Autor Tópico: Fotos Zoadas  (Lida 2367 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2022, 08:24:02
Se testou as lentes em outros corpos e estão perfeitas.
Sem flash ocorre o mesmo problema, fica evidente que o corpo está com algum defeito.

Manda para assistência logo, pois estamos curiosos para saber qual é o problema.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2022, 11:15:40
Só uma hipotese, muitíssimo improvável: o sensor se movimentando, aleatóriamente?

Se acontece só com essa câmera, e com várias lentes, talvez seja aquele sistema de limpeza do sensor, que dá uma vibradinha quando a gente desliga. Talvez alguma inconformidade no sistema, faça o trem ativar, sei lá.

Sei lá, 99% de chance de ser besteira isso, mas por que não?

É uma boa hipótese... estava aqui a pensar em algo parecido, a vibração do espelho ou obturador (porém aí nao seria aleatório), mas de fato tem a ver com movimento, talvez possa ser sensor se movimentando mesmo.


Mas como disse o colega acima, é caso de assistência... aguardaremos curiosos o desfecho desse mistério.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2022, 11:20:45
O sensor que não tem ibis não se movimenta.

A limpeza é uma vibração no filtro em cima do sensor.
Ultrassom senão me engano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #33 Online: 11 de Maio de 2022, 14:59:00
Também fiquei curioso em saber o que pode ser.
Eu que já desmontei uma câmera, diria que é alguma vibração ou jogo que está se apresentando.
Talvez o movimento do espelho, das cortinas ou da íris possam estar fazendo ressoar em cima do sensor.
O sensor é posicionado com umas arruelinhas ultra finas (0,02 mm) de modo que dê um paralelismo com boa precisão com a flange.
Então talvez devido ao uso a câmera possa estar com os parafusos soltos... Uma revisão e reaperto geral deve corrigir.

Esse é meu palpite. Esses problemas nem sempre são diretos. Muitas vezes são intermitentes.
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 11 de Maio de 2022, 15:29:15
Mas front focus em 3 lentes? e que a uma semana atras estavam normais... :shock: :no:
eu tenho outra câmera e fotografando com ela não ocorre o mesmo problema. Tb testei as lentes na camera da minha irma, estao ok

Obrigado

Desculpe não percebi que eram 3 lentes, so me concentrei na foto da garota.
Que nessa foto tem front focus, tem sim... Por que aí já é outra estória.

Uma vez tive uma 5D que deu um problema esquisito com foco que ninguem descobria. No final era sujeita no espelho secundário que desvia a luz para o sensor de foco. Dava umas inconsistências muito estranhas.

Faça outros testes usando o live view, porque o sistema de foco é diferente. Se sair tudo direito matou a charada.

A minha Pentax K3-II tem um problema crônico com a Sigma 18-35 1.8 quando usando pelo visor ótico, ela dá front focus aleatoriamente, mas no live view crava todas. A câmera funciona perfeitamente com todas as outras lentes, assim como a K5-II funciona perfeitamente com a 18-35.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2022, 08:51:21
Atualizando:

Levei em um AT no centro de SP que não quis nem pegar, pois por ser um erro intermitente e com características por eles desconhecidas, disse que nada poderia fazer com garantia de que fosse resolver e, se caso resolvesse não voltasse a acontecer. Disse para eu ir na Mamba.

Fui a outro local, (não a Namba) que topou dar uma geral (analise, limpeza, ajustes e apertos gerais) sem garantir que o erro seria sanado. Ele fez e disse não ter encontrado nada que chamasse a atenção, mas que parecia haver algo solto dentro da câmera (por um barulho), mas que ele não localizou a origem exata, apenas fez ajustes em tudo. Camera entregue fiz 2 jobs, quarta e ontem, nos quais usei a camera em alguns momentos.

Vendo as fotos no computador, não tenho fotos zoadas como as anteriores.

Farei mais um job esse FDS e então ficarei mais seguro, e volto a relatar.

Abs
M Rezende


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2022, 08:54:59
Mas o barulho parou depois que ele revisou tudo?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 20 de Maio de 2022, 15:23:16
No fim, minha hipótese não tava de todo errada, rsrsrs..

Torço para que resolva, Rezendão!
abraço!  :ok:


Carlos Motta

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #38 Online: 08 de Outubro de 2022, 13:02:37
Olá, Marcelo.
Sofri do mesmo problema que você (fotos com a 6d II e 24-105 f4 L). Tentei inúmeras formas de diagnosticar a causa e testei todo tipo de configuração possível  e nada de melhorar: algumas fotos ficavam boas outras, nas mesmas condições ficavam ruins -essa aleatoriedade estava me incomodando demais.
Em uma consulta de rotina ao cardiologista descobri que o café estava acelerando meus batimentos e isso causava tremedeiras eventuais. Eis ai a causa do problema: eu tremia mais de vez em quando por causa da cafeína e isso alterava a qualidade das fotos.
Fica a dica.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #39 Online: 10 de Outubro de 2022, 09:40:05
Sofri do mesmo problema que você (fotos com a 6d II e 24-105 f4 L)...
Sei que o tópico tá meio inativo.
Mas vale o relato.
O mesmo aconteceu aqui.
Minha 6DII começou a apresentar inúmeros problemas de AF depois de algum tempo. Em várias lentes.
O rendimento dela chegava a 60-70% de acerto. Que pra mim é fraco demais.
Percebi que depois de um tempo de trabalho o botão apresentava um certo rangido, como se o plástico mesmo roçasse. E nesses momentos o clique era mais "demorado" ou simplesmente falhava, não focava/clicava.
Levei na assistência e disseram que não havia nada de errado.
Mandei trocar o botão assim mesmo. Mas o desempenho do AF não melhorou.
As lentes funcionavam perfeitamente na 5DMKIII - claro que eu sei que é outra câmera, outro desempenho.
O que percebi é que num uso mais light a 6DMKII funcionava perfeitamente. Quando eu precisava de uma intensidade de cliques maior, ela deixava a desejar (o que não fazia anteriormente).
Passei a não confiar mais na 6DMKII e acabei trocando.  :shock:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Outubro de 2022, 09:52:22
As 6d e 6dII do fórum estão ficando cansadas  :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 10 de Outubro de 2022, 12:14:22
Relato curioso.

Uma pena que 9 Nando já vendeu, valeria um teste entre o dualpixel e o foco por fase.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs