Autor Tópico: Sky-Watcher Star Adventurer GTi  (Lida 1617 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 19 de Abril de 2022, 16:10:45
A Sky-Watcher, tradicional fabricante de equipamentos pra astronomia, lançou o Sky-Watcher Star Adventurer GTi, que vai além das iterações anteriores de mounts compactos pra astrofoto. Enquanto os anteriores Star Adventurer e Star Adventurer 2i eram basicamente um motor calibrado para contrabalançar o movimento de rotação da Terra e, de resto, de operação manual, o Star Adventurer GTi é um mount GoTo completo, ou seja, após alinhamento, ele é capaz de apontar pra qualquer ponto do céu visível.

Sky-Watcher Star Adventurer GTi


Sky-Watcher Star Adventurer (o 2i é quase idêntico)


Assim como os modelos anteriores, ele possui capacidade pra 5 kg, não contando com o contrapeso. Com esta capacidade, ele pode, no limite, guiar pelo céu noturno uma câmera com telescópio 72 doublet (dois elementos óticos) e câmera guia. Como usar equipamento pra astrofoto no limite nunca é boa ideia, 3kg é um peso bem razoável pra este mount carregar. Com esta capacidade, dá pra usar com folga um telescópio ~50mm f/5 como o Williams Optic SpaceCat/Redcat, ou a excelente Rokinon 135mm f/2.

O controle pode ser feito por um smartphone, através de wifi pelo aplicativo Syn Scan, ou com o controle remoto opcional. Além disso, o mount possui conectividade USB com um computador, pra controle através de tradicionais programas de astrofoto (NINA, Stellarium, SharpCap). Existem drivers ASCOM (que padronizam a comunicação entre dispositivos e o computador) e EqMOD (que substituem toda a interface de controle de fábrica do mount por uma modificada, igual pra qualquer mount compatível, de qualquer fabricante).

Esse novo mount não é considerado uma evolução dos anteriores, mas sim um novo tipo de dispositivo. O concorrente dele é o iOptron SmartEQ Pro, que é um pouco mais barato, mas não tem wifi.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2022, 18:03:33
Só por curiosidade, quanto custa?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2022, 18:34:57
Só por curiosidade, quanto custa?

Não coloquei os preços, né?  :aua:

O GTi tá custando 640 dólares, enquanto o Star Adventurer 2i tá custando 520. Esse último aumentou bastante de preço. Quando comprei, custava 420 dólares. Pela diferença, o GTi vale muito a pena.
« Última modificação: 20 de Abril de 2022, 18:36:14 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2022, 18:45:05
Não coloquei os preços, né?  :aua:

O GTi tá custando 640 dólares, enquanto o Star Adventurer 2i tá custando 520. Esse último aumentou bastante de preço. Quando comprei, custava 420 dólares. Pela diferença, o GTi vale muito a pena.

Essa montagem equatorial com GoTo deve ser melhor do que as AltAz para astrofotografia, não dá aquele jitter.
O alinhamento deve ser similar, não ? Aponta mais ou menos para o norte, ajusta mais ou menos a latitude e faz o alinhamento por 3 estrelas ?


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2022, 21:19:07
Não coloquei os preços, né?  :aua:

O GTi tá custando 640 dólares, enquanto o Star Adventurer 2i tá custando 520. Esse último aumentou bastante de preço. Quando comprei, custava 420 dólares. Pela diferença, o GTi vale muito a pena.
Até que é menos do que eu imaginava...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.753
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2022, 21:35:57
Acabei de ver um vídeo de um Youtuber  :snack:

Pela empolgação dele ao apontar para uma nebulosa sem fazer esforço, parece que vale a pena.

Mas descobri que esses trackers com engrenagem tem um problema de perder a velocidade.
O que limita as fotos aproveitadas sem rastro.
Com 2 minutos de exposição o aproveitamento foi de 50% em um modelo e 66% em outro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2022, 22:31:10
Acabei de ver um vídeo de um Youtuber  :snack:

Pela empolgação dele ao apontar para uma nebulosa sem fazer esforço, parece que vale a pena.

Mas descobri que esses trackers com engrenagem tem um problema de perder a velocidade.
O que limita as fotos aproveitadas sem rastro.
Com 2 minutos de exposição o aproveitamento foi de 50% em um modelo e 66% em outro.


Depende muito do modelo. Tem uns bastante precisos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2022, 23:23:02
Acabei de ver um vídeo de um Youtuber  :snack:

Pela empolgação dele ao apontar para uma nebulosa sem fazer esforço, parece que vale a pena.

Mas descobri que esses trackers com engrenagem tem um problema de perder a velocidade.
O que limita as fotos aproveitadas sem rastro.
Com 2 minutos de exposição o aproveitamento foi de 50% em um modelo e 66% em outro.

O meu é bem mais caro, mas em 400mm dá pra fazer fotos de 6 minutos sem perder velocidade. Mesmo em mounts que não são tão precisos, com uso de uma câmera guia (que faz uma foto a cada 1-3 segundos) pra corrigir, dá pra se conseguir tempos bem maiores. Eu já fiz experiências de fotos de 30 minutos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2022, 23:25:54
Essa montagem equatorial com GoTo deve ser melhor do que as AltAz para astrofotografia, não dá aquele jitter.
O alinhamento deve ser similar, não ? Aponta mais ou menos para o norte, ajusta mais ou menos a latitude e faz o alinhamento por 3 estrelas ?

Há dois tipos de alinhamento: um em relação ao eixo da Terra, através do telescópio polar embutido no mount (o meu usa uma câmera), e há outro, em relação ao lugar e hora. O segundo faz uso das três estrelas, mas eu também não uso mais esse. Eu faço uma única foto, faço o plate solving e já fica perfeito.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2022, 23:36:24
Até que é menos do que eu imaginava...

O equivalente da iOptron (a marca que eu uso) custa 560 dólares, mas não tem wifi. Nesse caso, a interface é meio antiquada, usando um adaptador USB x serial conectado ao controle do mount. É uma interface que eu não quero ver nunca mais, porque é lenta e dá muito problema.
« Última modificação: 20 de Abril de 2022, 23:36:48 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.753
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2022, 06:23:54
O meu é bem mais caro, mas em 400mm dá pra fazer fotos de 6 minutos sem perder velocidade. Mesmo em mounts que não são tão precisos, com uso de uma câmera guia (que faz uma foto a cada 1-3 segundos) pra corrigir, dá pra se conseguir tempos bem maiores. Eu já fiz experiências de fotos de 30 minutos.

Ele mostrou uma luneta, para escolher uma estrela, e um aparelho extra pra pra fazer a correção.
Mas entendi que são vendidos a parte.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2022, 10:12:54

Ele mostrou uma luneta, para escolher uma estrela, e um aparelho extra pra pra fazer a correção.
Mas entendi que são vendidos a parte.


Em 8:15, ele olha através do telescópio polar, que é embutido no mount. Em 17:08 ele fala sobre a câmera guia, ou autoguide. Esse sim é vendido (ou, no meu caso, fabricado) à parte.

Ele fala também sobre erro periódico (periodic error) quando fala sobre as engrenagens. Mas não diz (provavelmente porque não tem) se tem correção de erro periódico (PEC). Com este recurso, vc usa a câmera guia pra mapear o erro periódico. Depois, vc habilita esta correção e consegue exposições bem mais longas.