Autor Tópico: Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas  (Lida 1114 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Tá desfocada  :assobi:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Tá desfocada  :assobi:

Será que foi Canon? Se foi desculpa por postar na galeria errada!  :hysterical:
« Última modificação: 16 de Maio de 2022, 16:58:20 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
 :eek: :eek: :eek:

https://futurism.com/the-byte/image-black-hole-possibly-incorrect

Eu tenho minhas dúvidas sobre as imagens que surgiram até agora dos buracos negros. Isso porque estes buracos negros são cercados por milhares (milhões?) de estrelas, então o que se tenta fazer é remover tudo o que é sinal de estrela pra se ter uma detecção de sinal somente do buraco negro.

Eu lembro quando estava começando a fazer astrofoto, que por vezes, "brigava" com o fundo, pois achava que o fundo do céu em algumas regiões estava borrado de poluição noturna. Ao estudar mais, constatei que o que eu achava que era ruído, poluição ou interferência na verdade era sinal que eu queria fotografar... Mas é um grande desafio (frequentemente ignorado) saber o que desprezar e o que considerar, especialmente quando não se sabe o que se está fotografando.

Pode ter sido o caso dessas imagens que vemos dos buracos negros. Na ânsia de vermos algo que já nos é preconcebido, podemos desprezar dados que são relevantes. Isso é especialmente importante quando a diferença entre o que queremos aproveitar e o que queremos descartar seja tão pequena.

Tô querendo escrever mais um artigo sobre astrofoto, acho que vou cair dentro do processamento de imagem, mesmo que eu não domine o assunto. Vai ser bom pra eu aprender!  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Será que foi Canon? Se foi desculpa por postar na galeria errada!  :hysterical:

Se estiver fora de foco é Canon, se estiver muito verde é Nikon, se esquentar muito é Sony :hysterical: :hysterical: :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Gente,

Essa coisa está a 26.000 anos-luz de distância e o diâmetro angular aparente é de.... 50-60 micro-arco-segundos !
A "foto" não foi feita em luz visível e sim nos comprimentos de onda de rádio provenientes do disco de acreção  usando interferometria. É algo incrivelmente complicado. É quase um milagre terem conseguido.

É mais ou menos o equivalente a fotografar uma cabeça de alfinete a mais de 3 milhões de quilômetros de distância, mais ou manos 10 vezes a distância terra-lua, ou grosseiramente 10 segundos-luz. Só isso kkkk !


https://planetcalc.com/1897/


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Essa coisa está a 26.000 anos-luz de distância e o diâmetro angular aparente é de.... 50-60 micro-arco-segundos !
A "foto" não foi feita em luz visível e sim nos comprimentos de onda de rádio provenientes do disco de acreção  usando interferometria. É algo incrivelmente complicado. É quase um milagre terem conseguido.

só pra não perder a piada  :D
Astro fotografia é bem complexo.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.