Autor Tópico: D100 ou D40  (Lida 3275 vezes)

rapchan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 02 de Março de 2007, 14:47:20
Achei na DHM, http://www.photocamaradhm.com.br/, uma D40 + Nikkor 18-55mm por R$ 2.350,00, mas um amigo me ofereceu uma D100 + 28-80mm + 512MB + bateria extra + filtro UV, com poucos disparos, por um preço parecido.

Apesar de ser razoavelmente mais antiga, a D100 parece apresentar maior qualidade e mais recursos.

Não tenho muita experiência com fotografia, possuo apenas uma compacta Sony, e gostaria de ouvir algumas opiniões antes de fechar negócio.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2007, 16:54:02
Essa D100 tá muito barata... quantos cliques ela tem? Alguma avaria?

E acho que a câmera que você está falando é essa aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540...-d100-corpo-_JM

Com 5 qualificações, eu só compraria se pudesse buscar pessoalmente, ainda mais com aquelas fotos meio fake que o cara colocou no anúncio.
« Última modificação: 02 de Março de 2007, 16:56:55 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rapchan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2007, 17:33:27
Obrigado por responder, Francisco.

Na verdade não está anunciada no ML. É um amigo que está vendendo... Ele me disse que procurou os preços lá. Também disse que ela não tem 2000 disparos, muito menos que tenho visto por aí.

Mas eu não tenho idéia de quanto ela vale hoje.

Eu tenho tentado comparar as duas, mas tem sido difícil. Eu tenho que comparar a D100 com a D70, depois com a D50, e finalmente com a D40.

Em minha humilde opinião, a D100 aparentemente tem mais recursos, mas é bem mais antiga, então não sei o quanto a D40 seria mais evoluída.

Por exemplo, no www.dpreview.com, contam como contras para a D100 velocidade baixíssima para gravação em compressed RAW, 'color profile' armazenado incorretamente em JPeGs, entre outros. Estes problemas poderiam ter sido solucionados com processadores atuais mais baratos, novos algoritmos, que poderiam ser parte das câmaras mais recentes, como a D40.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2007, 17:51:27
Se for para pegar a D100 pelos recursos, pega uma D70s usada que sai até mais barato.
Se for para pegar a D40, pega a D50 que é melhor. Aqui tem uns negócios bons, por exemplo:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...showtopic=14143

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...showtopic=13822
« Última modificação: 02 de Março de 2007, 17:52:19 por Bruno Gomes »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2007, 21:54:54
rapchan,

Estou com a D40 a uma mês e posso lhe garantir que é um excelente negócio.

Veja abaixo o meu tópico para escolha da DSLR
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=13721&hl=

Eu paguei R$2000,00 em SP.

Bruno,

Desculpas, mas não concordo que a D50 é mais máquina do que a D40, a não ser que a sua análise seja somente tamanho da câmera.

O único ponto que a D40 perdeu para D50 foi a eliminação do motor de foco no corpo, onde isso é totalmente desprezível para a grande parte das consumidores, do resto ela foi inteira melhorada.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Março de 2007, 21:56:20 por lfedersoni »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2007, 01:35:36
Citar
rapchan,

Estou com a D40 a uma mês e posso lhe garantir que é um excelente negócio.

Veja abaixo o meu tópico para escolha da DSLR
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=13721&hl=

Eu paguei R$2000,00 em SP.

Bruno,

Desculpas, mas não concordo que a D50 é mais máquina do que a D40, a não ser que a sua análise seja somente tamanho da câmera.

O único ponto que a D40 perdeu para D50 foi a eliminação do motor de foco no corpo, onde isso é totalmente desprezível para a grande parte das consumidores, do resto ela foi inteira melhorada.

Abraços.
Não foi melhorada, foi "capada" mesmo... Mas tudo bem, não vou entrar nesse debate de novo. A imagem pelo menos deve ser igual, então pra câmera de entrada tá valendo.


rapchan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2007, 03:16:20
Obrigado a todos! E desculpe-me por postar em 'Arte Fotográfica'  :wallbash: ...

Vou optar mesmo pela D100. Gostaria de uma D70, mas não conheço (pessoalmente) ninguém vemdemdo uma. Conheço o dono da D100, e sei que cuida muito bem dela.

Obrigado pelos comentários! Foram muito úteis!

PS: lfedersoni ... Onde você achou a D40 por 2000? É sempre bom conhecer novas fontes! Era só o corpo ou o kit com 18-55mm?

Obrigado!


BFP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://
Resposta #7 Online: 03 de Março de 2007, 21:38:10
"Conheço o dono da D100, e sei que cuida muito bem dela..."

