Autor Tópico: AD200 da China - Primeiras impressões - Uma surpresa com as taxas da Alfândega  (Lida 1094 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Comprei o GODX AD200 (versão normal, não a PRO), achei no Aliexpress por R$1.326,00. Aproveitei a baixadinha que o dólar deu e peguei.
Chegou hoje. Foram 29 dias corridos ou 20 dias úteis até chegar. Deve ter demorado pois lá estão em lockdown, sendo que o usual é 2 ou3 semanas.

Como o pacote era grande, certamente chamou atenção na alfândega. Até aqui, só 2 compras que eu tive que pagar taxa... uma placa mãe e um iphone. Esse foi a terceira coisa que tive que pagar, mas até que foi suave... R$88,00. O total ficou praticamente R$1400,00.

Chegou bem embalado, com aquela embalagem que é um saco tipo um colchão de ar.

Estou testando as possibilidades para o meu setup.... Recentemente peguei uma mesa de Still da Mako... o cara me vendeu por R$250,00, praticamente dado, já que custa R$2300 uma nova e sem os acessórios (suportes para magic arm, tecidos para difusores e rolo com catraca para fundo de papel, além de uma luminária led para "matar" as sombras).

Meu uso não é muito intenso... o que eu fotografo (still/e-commerce) dá pra namorar um pouco. Então não costuma ser uma sequência de disparos muito grande, muito menos em cargas elevadas do flash (1/16 - 1/4... raramente 1/2 quando preciso de uma macro).
Por dia devo dar uns 20-30 disparos, é  bem pouco mesmo.

Até então meus flashes xing ling me supriam plenamente, mas comecei a me irritar por ter que subir na escadinha toda vez para trocar a carga do flash de luz zenital, então vendi tudo e comprei o kit da Godox.

O bom da Godox é que está bem cotada no mercado, já sendo uma referência no seguimento iluminação.
Eles tem bastante acessórios, o que dá uma versatilidade enorme para os produtos.

Agora nem tudo me surpreendeu...
Quando troquei meus Triopo's, INseeSI e Yongnuos, comecei a ter problemas com baterias. Usava as pilhas recarregáveis da Elgin e TODAS começaram a dar erro no carregador e durar pouquíssimo nos speedlites Godox (tenho 2 TT600, 1 TT350). Achei que fosse problema com a marca da pilha, pois outros colegas aqui já haviam dito que costumava dar problema. Daí então descobri outra pilha de marca boa e com preço razoável, as pilhas da Toshiba, que inclusive tem um tópico falando delas. Pois bem, até as Toshibas estão dando problema... É recarregar, dar uns 20 disparos em carga moderada (1/4) bem espaçados entre eles (coisa de 2 a 5 minutos) e o flash desligar por pilha.
Estou com 2 suspeitas... ou é o Flash Godox que está dando problema na pilha, ou é o carregador. Estou inclinado a achar que é o Godox... o carregador é o mesmo SSL, modelo inteligente que uso já faz uns 3 anos. Pode até ser o carregador, não dá pra descartar essa hipótese, mas o  fato de depois que mudei pra Godox isso ter acontecido eu achei muito suspeito.
De toda forma já encomendei um carregador Liitokala (que dizem que é marca boa), e  assim que chegar vou começar a usar.

Voltando para o assunto, gostei da construção do flash, me pareceu bem denso logo achei parrudo. Não sei como é a questão de resistência à quedas.... afinal flash é uma coisa que é facil de acontecer acidente.
Tem pra vender uma capinha de silicone para ele, depois vou ver o preço.
Achei que o kit dele é meio "maximalista".... o flash em si é do tamanho de um speedlite normal, mas é bem mais pesado, só que vem uma caixa cheia de firulas... cabeça bulb (que não serve em todos meus S-Types genéricos), carregador, suporte  com espiga roscada, case... tudo isso agrega peso. Certamente eu não vou sair com o conjunto todo pra fazer algo externo, vou colocar só o flash num estojinho e tá é tudo que preciso.

O diferencial dele é que é uma fonte luminosa muito forte e compacta.... é uma tocha de bolso, que te dá mobilidade.

Não gostei: luz de modelagem dele é ridícula.... parece aquelas lanterninhas do celular... bem fraca mesmo.
Menu é bem simples, igual a um speedlite comum... nada de extraordinário... sei lá, achei que iria ter alguma ilustração, ou animação de cada função ou mesmo um manual digital embutido (tipo aquele botão "?" que tem na Nikon que dá detalhes de cada item).
Pra ativar o modo rádio tem que apertar os botões, se for ativar a foto-célula tem que entrar num menu secreto C.Fn e ir navegando até achar o Fnúmero dele... não fala o que é só aparece F1, F2... F7. tens que recorrer ao manual para saber o que cada F* significa.

Logo mais vou pesquisar alguns acessórios... sei que tem uma cabeça que é redonda e que possibilita usar acessórios magnéticos (gel, barndoor, difusores, etc). Se achar algo com preço bom posto aqui. Também tem umas mini panelas para a cabeça Bulb... Isso achei interessante, já que possibilita espalhar a luz de uma maneira mais uniforme do que a cabeça fresnel.

