Autor Tópico: Primeira Impressões carregador Liitokala LII-500 da Shopee  (Lida 2513 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Chegou ontem meu carregador da Shopee... paguei R$89,36 com cupom e moedinhas que tinha.

Modelo é o Lii-500.
Não gostei que não veio a fonte, mas por sorte meu pai que é um acumulador nato tinha uma novinha compatível. Ele pede uma fonte de 12V 2A, a que meu pai tinha supre e passa pois é 3A.

O link foi esse:
https://shopee.com.br/Carregador-De-Bateria-Smart-Com-Display-Lcd-Para-Ni-Mh-Ni-Cd-Lii-500-Com-4-Pilhas-i.296651292.8643121018


Achei ele enorme ahahah. Bem maior do que os que já tive.
Usava até então o SSL que é um carregador baratinho vendido nos ML da vida e promete ser um carregador inteligente que consegue dar carga até em pilha alcalina e normais (não recarregáveis).

Meu problema foi que de um tempo pra cá (específicamente quando troqueis meus flashes chinezinhos baratos, Triopo, Andoer, INseeSI, Yongnuo antigo para o sistema Godox) minhas pilhas começaram a dar problema.
O flash dava uns 30 disparos, depois começava a ficar demasiadamente lento pra reciclar, chegando a demorar as vezes 1 minuto pra ativar.  Quando isso acontecia, eu sabia que tinha mais uns 3 a 5 disparos e logo viria a mensagem de bateria baixa.

Assim, ou o culpado era a bateria, ou era o flash ou o carregador. Estava inclinado a dizer que era o flash, pois as baterias eu sempre usei da ELGIN (mais de ano) e sempre funcionaram maravilhosamente bem.
Comprei baterias novas, da Toshiba, e no começo funcionaram bem, porém com pouco tempo de uso, novamente o flash começou a dar esse problema de carga.
Aqui descartei a possibilidade de ser a bateria, 2 marcas e uns 8 jogos de cada (4 Toshibas e 4 Elgins) não seria possível.

O carregador SSL eu sempre achei bom, a única coisa foi que uma vez deu problema porque eu inventei de dar carga numa pilha de controle remoto da copa de 94 kkkk. Ela aceitou a carga (quando não aceita fica piscando o led vermelho), mas como estava muito judiada, acabou vazando e esse chorume com o tempo corroeu a por dentro o carregador. Comprei outro e não inventei mais de carregar pilha vagabunda.
O problema é que o SSL começou a reclamar das pilhas descarregadas que saiam do GODOX TT600.... essas que estavam dando aviso de low batt, sempre dava erro de carga. Eu insistia trocando de canal e no geral ia.
Pode ser que esse carregador deu algum problema e não conseguia carregar as baterias.

Já o Liitokala é legal porque ele dá a resistência da bateria (mR, só que não sei o que significa isso, sabia de OHMs, mas R é novidade pra mim... devo ter faltado à essa aula). Esse modelo mostra também a tensão da bateria, mostra o tempo transcorrido na carga ou descarga e possibilita carregar mais lentamente ou rapidamente uma pilha. Conta com a corrente de 300, 500, 700 e 1000 mA, sendo 300 a mais lenta e a 1000 a carga rápida.
Como o carregador é limitado pela fonte de alimentação à 2A, então caso uma pilha esteja em carga rápida, as outras ficarão em 300mA.
Ele permite também controlar individualmente por canal os parâmetros. Esse modelo 500 é para 4 pilhas/células de baterias.

Exceto pelo fato de não ter vindo a fonte, gostei muito do produto. Parece 3 vezes melhor acabado do que o tal do SSL e o da DL que eu tenho.
É legal ter esses parâmetros de carga, mas acho que só pra um carregador... para diagnosticar alguma bateria antiga que não esteja rendendo bem, mas para uso geral, acho que um modelo mais simples da Liitokala com 4 canais tipo o PL4 ou S4 ou 402 já devem fazer bem o trabalho.
Fotógrafo oficial Foco Radical


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2022, 00:36:01
...
... e promete ser um carregador inteligente que consegue dar carga até em pilha alcalina e normais (não recarregáveis).
...

