Autor Tópico: Lente grande angular para compacta  (Lida 901 vezes)

Julie Prinz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 09 de Maio de 2022, 16:21:08
Olá, pessoal!

Venho aqui pedir auxílio na escolha de uma lente GA para minha Nikon D5300, com uma abertura top, entre 1.8 e 2.8
Objetivo: fotografia lifestyle.

Andei pesquisando as mais acessíveis como Tolkina e Tamron. mas não boto muita fé. No máximo uma Sigma própria para Nikon e olhe lá.

Depois de muitas pesquisas eu encontrei a Nikkor 17-55mm f/2.8 usada por R$ 2.750,00, achei uma boa oferta dado a complexidade e qualidade da lente.

Outra que andei de olho é uma Nikkor 20mm f/1.8, o que para minha cropada se tornaria uma 30mm e eu estou "encucada" por uma 24mm, mas no fim das contas não sei se faz muita diferença... Digam-me vocês, excelentíssimos, que possuem mais bagagem que eu no assunto. Pondero esta também em decorrência do peso, uma vez que a 17-55, apesar de incrível, é robusta demais! Sou apenas uma moça de 50kg hahahaha.

Há também a Sigma 17-50mm f/2.8 para Nikon APS-C pelo valor de R$1.900. S.O.S

Atualmente conto com uma 18-55 (do kit) e uma 35mm f.1/8 (que eu amo, mas para o meu objetivo atual, não serve mais...)

Agradeço muito quem leu até aqui e puder me auxiliar!
« Última modificação: 09 de Maio de 2022, 16:37:49 por Julie Prinz »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2022, 16:37:44
Bem vinda, Julie.

Uma grande angular muito elogiada é a Tokina 11-16mm f/2.8. Só tenha certeza que é a versão com motor interno.

A Tamron 17-50 f/2.8 também é elogiada, mas não é exatamente grande angular.

Olhe este tópico aqui, veja se te ajuda:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108816.0


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2022, 20:42:04
Primeiro você precisa ver se quer uma grande angular mesmo?

Pelas lentes citadas você quer uma zoom normal como upgrade da sua 18-55.

GA seria a Nikon 10-20mm, por exemplo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2022, 00:45:15
Grande angular com boa luminosidade ou é lente fixa ou é zoom muito pesada. Não tem como ter uma lente clara demais, de algum zoom e ser leve  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sobre Grande Angular eu já tive a Sigma 10-20 e adorava ela. Ela tem versão 4.5-5.6 e uma mais cara que é a 3.5 com abertura máxima 3.5 constante em toda faixa de zoom.

A Nikkon 17-55 2.8 não conheço pra opinar, já vi reviews positivos dela. Mas é uma lente mais cara e pesada .

Pra sua câmera e fazer grande angular precisa ser algo abaixo de 18MM . Uma lente que se encaixaria também no padrão de grande angular desse porte seria as Tokinas 11-16 2.8 ou 11-20 2.8 . Mas são lentes pesadas e bem construídas e entregam ótica excelente.


Julie Prinz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2022, 11:16:29
Bem vinda, Julie.

Uma grande angular muito elogiada é a Tokina 11-16mm f/2.8. Só tenha certeza que é a versão com motor interno.

A Tamron 17-50 f/2.8 também é elogiada, mas não é exatamente grande angular.

Olhe este tópico aqui, veja se te ajuda:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108816.0


Obrigada pelas boas-vindas!

Já vi vários tópicos por aqui sobre as lentes das marcas alternativas Tamron e Tokina e apesar destas que tu me recomendaste terem óticas excelentes, outros aspectos se sobressaem para mim, como o flare na Tokina (entre outros), o autofoco da Tamron, uma vez que meu objetivo é usar grandes aberturas em grande parte do tempo. Ainda tenho um pé atrás com essas marcas, embora tenha consciência que são versões alternativas mais em conta pro padrão de vida brasileiro rsrs


Julie Prinz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2022, 11:20:55
Primeiro você precisa ver se quer uma grande angular mesmo?

Pelas lentes citadas você quer uma zoom normal como upgrade da sua 18-55.

GA seria a Nikon 10-20mm, por exemplo.

Pois bem, após pesquisar mais um pouco, a ideia mesmo é uma lente para fotografia lifestyle, podendo ser tanto uma GA quanto uma prime, enfim, algo que me possibilite um enquadramento e campo de visão ok, o contrário que a minha cinquentinha atual oferece... Andei olhando uma Nikkor 20mm f/2.8, mas percebo que é uma lente super antiga e com MUITO POUCOS reviews na internet. Acha que ela poderia se enquadrar para o meu propósito?


