Autor Tópico: Qual é a distância focal perfeita para fotografia de rua?  (Lida 2820 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Gostei desse artigo...
Aproveita e coloca qual sua lente preferida para street e por que?

https://fstoppers.com/gear/whats-perfect-focal-length-street-photography-28mm-or-35mm-603151


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2022, 15:36:54
Eu gosto muito da 24mm e 28mm, é muito mais fácil de enquadrar e qualquer elemento indesejado nas bordas da para cortar de boa sem perder muito a noção angulo e as vezes de proximidade que as grande angulares dão, já a 35mm eu acho uma lente muito difícil de trabalhar, é preciso ter um noção muito grande de espaço, pq é como o rapaz fala no video no min 4:27 as vezes fica muito apertado.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2022, 18:36:58
E de quebra uma 24mm @f11 te dá uma hiperfocal com foco em menos de 2m.

DoF calculadora:
https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/dof-calculator.htm

« Última modificação: 03 de Maio de 2022, 18:48:39 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2022, 19:34:17
E de quebra uma 24mm @f11 te dá uma hiperfocal com foco em menos de 2m.

DoF calculadora:
https://www.cambridgeincolour.com/tutorials/dof-calculator.htm


Não costumo fotografar na rua, mas seu post me lembrou dessa calculadora aqui, a "oficial" do fórum:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2022, 09:22:03
Gosto do campo de visão de 46 graus, que a 50mm oferece em full frame ou 28mm em APS-C (Canon) ou 33mm nas outras marcas.
Às vezes, quando me sinto tímido demais e não quero muito contato nas ruas, vou para um ângulo mais fechado, 28 graus: 85mm (FF) ou 50mm (APS-C).
Ângulos mais abertos do que 46 graus é para quem é "muito destemido" nas ruas. O que, definitivamente, não é meu caso ;-)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2022, 17:25:11
Gosto do campo de visão de 46 graus, que a 50mm oferece em full frame ou 28mm em APS-C (Canon) ou 33mm nas outras marcas.
Às vezes, quando me sinto tímido demais e não quero muito contato nas ruas, vou para um ângulo mais fechado, 28 graus: 85mm (FF) ou 50mm (APS-C).
Ângulos mais abertos do que 46 graus é para quem é "muito destemido" nas ruas. O que, definitivamente, não é meu caso ;-)

Cara sendo bem sincero, se fosse escolher apenas uma lente pra fotografia de rua, seria no Fullframe a 40MM EF 2.8 . Pensa numa lente versátil que não é nem "wide" demais, nem "estreita" demais. A 50MM na Fullframe também fica show.

No Crop, embora ache por exemplo a 24MM 2.8 da Canon uma lente excelente, prefiro os 28MM que dá a equivalência de 42 (Sony, Nikon e Fuji APSC) e 46MM na Canon. Acho um ângulo extremamente favorável . Como uso lentes mecânicas, a 28MM me atende muito bem quando saio com uma cropada.

Exemplo de 28MM na Cropada:
Image08 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
« Última modificação: 27 de Maio de 2022, 17:28:03 por cheferson »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2022, 07:23:22
Tem razão Cheferson.
A 40mm dá o "verdadeiro" ângulo normal em full frame. E ainda tem o custo favorável dela e da 24mm.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2022, 09:47:43
Eu vou em duas direções, gosto muito de 24mm, mas gosto também de teles, 85mm talvez, para pegar expressões sem ser tão invasivo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2022, 19:02:16
Eu vou em duas direções, gosto muito de 24mm, mas gosto também de teles, 85mm talvez, para pegar expressões sem ser tão invasivo.

Sim e é importante também levarmos em conta qual sensor de câmera se está usando. Se formos falar de APSC, uma 24MM vai pra algo em torno de 35-38MM e a 50MM fica algo em torno de 80MM . Então um combo 24 + 50 FF (35 + 80 APSC) daria uma boa combinação.

Eu gosto muito da 28MM pois dá um ângulo muito bom no Fullframe e bem normal no APSC (42/46MM) . Mas cada um tem seus gostos kkkk


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2022, 07:41:08
Por muito tempo usei 50mm no APSC , que sempre me pareceu ser a visão normal. Sempre gostei de fotografar corpo inteiro, meio corpo, detalhes.

Tambem usei muito 24 mm no APSC que sempre me pareceu oferecer efeitos muito diferentes da 50mm conforme a perspectiva.  Apesar de ter muitas fotos que gosto, eu enjoei dessa distância focal no aps c.  Talvez eu desaprendi. No FF a 24 quando emplaca, na minha opinião a foto fica lindíssima. Mas eu particularmente detesto fotos de momentos muito encenadas. Há não ser retrato.

Eu gosto muito de 35 no apsc, no FF usei em 3.2 .. 4 . O desfoque é crítico. Nem sei se eu gostei dessa lente no FF, pois testei pouco.

105 mm no aps c e muito legal para detalhes , palco.  No FF eu não testei muito.

18 mm no APSC também é bem interessante , para retratos ambientais.

Para fotografia de rua, eu acho que eu preferiria ter uma zoom 18 105.

Quero vender algumas lentes , que eu enjoei delas. Quase dez anos.
« Última modificação: 26 de Julho de 2022, 07:51:31 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2022, 08:02:24
APS-C, 50mm e normal na mesma frase da um nó na minha cabeça  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2022, 08:14:33
APS-C, 50mm e normal na mesma frase da um nó na minha cabeça  :D

Juro que percebo a 50mm mais natural . Inclusive para detalhes. Mas Vangelismm, fotografar próximo, perceber a distorção natural de perspectiva... Eu só comecei a entender esse tipo de coisa recentemente
Não é sempre que gosto..