Poderia explicar como funciona isso???
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2022, 11:27:23
Carregador inteligente é um carregador que monitora a carga. Deve existir algum parâmetro eletrônico (sou leigo em eletrônica) que ele percebe quando pilha chegou na carga máxima e para o carregamento.
Quanto à carregar pilha alcalina, o pessoal faz aquela gambiarra de carregar com pulsos... já vi uma gambiarra de colocar um timer que liga e desliga um carregador burro (o que só fornece energia sem medir tensão,  corrente ou resistência) e consegue dar uma sobrevida à uma pilha convencional (alcalina ou normal).
Só que como falei, é gambiarra, não é uma solução perfeita. As pilhas alcalinas podem esquentar muito ao receber carga, podendo vazar ou até mesmo explodir. Nenhum projetista vai colocar a mão no fogo para garantir que funciona com qualquer pilha.
Eu comprei esse tal do SSL:

pensando em eventualmente usar pilhas alcalinas do supermercado como pilhas recarregáveis. Mas na real é que ele consegue somente dar uma sobrevida à pilha, não uma carga completa. Se conseguir recarregar só servirão para usar em controle remoto, relógio, calendário.... essas coisas que nào requerem muita energia.
Também não consegue carregar uma pilha comum muitas vezes... No site fala que até 20 recargas dá, mas acho que é no máximo 3. Mas nunca peguei pra fazer um teste extensivo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2022, 11:43:13
Achei bizarro precisar comprar fonte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2022, 08:15:07
Achei bizarro precisar comprar fonte.
Normal, até iPhone não vem mais  :assobi:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2022, 08:49:07
Normal, até iPhone não vem mais  :assobi:

Usuário de iPhone é besta mesmo, tá acostumado.

Os carregadores da baterias canon do Ali vem sem cabo mas pelo menos funcionam com cabo USB e carregador de celular.

Esse de procurar uma fonte específica é tenso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2022, 21:19:14
Nao abro mão do meu NiteCore D4...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2022, 13:19:55
Carreguei todas minhas pilhas com o carregador, o que percebi:

As pilhas da Elgin até que não são tão ruins quanto pareciam.... A maioria delas está carregando com em torno de 2400mha, apesar de dizer que é 2700... mas tá bom, 300 fica "para o santo" rs. Lembrando que as minhas tem pelo menos 8 meses de uso não intenso, ou mais.

As da Toshiba, o carregador deu em torno de 3000mah (de carga).

Acabo deduzindo que o quanto o carregador coloca nem sempre é o que a pilha especifica. Deve haver alguma perda, talvez por calor, talvez pela própria resistência interna, daí os 3000 mah da Toshiba contra os 2600 especificados.

Peguei essa pilha que carregou 3000mah e testei no flash TT600... dei 100 disparos em carga máxima (1/1) em sequência e  funcionou perfeitamente, depois usei mais uns 100 disparos em carga usual (1/16) e funcionou perfeitamente. Só não contabilizei o total pois esqueci o flash ligado e no dia seguinte ele tinha morrido... fui ver a pilha estava com menos de 0,9V que é muito baixo.

Uma curiosidade que eu não sabia é que o flash em carga máxima esquenta pra caramba, fiquei tampando com a mão apertando o botão do piloto e  depois de uns 10 disparos vc sente queimar a mão mesmo não encostando exatamente na cabeça. Agora entendo porque tem gente falando que frita o flash. Quando ouvia falar isso pensava: MDS que cupimzão de aço!, mas agora entendo que é um uso pesado. Então certamente esses flashinhos paraguai de menos de R$300 não são pra aguentar esse tipo de trabalho.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2022, 14:14:18
Nem os Canon e Nikon aguentam 1:1, conheço vários fotógrafos que já derreteram a lente do flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2022, 19:03:53
Nao abro mão do meu NiteCore D4...

Eu tenho esse ai, tremendo tanque de guerra, mas depois de experimentar o Liitokala Lii 600...  :wub:

cara é muuito melhor, é outro nivel de produto.

Não se trata de dizer que o D4 é ruim, aliás ele é otimo, é bom mesmo, só tem que é basicão. Já o Lii 600 faz um monte de coisas que o outro não faz.

Apesar disso, para quem só vai carregar AAA e AA, da pra viver tranquilo com o D4.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2022, 19:08:08
O meu niticore é tão básico que nem visor digital tem....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs