Autor Tópico: Primeiras impressões RF 85mm F2 IS STM  (Lida 1493 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 30 de Abril de 2022, 22:10:26
Achei no ML uma boa oportunidade para esta lente. Uma pessoa de Salvador estava anunciando por R$3200,00 em 12x sem juros e isso me fez interessar.
Meu plano é o seguinte: investir para desinvestir. Explico:
Adquiro essa e se ela conseguir fazer o trabalho eu poderei vender duas lentes minhas, a EF 50mm f1.4 e a EF 100mm f2.8L Macro.
Como todas estão num padrão equivalente de desfoque, acredito que posso ficar no meio (85mm) atendido para qualquer situação, seja foto de produto seja algum eventual retrato que venha a fazer.

Gostei muito do tamanho da RF85mm, achei compacto, uma pena não terem feito uma versão 85mm que fosse macro no mount EF. Ela é bem vesátil.
O modo Macro da RF é o famoso "Macro me engana que eu gosto", pois não é um macro verdadeiro 1:1. Contudo, raras foras as vezes que precisei fazer alguma foto 1:1. Quem precisa de uma lente para fotografia de insetos, ou para mostrar detalhes de joias esquece! ela ficará bem pequena no quadro.

Gostei do estabilizador, consegui fazer foto em 1/15 na mão com boa nitidez... ponto pra ela.

Uma coisa que todos falam e percebi, porém não me incomodou foi a lentidão do foco. Ela usa aquele sistema em que o elemento externo avança e por ser uma lente com um longo caminho de foco, acaba sendo lenta.
A EF100mm macro é assim também. Quando ela erra, acaba indo e voltando até conseguir reposicionar, e isso acaba demorando bem... tipo uns 10 ou 15 segundos. A desvantagem aqui da RF85 é que ela é conectada eletronicamente com o anel, diferente da EF50 e da 100mm que tem um sisteminha de engate mecânico para o "full time manual".

Essa lente conta também com um anel secundário o qual permite que seja configurado uma função na câmera. O uso comum é mudar a compensação de exposição, o balanço de branco, o ISO ou a abertura. Eu deixo o ISO, porém por falta de costume eu confesso que acabo usando pouco. Esse anel gira com cliques em cada passo.

Gostei da ergonomia e do equilíbrio que ela ficou na EOS RP. Não aparenta tanto pensa para frente como quando uso a EF 100mm macro que é mais comprida e ainda tem o tudo adaptador para piorar a ergonomia.

Da 100mm irei perder o modo 1:1 (pouco usei), a selagem (é legal ter mas nunca passei em condições que fossem necessário), e o mostrador da distância focal... Eu acabo usando com a câmera desligada pra fazer a pré focagem e ser mais assertivo no clique... na ML isso não vai funcionar, mas também não é nada que impeça o uso.
Da 50mm vou perder 1 stop de luz, que de certa forma é possível compensar no ISO, não poderei usar ela na M50 com speedbooster e também o mostrador da distancia de foco.

Se essas impressões se mantiverem, é bem provável que eu venda minha 50mm e também a 100mm macro.

Conforme houver novidades eu vou postando aqui.
« Última modificação: 30 de Abril de 2022, 22:16:19 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2022, 23:36:44
O sistema STM tem algumas vantagens como o silêncio, a transição pra vídeos, mas não é muito rápido. Toda lente STM praticamente é assim, a única que realmente vi que tem um foco rápido até hoje é a 55-250 . Mas as outras, não era tão veloz. De dia, com boa luz, é rápido. Com o Dual Pixel não deve ser um problema tão grande nas mirrorless.

Mas tá faltando uma coisa. E a nitidez, desfoque , cores, ou seja a ótica da bichinha? Tá faltando umas fotos ai  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :D


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2022, 00:05:59
daqui a pouco vou ver esses detalhes óticos, mas acredito que não terei surpresas desagradáveis.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2022, 15:51:55
Legal, Fernando!

Eu vendi minha 100mm L macro e, dentre outros investimentos, peguei uma RF dessa há alguns dias. Até agora estou muito satisfeito. Lógico que, como vc falou, se precisar mesmo fazer fotografia macro é melhor outra lente (uma macro 1:1). Mas essa RF eu tô curtindo demais. Muito leve, um tamanho legal, nitidez excelente.