Vale lembrar que camera hoje e como computador, desvaloriza rapido...tu compras a D100 hoje e depois vais vender p quem? Entao tem que pensar ate que ponto vale investir!
Tb se ela esta tao boa, poucas fotos, pq teu amigo ta querendo vende-la? A D100 e relativamente inferior a D70s, D50 e D40...tenta fazer um teste, por exemplo, em ISOs altos, no AF e outros, a D100 muiiito lenta so p comecar, enquanto ha varios outros recursos somados na D40, alem de ser uma camera nova!
Lembre-se que a D70 ja e evolucao da D100, a D70s e D50 da D70 e a D40 da otima D50...quer preco melhor p uma camera de entrada que a nova D40? Testa a D100, depois vai numa loja e testa uma D70s, D50 ou D40!
Como se diz: "Cada cabeca, um mundo"! De qq forma, boa compra!
« Última modificação: 04 de Março de 2007, 00:35:28 por BFP »


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2007, 21:59:49
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2007, 11:59:35
Citar
O Roger tá vendendo uma D50:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...opic=14143&st=0
Pois é, eu passei o link no posto anterior, mas parece que o amigo prefere mesmo a D100. Sorte do antigo proprietário, pois é difícil conseguir vender essa câmera hoje em dia...rs


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2007, 12:16:22
Fora que mesmo sendo uma camera com poucos cliques, ela tem o desgaste natural do tempo (bateria, por exemplo), e também a possibilidade de oxidação (dependendo do local e da forma como é armazenada).

Eu não teria dúvida alguma de pegar a D50! Camerazinha maravilhosa.
Nem entro no ponto da D40... Tiveram que capar pq a D50 não tinha onde melhorar! :D

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2007, 12:46:43
Eu achava que a D100 era parente da D200, mas nada a ver. Olhando as especificações, ela leva chumbo da D70 em tudo, pelo que eu vi no dpreview... sincronismo de flash, max shutter, raw comprimido.

Estranho o sistema de numeração da Nikon... alguns modelos tem o número menor e são melhores (D70 x D100). Outras tem número maior e são melhores (D200 x D80). Daqui a uns cinco anos, ninguém mais sabe o que é melhor nos briques de usados :P

A Canon é mais comportada nesse sistema de numeração. Ex.: EOS 400D x EOS 30D x EOS 5D x EOS 1D
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 12:48:03 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2007, 13:23:06
Citar
Fora que mesmo sendo uma camera com poucos cliques, ela tem o desgaste natural do tempo (bateria, por exemplo), e também a possibilidade de oxidação (dependendo do local e da forma como é armazenada).

Eu não teria dúvida alguma de pegar a D50! Camerazinha maravilhosa.
Nem entro no ponto da D40... Tiveram que capar pq a D50 não tinha onde melhorar! :D

Abraço,
Fernando
:thmbup:

 
« Última modificação: 06 de Março de 2007, 13:24:10 por Bruno Gomes »


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #13 Online: 06 de Março de 2007, 13:58:04
Citar
Eu achava que a D100 era parente da D200, mas nada a ver. Olhando as especificações, ela leva chumbo da D70 em tudo, pelo que eu vi no dpreview... sincronismo de flash, max shutter, raw comprimido.

Estranho o sistema de numeração da Nikon... alguns modelos tem o número menor e são melhores (D70 x D100). Outras tem número maior e são melhores (D200 x D80). Daqui a uns cinco anos, ninguém mais sabe o que é melhor nos briques de usados :P

A Canon é mais comportada nesse sistema de numeração. Ex.: EOS 400D x EOS 30D x EOS 5D x EOS 1D
A Canon tem a D30 e D60 tb.....

Att., Ricardo.


rapchan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2007, 17:19:18
Obrigado pelas respostas, pessoal!

Apesar de entender os reviews e especificações, eu não tenho noção de que faz diferença realmente.

Seus comentários tem ajudado muito, e estou praticamente desistindo da D100. Como disseram, é um grande investimento, as câmeras tem melhorado muito, em muito pouco tempo, o que deve desvalorizar as câmeras mais antigas.

Como estamos próximos a um Photo Marketing Association Annual Show, onde serão lançadas novas câmeras, eu vou aguardar e ver se os preços baixam.

E já que vocês entraram na discussão sobre D-50 x D-40, eu queria entender melhor o que acontece... Eu vi alguns poucos elogiando a D-40, mas parece que a maioria acha que ficou pior que a D-50.

Pelo DPReview, a D-40 supera a D-50 em algumas características interessantes, como
  • HI-1
  • máximo ISO e mínima velocidade selecionáveis em Auto ISO
  • visor maior e com maior resolução
  • maior velocidade
  • maior velocidade para sincronismo de flash
e perde em
  • ausência do motor drive para autofoco, limitando a câmera às lentes AF-S e AF-1
  • número de áreas de autofoco caiu de 5 para 3
  • CW Avg. Size (?)
  • controle de exposição
  • bracketing
  • Display de status
Mas quais destes (ou outros que desconheço) fazem tanta diferença, e por quê?

Maurício