Acredito que irei ficar com o flash, estou com a impressão de que para meu uso, 2 flashes à bateria fariam o trabalho.  Existe o Godox V850 que é a versão à bateria do TT600 (sem TTL) e estava custando R$540,00 no Ali. No preço do AD200 se compra 2 V850 e ainda sobra dinheiro pra pegar o rádio + o acesório para transformar ele em cabeça redonda.

Competindo com o Godox, tem também o Visico 2 que até onde vi é muito bom também, com a vantagem que o visico vai sair  uns 200-300 reais mais barato que o Godox. Assim, compra-se 1 Visico + 1 Rádio pelo preço do AD200.
Além do Visico, também tem o Yongnuo YN200, mas não é muito difundido, pouca gente tem, só ouvi dizer que ele funcionava melhor do que o Godox com as cameras que não tinham cortina eletrônica, de resto não sei.
E por último, tem o Triopo F200 que é mais parecido com o Visico, mas também é pouquíssimo conhecido.

E pra finalizar, como sempre nunca estamos plenamente contentes com o que temos, sempre  vem aquele sentimento de que a grama do vizinho é mais verdinha.... acho que se eu pudesse dizer pra mim mesmo quando resolvi mudar para o sistema Godox eu diria pra arriscar o sistema Visico... 1x Visico 2 + 3x VS-765... ou talvez um Visico 2 com o rádio em cima do X2T e 3x V850.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Legal Nando,

Tenho vontade de experimentar o AD200 mas ando pensado em juntar uma grana e investir em uma luz contínua com flash da Godox para fazer tanto foto quanto vídeo. Mas queria essa mobilidade do Ad200, preciso pesquisar e estudar para ver o que tem por ai e me corresponde.

A alguns anos tenho migrado para a marca Godox, e tem me agradado bem tanto os difusores quanto os flash, só o radio flash Xpro que me deixou na mão duas vez. A primeira travou na sapata da camera e a outra, depois de consertada, a mesma parte desmontou na minha mão.

Já não sei se conserto ou se procuro outra alternativa, infelizmente, precisa ser Godox para comunicar com os equipamentos. Mas o radio flash achei bem fraco e  vulnerável o corpo.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
O AD200 tem luz contínua na cabeça fresnel, mas não presta pra filmar, no máximo para uma luz de enfeite.
Eu vi o Heitor Pergher do Youtube falando que usava a luz do AD600 pra fazer foto e vídeo... segundo ele a luz de modelagem dele é forte o bastante para iluminar um vídeo... só que é uma bordoada.

Tem dois acessório para o AD200 que colocam luz contínua, mas imagino que sejam bem fracos:
Um é a cabeça redonda  H200R, que permite 3 níveis de luz de modelagem...  vi em algum lugar que era 3x mais forte que a original.
Também tem a cabeça de led para ele (AD-L), que parece que seria a luz de modelagem ideal para ele, só que não tem pulso de luz.

Acredito que para video o melhor seria um iluminador tipo o SL-60. Similar a ele parece que tem uns da Andoer de 100w, só não sei se presta.

https://pt.aliexpress.com/item/1005004073189615.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.3a5a1611OZJ8rS&algo_pvid=6771027c-cf6f-4b9f-befc-461a03a97245&algo_exp_id=6771027c-cf6f-4b9f-befc-461a03a97245-4&pdp_ext_f=%7B%22sku_id%22%3A%2212000028318065048%22%7D&pdp_npi=1%40dis%7CBRL%7C%7C369.92%7C%7C%7C63.16%7C%7C%400bb0623116515480354543503e30ca%7C12000028318065048%7Csea

O link do que eu comprei foi esse (AD200):

https://pt.aliexpress.com/item/32833226840.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.3d07caa4O1tkEN&gatewayAdapt=glo2bra
« Última modificação: 03 de Maio de 2022, 00:24:15 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Esquece estes teus speedlights a pilha, tenho um V860 da primeira geração faz uns 5 anos e a bateria continua perfeita, enquanto isso minhas pilhas eneloop já foram pro pau com pouquíssimo uso. Recomendo o V850, recentemente comprei o último modelo, o III, gostei do carregador de bateria dele, é muito compacto e USB-C. Nele pra ativar a fotocelula também precisa entrar no menu CFN mas é muito mais amigável do que nos modelos anteriores e tem botão exclusvo pra entrar lá.

O ad200 é bacana, mas achei ele muito grande da primeira vez que eu vi, e se você contar o tamanho/peso do adaptador S-Type pra instalar um modificador com bocal bowens já começa a ficar tudo muito grande. Mas ele é bem versátil sim. O AD600BM (sem TTL) é um flash potente e barato (2mil e pouco no aliexpress), mas não gosto dele por ser muito grande e pesado, já tive um e vendi por conta disso, meu sonho atual é o AD400pro.


« Última modificação: 03 de Maio de 2022, 23:40:34 por Checheel »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Legal, Fernando. Tinha curiosidade em testar o AD200.
Quanto a pilhas e bateria, como o colega já falou ai em cima, eu também escolhi o modelo V850III da Godox que usa a mesma bateria parruda do V1 e V860III. Ele tem HSS e tudo. O único detalhe é que ele não tem o modo TTL, mas como eu não utilizo essa função, pra mim foi uma boa escolha. Sem falar que foram duas vantagens: não utilizar mais pilhas e não precisar usar mais o rádio flash pois ele já se comunica com o controlador da Godox.
Na última promo do Ali, e antes dessa subida do dólar, consegui ele por 514,00
Agora tá 625,00 mas acho que vale: https://pt.aliexpress.com/item/1005003650788353.html?spm=a2g0o.order_detail.0.0.395a4c7fa1iRak&gatewayAdapt=glo2bra
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Ad200 pra mim é fundamental.
Ensaios em externa brigando no contra luz, ele se justifica sobre qualquer flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Ad200 pra mim é fundamental.
Ensaios em externa brigando no contra luz, ele se justifica sobre qualquer flash.
Nesse caso ele vai super bem.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
O AD600BM (sem TTL) é um flash potente e barato (2mil e pouco no aliexpress), mas não gosto dele por ser muito grande e pesado,

Nossa Checheel esse eu não sabia que existia... tinha visto o AD300 por 2200, mas o tal parece ser interessante para quem precisa de toda essa saída. Ainda não é meu caso, embora algumas vezes eu precise usar diafragmas tipo F22 e não conseguir iluminar tudo, mas isso não é comum.

Bom saber que a durabilidade da bateria é boa.

Quanto a pilhas e bateria, como o colega já falou ai em cima, eu também escolhi o modelo V850III da Godox que usa a mesma bateria parruda do V1 e V860III. Ele tem HSS e tudo. O único detalhe é que ele não tem o modo TTL, mas como eu não utilizo essa função, pra mim foi uma boa escolha. Sem falar que foram duas vantagens: não utilizar mais pilhas e não precisar usar mais o rádio flash pois ele já se comunica com o controlador da Godox.
Na última promo do Ali, e antes dessa subida do dólar, consegui ele por 514,00
Agora tá 625,00 mas acho que vale: https://pt.aliexpress.com/item/1005003650788353.html?spm=a2g0o.order_detail.0.0.395a4c7fa1iRak&gatewayAdapt=glo2bra

Eu peguei esse aí tb agora (V850III)... deu 600 vamos ver quando chegar. Quando chegar acho que consigo vender meu TT600 pelo mesmo valor desse 850. Capaz que eu fique com um à pilha e o restante à bateria, porque como não tenho bateria backup, os à pilha podem me salvar. Pilhas AA eu tenho bastante e se acha até em padaria, pode me salvar numa emergência.

Falando em pilha, ontem chegou um carregador Liittokala que comprei na Shopee. O modelo é o LII-500. Ele dá um diagnóstico das pilhas. Dei uma carga em várias delas e percebi que estão no geral boas. Capaz que o que estava "estragando" minhas pilhas então fosse o Carregador SSL mesmo. Coloquei entre aspas pois na verdade acho que o carregador não estava dando uma carga completa deixando com 1.3V. Nas Elgin o Liitokala deu mais quase 1000 mAh em cima do que o SSL tinha dado (carreguei elas anteontem), terminando com 1.52V. Depois ainda insisti e coloquei de novo a Elgin, e o Liitokala deu mais 250mah com a corrente mínima que é 300mA.
Fiz o teste rápido no Liitokala, que nesse modo descarrega totalmente a pilha e em seguida dá uma carga completa. A Elgin chegou deu aproximadamente 2400mah, embora abaixo dos 2700 prometido, mas já é uma pilha com quase 1 ano.

Agora vou colocar essas pilhas no Godox TT600 e ver se vai durar como no começo.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Esse AD600 foi o primeiro dessas tochas da Godox.

Depois veio a gambi pra fazer 1200 com 02 AD600.

O AD200 e seus acessórios.

Depois que veio a linha PRO.


Ah, antes de todos teve o ad360.
« Última modificação: 04 de Maio de 2022, 12:13:54 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Sim sim... e parece que tem também o AD180 que é um fiotinho do AD360.

Esse AD360 é muito gambiarra. Parece aqueles flashes Frata da década retrasada.
Uma parte vai em cima da câmera, a bateria vc pode colocar de lado.
Fico pensando 360w em cima da câmera é um mega exagero, mesmo que seja para rebater.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Sim sim... e parece que tem também o AD180 que é um fiotinho do AD360.

Esse AD360 é muito gambiarra. Parece aqueles flashes Frata da década retrasada.
Uma parte vai em cima da câmera, a bateria vc pode colocar de lado.
Fico pensando 360w em cima da câmera é um mega exagero, mesmo que seja para rebater.
KKkkk

Sim, eu tive o Ad360 mas usava no tripé. Era muito ruim de ajustar ele por isso que citou e acabei vendendo.