Autor Tópico: Duvida sobre lentes 18-55 + 55-250 ou 18-135mm  (Lida 1852 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2022, 20:23:30
Concordo contigo em quase tudo Chefe.... mas eu particularmente não gostei da EF 28-135. Tive 2, a primeira devolvi, a segunda  eu usei um tempinho mas não me agradou e passei pra frente.
Aquilo que falei... por ser uma lente antiga, o elemento frontal expande muito, aí com o uso vai dando folga, aí fica dançando... a que tive tinha um jogo de uns 5mm.... isso estraga o alinhamento e faz a lente se comportar como uma Tilt Shift.
A 18-135 que tive era novíssima e era a versão Nano USM, eu gostava muito!  Era de foco rápido, principalmente no Dual Pixel, não fazia barulho e o estabilizador era aquela versão mais nova, mais esperto. Não cheguei a usar na Mirrorless pq acabei pegando a Full Frame na época e não tinha uma lente Zoom pra usar. Se servisse na FF certamente eu teria ficado.
A 28-135 eu sei que quando coloco na Mirrorless e faço Zoom-out, tem um delay pra corrigir a distorção, aí a gente percebe o quanto ela distorce e é corrigida por software.

Outras lentes tipo Sigma, Tokina e Tamron algumas vezes tem ótica até melhor que a equivalente Canon, mas é bem isso que vc falou, o AF é bem lento, mesmo as com motor HSM ou similar.

Também ouvi falar bem da 28-105 e sempre da 28-85, mas são meio difíceis de se achar e as que acham custam mais de 1000, não acho que valem.

Ouvi dizer que a tal da 28-90 era boazinha, mas sei lá... tem que ser valor módico: 200-350 pratas. Essas costumam ter fungo e teia de aranha ahahah

Cara eu mesmo estou na segunda 28-135 e tenho gostado bastante dela. Nunca tive esse problema com elemento frontal. Mas eu gostei da ótica dela. Pra sistema Fullframe é um bom custo-benefício. A 28-105 USM 3.5-4.5 é melhor oticamente do que a 28-135, tem uma abertura variável e que capta mais luz, 3.4-4.5, tem um desfoque melhor. Autofoco é igual da 28-135, muito rápido e preciso. Mas a 28-105 não tem o IS, algo que a 28-135 EF IS USM tem (aliás, essa 28-135MM foi a primeira lente do mundo com estabilização ótica). Mas é aquilo, vai muito do gosto.

Já vi casos de gente idolatando por aqui certas lentes que detestei e outras que eles falam que detestaram , e eu adorei rsrsrs. Então é aquilo, nada como testar os equipamentos, e você mesmo chegar a sua própria conclusão.

A 24-85 3.5-4.5 EF USM , é uma lente incrivelmente nítida e até desconhecida do pessoal no Brasil. Mas mesmo pagando em torno de 900-1.000 reais eu acho que ela, ela realmente entrega na ótica principalmente nas bordas do sensor Fullframe. E, cara, eu já tive todas essas lentes analógicas citadas acima como 28-80, 28-90, 35-70, 35-80, 38-76, etc. A gente precisa entender o contexto que essas lentes foram lançadas: entre 1987 e 1998, foi a época que a Canon emplacou no mercado roubando o primeiro lugar da Nikon, pois oferecia um sistema profissional de câmeras e lentes. Com isso vieram também o público mais amador e as SLR de entrada. Então essas lentes foram feitas para serem lentes de kit das SLR de filme 35MM . Como a Canon vendia feito água essas câmeras, ela não se incomodava de criar lentes ridículas na ótica para o público de entrada.

