Autor Tópico: Traço na imagem. Seria sensor?  (Lida 706 vezes)

julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 01 de Maio de 2022, 12:30:04
Olá pessoal,
Fiz umas fotos na praia,, não cheguei a trocar lentes nem nada, porém no trabalho seguinte notei esse traço no canto superior direito. Levarei na assistência, está com cara de ser sensor, visto que acontece independente da lente que eu utilizo. Como eu sempre passo perrengue em assistencia com os profissionais na tentaiva erro, gostaria de consultar os colegas para saber se já passaram por algo semelhante. Obrigada.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2022, 14:13:08
está com cara de ser sensor, visto que acontece independente da lente que eu utilizo.

É sujeira sobre o sensor, mas não defeito do sensor. Eu tentaria resolver primeiro soprando com uma bombinha nasal, que vc compra na farmácia. Se não resolver e vc tiver mão firme, pode tentar com um pincel chato novo, limpo e bem macio. Se não resolver, aí tem que usar kit dedicado de limpeza de sensor. Isso acontece com alguma frequência. Eu limpo meus sensores mais ou menos uma vez por ano. Pode valer a pena comprar um kit com cotonetes específicos pro seu tamanho de sensor e fluido de limpeza pra ter de reserva.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2022, 14:57:40
Nunca vi uma sujeira tão grande, parece que é um fio de cabelo de uma ponta a outra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2022, 15:52:44
Nunca vi uma sujeira tão grande, parece que é um fio de cabelo de uma ponta a outra.

A sujeira é no canto direito superior, não através do quadro. Aquilo atravessando o quadro na vertical é a quina da parede.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2022, 16:03:27
Parece sujeira no sensor. Aqui em casa todo mês eu mesmo limpo o sensor com uma bomba Fuck Fuck  :D

Tenho gata em casa e pelo de animal vive espalhado pela casa acaba entrando as vezes no sensor, mesmo ccom os cuidados que tomo. Então é bom tentar esse recurso em primeiro lugar. Se for só isso não precisa mandar pra assistência.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2022, 16:23:02
A sujeira é no canto direito superior, não através do quadro. Aquilo atravessando o quadro na vertical é a quina da parede.

Não é a sombra em diagonal não né?
Só abrindo no notebook pra ver direito aqui.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2022, 19:46:15
Eu gostaria de agradecer a todos, realmente era sujeita no sensor!!! Como estava tão retinho não achei que fosse! Obrigada a todos que responderam!