenciar essa limitação.
Por exemplo a 24-105mm na 5d markIII entrega mais resolução de imagem real do que na 7D... Há pouco tempo atrás, usava a Nikon D300 e D90 (ambas 12mp) e a D7200 (24mp) e, era facil notar quando o sensor entregava mais resolução que a lente era capaz de resolver... a 18-140mm, por exemplo, eu sentia que resolução real me entregava a mesma coisa na D300 e na D7200, mesmo a segunda tendo o dobro de resolução no sensor, mas faltava qualidade ótica pra acompanhar... já a 35mm f1.8 sim entregava muito mais detalhes quando utilizava no sensor de 24mp.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #55 Online: 09 de Maio de 2022, 12:48:15
Fui por essa lógica experimental: se uma FF mostra o corte da lente DX menor que o sensor consegue captar, isso indica que o circulo de projeção da DX é menor e não consegue englobar todo o sensor
então  se eu colocar uma lente FX em um sensor APS-C,  o sensor vai estar deixando de captar boa parte da luz projetada, pois o circulo de projeção será muito maior que o sensor e boa parte ficará de fora
Faz sentido?

Tem um detalhe essencial a levar em conta: a luminosidade é uma função de luz dividida pela área. Se pegarmos uma lente FF e colocarmos na frente de um sensor FF, APS-C ou até de um pedaço de papel A4, dentro do círculo projetado, a quantidade de luz por área será sempre a mesma. Mas aí, você pega a mesma lente e coloca um redutor focal (speedbooster) por trás. O que acontece é que o tamanho do círculo projetado diminui, mas a quanidade de luz permanece (quase) a mesma. Logo, a imagem resultante vai ser mais luminosa dentro do novo círculo projetado. O contrário acontece quando se usa um teleconverter: você aumenta o tamanho do círculo projetado, mas a área do sensor continua a mesma. Logo, o sensor recebe menos luz, mas porque agora o círculo projetado é maior.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #56 Online: 09 de Maio de 2022, 13:00:56
E tenho impressão que é quase um mito o fato de lente FF tem melhor desempenho em sensor APS-C por usar só o "miolo"... sim problemas com vinheta e distorção que naturalmente ocorrem nas bordas do quadro serão menores, porém a resolução não... entendo que o sensor aps-c tem um "condensamento" maior de pixels por área, sendo assim, a lente tem que ser capaz de resolver todos esses detalhes utilizando apenas o centro do quadro. Tirando as objetivas mais recentes, as lentes FF são projetos para sensores FF de 20mp em média... se usar estas lentes em aps-c de até 12mp nao sentirá perda de resolução real, mas aps-c mais com mais megapixels aí vai evidenciar essa limitação.
Por exemplo a 24-105mm na 5d markIII entrega mais resolução de imagem real do que na 7D... Há pouco tempo atrás, usava a Nikon D300 e D90 (ambas 12mp) e a D7200 (24mp) e, era facil notar quando o sensor entregava mais resolução que a lente era capaz de resolver... a 18-140mm, por exemplo, eu sentia que resolução real me entregava a mesma coisa na D300 e na D7200, mesmo a segunda tendo o dobro de resolução no sensor, mas faltava qualidade ótica pra acompanhar... já a 35mm f1.8 sim entregava muito mais detalhes quando utilizava no sensor de 24mp.

Sabe o que é mito?
Essa conversa que a lente precisa resolver a densidade do sensor.

Outro li um artigo do Roger lá do lens rental sobre isso.

Resolução final = resolução do sensor X resolução da lente.

Aumentando apenas 01, melhora o resultado final.

Uma lente de garrafa pet vai sempre mostrar mais detalhes a medida que a resolução do sensor aumenta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #57 Online: 10 de Maio de 2022, 00:40:00
E tenho impressão que é quase um mito o fato de lente FF tem melhor desempenho em sensor APS-C por usar só o "miolo"... sim problemas com vinheta e distorção que naturalmente ocorrem nas bordas do quadro serão menores, porém a resolução não... entendo que o sensor aps-c tem um "condensamento" maior de pixels por área, sendo assim, a lente tem que ser capaz de resolver todos esses detalhes utilizando apenas o centro do quadro. Tirando as objetivas mais recentes, as lentes FF são projetos para sensores FF de 20mp em média... se usar estas lentes em aps-c de até 12mp nao sentirá perda de resolução real, mas aps-c mais com mais megapixels aí vai evidenciar essa limitação.
Por exemplo a 24-105mm na 5d markIII entrega mais resolução de imagem real do que na 7D... Há pouco tempo atrás, usava a Nikon D300 e D90 (ambas 12mp) e a D7200 (24mp) e, era facil notar quando o sensor entregava mais resolução que a lente era capaz de resolver... a 18-140mm, por exemplo, eu sentia que resolução real me entregava a mesma coisa na D300 e na D7200, mesmo a segunda tendo o dobro de resolução no sensor, mas faltava qualidade ótica pra acompanhar... já a 35mm f1.8 sim entregava muito mais detalhes quando utilizava no sensor de 24mp.

Depende. Vamos fazer o teste, pega uma 17-50 2.8 da Tamron, Sigma ou a 17-55 2.8 na cropada; dai coloca a 24-70 2.8 de qualquer fabricante (Sigma , Tamron, etc). Apesar do ângulo de visão ser diferente no sensor Crop, usando as lentes citadas, a lente que é projetada pra Fullframe terá mais nitidez *em tese* nas aberturas máximas como F2.8, F4 do que uma lente projetada exclusivamente pra APSC.

Em última instância tudo depende e muito também, da resolução captada pela lente e para isso há de ser um bom projeto ótico e com tratamentos químicos eficientes nos vidros. Você pode colocar uma 18-135 Canon, 18-140 Nikon, em qualquer câmera APSC ou uma lente equivalente fullframe, que ela não terá o mesmo desempenho ótico de uma prime ou alguma zoom clara de maior qualidade como as 24-70 2.8 . Falamos muito de sensor, mas percebo que a lente faz uma diferença muito maior do que o tamanho ou densidade de pixels do sensor.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 10 de Maio de 2022, 10:41:49
Teste basicão para quem quiser fazer.

Pegue uma lente FF barata, tipo a 75-300 ou a 28-135 ou a 50/1.8 II da Canon.

Ajuste para abertura máxima
Faça uma foto de arquitetura ou paisagens que contenham folhagens nas bordas
a) com uma Full Frame, independente da resolução. Pode ser uma 5D (1a) ou uma Mk iV
b) repita o teste com o mesmo enquadramento, abertura e comprimento focal com uma camera com sensor cropado. Obviamente vai ter que se afastar da cena para ter o mesmo enquadramento.
c) compare os dois resultados nas bordas.

Depois me contem. Eu fiz esse teste e sei do resultado, então, sem tapeação ok...  :D




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 10 de Maio de 2022, 10:45:12
Falamos muito de sensor, mas percebo que a lente faz uma diferença muito maior do que o tamanho ou densidade de pixels do sensor.

Óbvio que faz. Senão todo mundo estaria usando lente de kit em sensores de 30-40 MP.

A razão é óbvia e pode ser facilmente testada. Querem mais um teste para fazerem ?  :D