Hoje em dia é perfeitamente possível encontrar essas lentes em bom estado ou cheia de fungos (precisa pesquisar). Eu mesmo não sou grande fã dessas lentes . Acho que da Canon , dessas lentes antigas, o que deve ser considerados são as lentes com motor USM como essas 24-85, 35-105, 28-105, etc. Essas lentes mais de kit realmente não são boas oticamente e não fazem jus aos sensores de alta resolução (maiores que 18 megapixels) das digitais atuais.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2022, 18:24:12
eu tenho as 3... e não acho besteira ter as 3 não. A 18-135 é definitivamente "pau pra toda obra". A versatilidade chegou aí e parou. Massss.... é curta para fotografar pássaros. Tô atrás de uma 55-250 pra fotografar os gigantescos pássaros de metal... os aviões ,rsrs.
eu tenho a SL2 e só tinha pra ela a 28mm e a 50mm (essa na real eu usava na minha full frame que vendi. acredito que eu vá passá-la pra frente também). Precisava de lente mais aberta pra gravar meus vídeos. Depois de muito procurar, achei uma 18-55 que comprei por meros 200 contos, já que tá com um negócio raspado lá atrás dela que segundo o cara, era pra usar em câmera FF. Independente de qual tenha sido a intenção daquilo, não atrapalha em absolutamente nada o funcionamento, é um detalhe estético. Essa semana chegou a 18-135 que eu tava procurando também (mais do que a 18-55. Se a 18-135 tivesse chegado antes, não teria comprado a 18-55). E por fim, falta adquirir a 55-250 (tÔ vendo com um cara que tá anunciando no Face).
Eu tava pensando em passar a 18-55 pra frente, mas ela é menor (mais discreta) e mais leve do que a 18-135. POde ser que em algum momento isso me seja útil. Se daqui a um tempo ela permanecer "engavetada", eu passo pra frente. Eu na real larguei a fotografia, mantive essa câmera pra gravar vídeos. A grosso modo a 18-135 me atende perfeitamente, só precisaria da 55-250 mesmo pra os meus aviões (oportunidade rara, dificílimo conseguir participar de um spotter day. Mas sigo tentando, e quando der certo, vou precisar da lente).


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2022, 05:46:33
Parabéns, tenho certeza que vai curtir muito a 55-250. É uma lente com um custo-benefício muito bom. Embora toda de plástico estilo lente de kit, ela tem uma boa construção dentro da sua proposta que é ser uma lente de entrada / baixo custo. Acho a nitidez dela muito boa, já em abertura máxima. Tive duas versões a II e a STM, ambas igualmente boas.

Obrigado mesmo!! Tirei varias fotos com ela e to gostando demais do que dá pra fazer kk, ainda sim to pensando em trocar a do kit, mas estou pensando em algo como um upgrade e não uma troca de "elas por elas", como o vangelismm recomendou alguns modelos, estou pendendo pra 24mm 2.8 da própria canon usada, mas gostaria de mais recomendações, andei pesquisando sobre esse outro modelo que ele cita 17-70 e encontrei também a 17-50 2.8, mas não sei qual vale mais a pena pra investir por questão de qualidade mesmo, se as duas são boas, se tem outra marca, se tem outra distancia focal que tenha uma qualidade melhor em outra marca, tá dificil essa vida kkkkk

A sigma 17x70 é uma boa substituta pra lente do kit.

Ou a ef-s 24mm 2.8.

Estou pensando em pegar a 24mm como recomendou, mas também andei pesquisando esse outro modelo que você me passou, a 17-70mm ( a 17-70 é f2.8-4 né? ) da sigma, pesquisando o modelo da sigma eu encontrei também a 17-50mm f2.8 também da sigma, colocando todas as cartas na mesa como qualidade, construção, etc... você acha que valeria mais a pena investir em qual ? Vi que tem a marca tamron também com essas distancias focais, mas em se tratar de outras marcas eu ainda tenho pouco conhecimento de qualidades.

Obrigado!
« Última modificação: 01 de Junho de 2022, 05:52:41 por edufgimenezz »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2022, 06:33:59
A sigma 17-50 é um projeto mais antigo, a 17 70 é superior.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2022, 07:39:35
A sigma 17-50 é um projeto mais antigo, a 17 70 é superior.

Encontrei uma 17-70 por 1500 usada (17-70mm F2.8-4 DC Macro OS ), no google achei também o modelo HSM, é como se fosse o STM da canon? Teria mais alguma nomenclatura nela indicando ser modelo mais novo dessa lente?
« Última modificação: 01 de Junho de 2022, 07:40:25 por edufgimenezz »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2022, 07:50:34
HSM é o equivalente ao USM.

Tem 02 versões dessa lente, a mais nova é a com um C no nome, da linha conteporary.
As inscrições na lente são prata/branca.

A antiga tem detalhes em amarelo/dourado.
« Última modificação: 01 de Junho de 2022, 07:51:00 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2022, 12:09:32
HSM é o equivalente ao USM.

Tem 02 versões dessa lente, a mais nova é a com um C no nome, da linha conteporary.
As inscrições na lente são prata/branca.

A antiga tem detalhes em amarelo/dourado.


A versão preta é a mais nova da 17-70 , versão Contemporany. Essa versão tem uma nitidez excelente e um "falso" macro que dá pra brincar pra detalhes de produtos por exemplo. Lente muito boa. Vale o investimento. Já as antigas são de anel amarelo , a abertura é 2.8-4.5 (variável). Eu tive uma e não gostei da nitidez dela, pra mim era uma lente de kit num corpo um pouco maior. Já a 17-70 nova é ótima.

Sobre a 55-250 é isso mesmo, é uma lente muito boa. A única coisa que não gosto muito nela é o desfoque. Mas em termos de qualidade de imagem é excelente e o IS ajuda muito.


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2022, 13:19:26
A versão preta é a mais nova da 17-70 , versão Contemporany. Essa versão tem uma nitidez excelente e um "falso" macro que dá pra brincar pra detalhes de produtos por exemplo. Lente muito boa. Vale o investimento. Já as antigas são de anel amarelo , a abertura é 2.8-4.5 (variável). Eu tive uma e não gostei da nitidez dela, pra mim era uma lente de kit num corpo um pouco maior. Já a 17-70 nova é ótima.



HSM é o equivalente ao USM.

Tem 02 versões dessa lente, a mais nova é a com um C no nome, da linha conteporary.
As inscrições na lente são prata/branca.

A antiga tem detalhes em amarelo/dourado.


No caso seria essa ?





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2022, 14:04:26
Essa mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Junho de 2022, 14:38:54
Essa mesmo.

Entre ela e a 24mm, ela teria mais vantagens né?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 01 de Junho de 2022, 15:21:16
Entre ela e a 24mm, ela teria mais vantagens né?

São propostas diferentes.

24mm é pra ir leve ou complementar um set com outras lentes.

17-70 é uma lente mais pesada mas com range bem versátil.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #26 Online: 01 de Junho de 2022, 16:12:17
Eu tenho a Sigma 17-50 2.8 (a do anel dourado) e é minha lente preferida.

Porém já tive oportunidade de usar a 17-70 2.8-4 (desse modelo novo) e o range é muito bom para ter numa só lente.

Entre as duas, recomendo a 17-70, até porque não descarto a possibilidade de migrar para ela um dia.


edufgimenezz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 01 de Junho de 2022, 20:15:37
São propostas diferentes.

24mm é pra ir leve ou complementar um set com outras lentes.

17-70 é uma lente mais pesada mas com range bem versátil.

Achei uma usadinha por 1500 que o dono está desapegando da 17-70, pelas dicas de vocês estou pensando em pegar ela agora kkk, o cara me garante que está tudo ok ( estou com um pé atras ainda mais por não entender bem de marcas "paralelas" ), mas qualquer coisa é só fazer os testes e devolver, nos reviews o pessoal fala que os cantos não ficam tão nítidos em 17 ~ 24mm, isso é verdade? é um bom upgrade para a lente do kit? O que me faz querer a 24mm 2.8 da canon é pelo que vejo o pessoal falando de ela ter uma boa qualidade ótica, construção e ser bem falada, a 17-70 fica com essa abertura de 2.8 em até uns 24mm no max e após isso começa a fechar?

Eu tenho a Sigma 17-50 2.8 (a do anel dourado) e é minha lente preferida.

Porém já tive oportunidade de usar a 17-70 2.8-4 (desse modelo novo) e o range é muito bom para ter numa só lente.

Entre as duas, recomendo a 17-70, até porque não descarto a possibilidade de migrar para ela um dia.

entre as duas que você cita é entre a 17-50 / 17-70 ou 17-70 / 24mm?
a 17-70 fica com essa abertura de 2.8 em até uns 24mm no max e após isso começa a fechar?


brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #28 Online: 02 de Junho de 2022, 09:10:03
entre as duas que você cita é entre a 17-50 / 17-70 ou 17-70 / 24mm?

17-50 / 17-70  :ok:

a 17-70 fica com essa abertura de 2.8 em até uns 24mm no max e após isso começa a fechar?

Faz um bom tempo que usei, mas pelo que me lembre é 2.8 só em 17mm.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 02 de Junho de 2022, 09:36:53
De 17 até 20mm por essa tabela
https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Sigma-17-70mm-f-2.8-4-DC-Macro-OS-C-Lens.aspx

edit: alterei o link pois era o da sigma antiga.
« Última modificação: 02 de Junho de 2022, 09:44:31 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs