Autor Tópico: Questão com o foco da lente Objetiva Canon EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM  (Lida 647 vezes)

gabispinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Oi Gente, tô com uma duvida com relação ao foco da minha 24-105.

A comprei em julho do ano passado e desde então, venho usando-a pouco mas nos últimos eventos reparei que quando dou zoom, em alguns pontos de zoom ela simplesmente não foca. Geralmente é entre o 50 e 70, onde não há nada escrito e não sei se isso é comum, porque não notei essa questão quando usava a 55-250 e porque ela já era usada e precisei trocar o cabo flat.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2022, 06:53:25
Defeito, provavelmente do cabo flat.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


gabispinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2022, 13:52:55
Defeito, provavelmente do cabo flat.

Obrigada pelo retorno!
Foi o que pensei mesmo. Vou levar na assistencia, só espero que dê pra resolver se precisar trocá-lo de novo  :(


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2022, 15:08:40
Obrigada pelo retorno!
Foi o que pensei mesmo. Vou levar na assistencia, só espero que dê pra resolver se precisar trocá-lo de novo  :(

A troca do cabo flat é na verdade um conjunto fabricado pela própria Canon. Algumas assistências trocam apenas o flat que é um cabo chinês , não fazem a troca toda. Acho que fizeram serviço mal feito.


gabispinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2022, 00:37:23
A troca do cabo flat é na verdade um conjunto fabricado pela própria Canon. Algumas assistências trocam apenas o flat que é um cabo chinês , não fazem a troca toda. Acho que fizeram serviço mal feito.

Pois é. Levei pra uma assistência na época porque a lente estava dando o err 60.

Lembro que ofereceram dois tipos de serviços, um deles era a toda mas o valor era similar ao que paguei pela lente e o secundário onde efetuaram a troca do necessário. Agora penso não ter feito uma boa escolha mas imaginava que duraria ao menos um pouco mais que um ano, especialmente não tendo muito uso.

Você sabe se é possível comprar as peças por conta própria?



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2022, 17:07:44
Você sabe se é possível comprar as peças por conta própria?

Meu fornecedor é o  Aliexpress.... mas é chatinho achar essas coisas lá. As coisas são traduzidas do Chinês para o Inglês e depois para o Português.

Dependendo se vc tiver uma foto do que é dá pra usar a busca por imagens no app e pelo resultado que vem usar as palavras chave pra fazer uma busca por texto.

Outra opção é ficar de olho nos market places pra ver se aparece alguém vendendo uma pra retirada de peças, aí faz um Frankenstein.

Youtube também muitas vezes me salva. Tem um gringo que ensina desmontar, aí as vezes ele coloca onde comprar determinado item.

Faz uma busca assim: "XPTO lens repair" ou ".... lens teardown" ou  "... lens fix" ou "...lens dissassembly".
« Última modificação: 16 de Maio de 2022, 17:10:52 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical