Autor Tópico: Dúvida sobre flashs Nikon, rádios e disparadores  (Lida 1162 vezes)

israellga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • israellga.com
    • Israel Liz - Fotógrafo Gastronômico
Online: 27 de Março de 2022, 11:48:18
Bom dia amigos!

Estou num impasse para efetuar duas compras e necessito de ajuda.

Atualmente, possuo um flash Nikon SB-910, um YoungNuo 568EX que foi pro espaço e também um rádio flash da Greika (bem simples, totalmente analógico).

Estou necessitando de um flash substituto pro YoungNuo pois trabalho com dois flashs acoplados em octas de 120cm.

Pesquisando no Mercado Livre, encontrei um rádio Godox Nikon X Pro N, diz ele que dispara remotamente o Nikon SB-910, mas não encontrei nada relacionado a isso na internet. Junto dele, já compraria outro SB-910 que é delicinha de usar e tem uma ótima construção e durabilidade, o que pra mim é fundamental.

Alguém sabe me dizer se há algum modo de disparar apenas com esse rádio sem precisar de receptor na sapata de algum dos flashs?

Se não der, teriam sugestões de rádios que funcionariam em TTL pra controlar a potência individual de cada um?
israellga.com


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2022, 10:46:20
Olá
Cara eu tenho um Xpro F da Fuji. E até onde sei o sistema Godox só se comunica com flashes Godox naturalmente

Li no site que ele se comunica com alguns flashes Nikon desde que se use um adaptador X1R N na sapata deles, assim o SB910 e SB800 podem ser disparados por ele, mas não nativamente.
Seria um sistema parecido com o YN622, que vc precisa de receptores nas sapatas. Pro sistema TTL dessa forma os YN622 são mais baratos que os Godox. Vc poderia pegar um YN622 N TX pra camera e uns dois YN622 N pra colocar os flashes.
« Última modificação: 28 de Março de 2022, 10:48:51 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2022, 15:05:23
É que Nikon tem um detalhezinho aí.. existe o modo Comando, talvez o Godox possa replicar isso quando conectado. Porém não conheço as minúcias para dizer.

Eu acho que esse modo é via escravo ótico, mas seria bom um Nikonzeiro experiente me confirmar aqui.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Março de 2022, 08:44:21
Disparar eles sem nenhum rádio receptor apenas no modo escravo óptico, o famoso foto-célula.

Usando esse transmissor Godox X-pro você deve colocar nos SB910 o receptor Godox X1r.
Com isso você consegue controlar tudo neles, até o zoom da cabeça à distância.


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2022, 22:37:48
Bom dia amigos!

Estou num impasse para efetuar duas compras e necessito de ajuda.

Atualmente, possuo um flash Nikon SB-910, um YoungNuo 568EX que foi pro espaço e também um rádio flash da Greika (bem simples, totalmente analógico).

Estou necessitando de um flash substituto pro YoungNuo pois trabalho com dois flashs acoplados em octas de 120cm.

Pesquisando no Mercado Livre, encontrei um rádio Godox Nikon X Pro N, diz ele que dispara remotamente o Nikon SB-910, mas não encontrei nada relacionado a isso na internet. Junto dele, já compraria outro SB-910 que é delicinha de usar e tem uma ótima construção e durabilidade, o que pra mim é fundamental.

Alguém sabe me dizer se há algum modo de disparar apenas com esse rádio sem precisar de receptor na sapata de algum dos flashs?

Se não der, teriam sugestões de rádios que funcionariam em TTL pra controlar a potência individual de cada um?

Se você tiver grana vai de SU-800 Nikon Commander, mas exite um generíco que é tão bom quanto o Nikon, DEBAO SU-800, você usa ele na Câmera e comandar flashs Nikon sem uso de receptor, via infra-vermelho (remoto no flash). no Aliexpress tem alguns anuncios dele.
@lucianosoares.foto