Igual os Boya mini shotgun tem o Arcano Triny, custava R$39,00 igualzinho igualzinho.... todos cópias do Rode Videomicro.
Sinceridade... audio é uma chatice. Eu já devo ter gasto mais de 5k em microfone e acessórios e até agora o som que uso é uma b*sta. É cachorro latindo, carro do ovo, vendedor de vassoura, criança chorando.... Fico com a impressão que todo o microfone foi feito para captar o áudio da rua ao invés de quem está falando kkkk.
O que aprendi... o microfone não faz milagre. O macete é colocar o microfone estupidamente colado com a fonte sonora, ter um dispositivo que pré amplifique o som, deixar a entrada da câmera no mínimo e esse pré amplificador torando no volume, mas que não fique passando de 9db (quando fica vermelho no medidor de áudio).
Sim, proximidade é extremamente importante.
E se possível, um gravador externo da câmera.
Hoje em dia é extremamente fácil sincronizar áudio, já que a maioria dos editores fazem isso automaticamente.
Se for um trabalho mais profissional, vale gravar fora da câmera.
Fiz esse vídeo review abaixo usando um gravador Zoom H1n recebendo áudio de um Rode VideoMicro.
Equipamentos bem baratos, são as opções mais em conta da Rode e da Zoom, e mesmo assim recebi vários elogios sobre o áudio nos comentários.
No caso o Rode VideoMicro estava acima de mim, apontado pro meu peito, logo fora do quadro.
Se a câmera mostrasse 1cm a mais pra cima apareceria o microfone.
A diferença de deixar ele nessa proximidade ao invés de em cima da câmera é gigante.
Parece outro microfone.