Ah, uma coisa que eu fiz quanto a essa característica do elemento avançar e ficar protuberante quando faz o foco: eu não curto muito o visual que fica e queria proteger um pouco mais de poeira também, então comprei um parasol/hood daquela conhecida marca JJC (conhecida no Ali kkkkk). Rapaz, muito bom. Igualzinho ao original, material excelente, e custando menos de um terço do valor do original da Canon. Ele não é tão longo e o combo com a RP continua compacto.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2022, 16:03:40
Aqui nesse vídeo o cara mostra esse hood da JJC:
https://www.youtube.com/watch?v=4X2ip1Hlu7U&ab_channel=FrancisAlvarez

Nesse outro vídeo aqui um comparativo curioso entre a RF 100mm Macro, a EF 100mm L Macro, a RF 85mm Macro e a Laowa 85mm F/5.6 Ultra Macro.
Ele mostra distâncias mínimas de foco entre elas, entre outras curiosidades:
https://www.youtube.com/watch?v=_c0n2Mc0FUw&t=147s&ab_channel=theCameraVille

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2022, 22:56:44
... comprei um parasol/hood daquela conhecida marca JJC (conhecida no Ali kkkkk). Rapaz, muito bom. Igualzinho ao original, material excelente, e custando menos de um terço do valor do original da Canon. Ele não é tão longo e o combo com a RP continua compacto.

Nossa bom saber.... pode nos passar o link desse que vc pegou? Eu também costumo usar os hoods de marcas genéricas, é uma coisa que raramente faz alguma diferença. Apenas que os originais tem como se fosse uma camurça dentro, enquanto os paralelos costumam ser só uma textura fosca, mas já tive um da 28-135 que era até mais espesso e tinha também a camurça dentro..

Hoje dei uma testadinha nela, e realmente é boa, mas senti que no modo macro ela dá bastante aberração cromática axial (fica roxo na frente e verde atrás).
Caso eu precise algo mais macro ainda, dá pra quebrar o galho com um filtro Close UP ou anel extensor RF (acho que postei até um na sessão de garimpos). Se ainda assim não atender, na cidade vizinha tem uma empresa que aluga equipamentos. Afinal se não está sendo usado é dinheiro perdido (depreciação/custo de oportunidade).

Uma coisa que vi um gringo reclamando (mas era film maker) era que o foco era lento. Realmente se tiver que fazer foco de algo próximo e em seguida mudar para algo no infinito ela demora mesmo. O motorzinho nesse caso faz um barulhinho chato, mas não como dos micro motores da EF 75-300 ou da EF 50 f1.8II. Só que isso pra mim não faz diferença, afinal foto de estúdio é uma foto feita com mais calma e um pouco mais de tempo. Também não me enxergo fazendo vídeo com ela.
« Última modificação: 03 de Maio de 2022, 23:02:33 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2022, 23:39:42
Nossa bom saber.... pode nos passar o link desse que vc pegou?

Foi aqui, na Official Store da JJC:
https://pt.aliexpress.com/item/1005002110838056.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.3829caa4eh8adb&gatewayAdapt=glo2bra

Se comprar 2 peças eles dão 10% de desconto (fora o desconto se pagar no boleto). Eu comprei deles ainda um para a RF 35mm que é no estilo pétala, muito bacana.
E não, esse realmente não tem aquele revestimento de camurça por dentro como alguns originais da série L.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2022, 18:52:29
Semana retrasada peguei um job de um salão de cabeleireiros para fazer foto corporativa dos colaboradores e usei em grande parte a 85mm.

Poderia ter levado a RF 24-105, mas como o pessoal do fórum deve estar curioso, resolvi arriscar e levar somente prime.
Confesso que sofri um pouquinho, mas não por conta da lente e sim por conta do espaço ser apertado. Tive que mover os móveis para ter espaço e fotografar num canto de parede que estava limpo, mas isso não é problema de lente. Essa distância focal acabou dando "na casca" para enquadrar, precisando em 60% das fotos refazer  o recorte no PS com a opção "sensível ao conteúdo" ativada, para tirar a sensação de enclausura, aumentando o respiro da imagem. Mas novamente ressalto, não desmerece em nada a lente.

Gostei que ela ativava o foco no olho facilmente, até mais rápido do que eu tinha notado com as lentes EF que eu já tenho. Nas outras eu percebia que só se o assunto estivesse bem cheio no quadro que elas ativavam o foco no olho.

Não usei diafragma aberto, sempre f5.6 e f8, afinal o fundo já era uma textura desfocada, portanto não tenho como falar sobre o bokeh dela.

Quanto à nitidez, achei que tem até demais e pra este tipo de foto acaba realçando as imperfeições da pele. Uma pena eu não ter filtro soft focus/diffusion ou pro myst na medida dela (67mm), se tivesse teria dado uma quebrada no crisp que ela dá na imagem. Também achei que ela intensifica um pouco o efeito "Clarity". No fim pra regularizar, eu andei passando no filtro Portraiture do PS para suavizar a pele do pessoal, afinal, se na foto dos funcionários de um salão de beleza os próprios estiverem com a pele "ruim" o negócio complica.

Uma coisa que fiquei cismado é que a bateria da câmera gastou muito rápido. Acho que o fato de ter deixado o Estabilizador ligado drenou bem mais carga do que o usual, e eu nem precisava ter ligado já que estava fotografando  em 1/180 com iluminação 100% flash. Mas não pude comprovar pq não cheguei a fazer muito mais cliques com o IS desligado para comparar.