Julie Prinz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2022, 11:30:30
Grande angular com boa luminosidade ou é lente fixa ou é zoom muito pesada. Não tem como ter uma lente clara demais, de algum zoom e ser leve  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Sobre Grande Angular eu já tive a Sigma 10-20 e adorava ela. Ela tem versão 4.5-5.6 e uma mais cara que é a 3.5 com abertura máxima 3.5 constante em toda faixa de zoom.

A Nikkon 17-55 2.8 não conheço pra opinar, já vi reviews positivos dela. Mas é uma lente mais cara e pesada .

Pra sua câmera e fazer grande angular precisa ser algo abaixo de 18MM . Uma lente que se encaixaria também no padrão de grande angular desse porte seria as Tokinas 11-16 2.8 ou 11-20 2.8 . Mas são lentes pesadas e bem construídas e entregam ótica excelente.

Pois é, acho que estou pedindo demais dos engenheiros :doh:

Por isso que encontrei a Nikkor 20mm f/1.8... OK! Não é uma grande angular! Mas já me possibilitaria um campo de visão maior que a minha 35mm oferece atualmente, sendo um pouco mais versátil, além de ser leve. Será que é uma boa?

O que procuro é uma lente com uma abertura maior, como essas da Tokina que tu comentaste, mas precisaria antes desmistificar meu conceito sobre a marca...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2022, 12:00:52
Pois bem, após pesquisar mais um pouco, a ideia mesmo é uma lente para fotografia lifestyle, podendo ser tanto uma GA quanto uma prime, enfim, algo que me possibilite um enquadramento e campo de visão ok, o contrário que a minha cinquentinha atual oferece... Andei olhando uma Nikkor 20mm f/2.8, mas percebo que é uma lente super antiga e com MUITO POUCOS reviews na internet. Acha que ela poderia se enquadrar para o meu propósito?

Você tem uma 18-55, basta colocar ela em 20mm e testar, não?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2022, 12:03:38
Existe grande angular zoom e grande angular prime.

Só pra não achar que zoom = grande angular.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2022, 12:10:48
    A 20 a 24 e a 28 são lentes com a ótica muito boa e uma construção ok, mas não são robustas como a  17 55 2.8 (projetada quando a Nikon não tinha FF digital.)  Só que essa lente é aps c.

A 20 não irá lhe entregar forte desfoque na estética. Vai ficar bem parecida com 28mm no FF. A 20mm é a lente mais cara das fixas comentadas. A vantagem das fixas é poder usar em FF.  Mas ... O valor das sigmas,  Tamrons e mais amigável.  O que  fica difícil ignorar.

Depende muito do tipo de situação, cobrança que você irá ter.

É isso.
« Última modificação: 11 de Maio de 2022, 12:14:34 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2022, 12:35:26
Você pode procurar relatos sobre compatibilidade entre sua câmera e a lente em questão. Mas creio que todas as lentes de terceiros no mercado terão boa compatibilidade com a D5300.

O sistema DX da Nikon foi um pouco abandonado pela marca anos atrás, por isso é difícil encontrar lentes otimizadas Nikon. Como já foi dito, tem as 20, 24 e 28mm, mas são bem caras. Daí tem as zoom. Por exemplo, a Sigma tem uma excelente 18-35mm f/1.8: clara e usa uma faixa bem interessante. Mais importante, pra lente que é, nem é tão cara. Mas é pesada. Não se pode ter tudo.



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2022, 01:07:36

se voce nao fizer questão de lentes de foco manual pesquize as lentes rokinon , são de excepcional qualidade e com preço bem em conta
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2022, 01:15:57

não faça ... " .. cara feia .. " ...  :hysterical: são muito boas , tenho 3            ( 12 f 2.8 , 24 f 1.4 , 50 f 1.4 ) o preço é bem menor , e competem em pé de igualdade com sigma , tokina , tamron
tem muita informação sobre elas na internet , muito embora não tenham tantas opções quanto as concorrentes ...

rokinon , samyang , bower são a mesma fabrica ( as mesmas ) mas comercializadas com nomes diferentes
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2022, 11:54:35
não faça ... " .. cara feia .. " ...  :hysterical: são muito boas , tenho 3            ( 12 f 2.8 , 24 f 1.4 , 50 f 1.4 ) o preço é bem menor , e competem em pé de igualdade com sigma , tokina , tamron
tem muita informação sobre elas na internet , muito embora não tenham tantas opções quanto as concorrentes ...

rokinon , samyang , bower são a mesma fabrica ( as mesmas ) mas comercializadas com nomes diferentes

Bem lembrado. São muito boas mesmo, tenho uma 12mm f/2, uma 8mm f/2.8 olho-de-peixe e uma 135mm f/2 que é maravilhosa pra astrofoto.