Quanto à distorção, preferi desligar o perfil de correção para dar aquela "chupadinha" na forma. Quando liga a correção a foto dá aquela estufadinha que engorda, e não combina com beleza.

No geral é uma ótima lente. Acho que entrega algo bem parecido com a minha EF100 F2.8L Macro.... Ganha por ter 1 stop a mais (f2 contra f2.8) e o anel custodiável. Perde por não ser selada, por não ter o mostrador de distância em cima, pelo foco manual ser pior do que o da L e por não ser "tão macro" quanto à EF que é 1:1. No entanto nenhum desses aspectos me pareceram um empecilho pra lente. Provavelmente assim que me desfazer das 6d vou também me desfazer da 100mm.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2022, 18:58:34
Foi aqui, na Official Store da JJC:
https://pt.aliexpress.com/item/1005002110838056.html?spm=a2g0o.order_list.0.0.3829caa4eh8adb&gatewayAdapt=glo2bra

Se comprar 2 peças eles dão 10% de desconto (fora o desconto se pagar no boleto). Eu comprei deles ainda um para a RF 35mm que é no estilo pétala, muito bacana.
E não, esse realmente não tem aquele revestimento de camurça por dentro como alguns originais da série L.


Mano no fim deu errado, achei um mais barato na Shopee e comprei, o chinês errou e mandou um Polarizador JJC de 82mm, nada a ver!  :doh:
Eu entrei em contato, o cara pediu desculpas e me falou que o polarizador era mais caro do que a lente. No fim eu abri disputa e a Shopee intermediou, disseram que iriam estornar e que eu podia ficar com o CPL para mim. Tô com ele parado aqui pq não tenho lente 82mm, mas parece ser muito bom, pois dá pra perceber que tem um coating melhor.
Vou ter que comprar o hood de novo.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2022, 19:11:51
Só achei estranho a preocupação com distorção numa 85mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2022, 19:39:44
Só achei estranho a preocupação com distorção numa 85mm.
:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Além disso, cadê as fotos?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 06 de Junho de 2022, 19:40:21 por cheferson »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2022, 21:32:18
Só achei estranho a preocupação com distorção numa 85mm.

Galera quer aparecer mais magro hahahaha aí forço uma distorção pin cushion (não sei o nome em PT) pra deixar mais slim.

Além disso, cadê as fotos?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Postei no IG... tem como compartilhar a foto do Instagram aqui? (eu não lembro mais como conseguir o endereço do arquivo JPG do site do insta).


https://www.instagram.com/p/Cee53FhpMXT/
https://www.instagram.com/p/Cee6XDyJUdu/
https://www.instagram.com/p/Cee6wTAJk49/
https://www.instagram.com/p/Cee7LcUJXVe/
https://www.instagram.com/p/Cee7ogRpSFc/
https://www.instagram.com/p/Cee7712pJQT/
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2022, 23:09:12
Galera quer aparecer mais magro hahahaha aí forço uma distorção pin cushion (não sei o nome em PT) pra deixar mais slim.

Postei no IG... tem como compartilhar a foto do Instagram aqui? (eu não lembro mais como conseguir o endereço do arquivo JPG do site do insta).


https://www.instagram.com/p/Cee53FhpMXT/
https://www.instagram.com/p/Cee6XDyJUdu/
https://www.instagram.com/p/Cee6wTAJk49/
https://www.instagram.com/p/Cee7LcUJXVe/
https://www.instagram.com/p/Cee7ogRpSFc/
https://www.instagram.com/p/Cee7712pJQT/

Gostei bastante da iluminação das fotos. Geralmente a galera coloca as imagens no Flickr e compartilha o link por aqui. Passar pro Instagram infelizmente perde qualidade d+ . Mas deu pra uma idéia.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2022, 00:40:10
Ficou maneiro o trabalho, Fernando. Vou seguir lá.

Engraçado, fiz umas fotos de produtos na semana passada. Devo ter usado a câmera com a 85mm por mais ou menos 1 hora e meia (pegando uma bateria original totalmente carregada) e notei isso: a bateria acabou rapidinho.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2022, 01:09:27
Ficou maneiro o trabalho, Fernando. Vou seguir lá.

Engraçado, fiz umas fotos de produtos na semana passada. Devo ter usado a câmera com a 85mm por mais ou menos 1 hora e meia (pegando uma bateria original totalmente carregada) e notei isso: a bateria acabou rapidinho.

Se ficar namorando a foto a bateria vai mesmo. Agora coisa que é dispara sem pensar a bateria dura bastante. Minha M50 eu cheguei a fazer 3500 fotos com uma bateria Batmax, mas a lente era uma olho de peixe manual e eu desliguei aquela visualização da foto após o clique.
O negócio é usar só o EVF no modo de economia e  desligando após 30 segundos sem uso.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.