Autor Tópico: Como faz para simular disparo longo de flash?  (Lida 1033 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 15 de Maio de 2022, 21:00:14
Lembro que quando comecei, tinha uma situação que acontecia que era de o flash dar um disparo bem longo conforme se apertava  algum botão da câmera. Isso acontecia mas eu não consigo lembrar das circunstâncias... não lembro se era o botão do disparador até a metade, se era o botão de pré visualização de profundidade de campo ou se era outro botão/combinação.

Também não tenho mais nem a câmera nem o flash que faziam isso (Canon 60D e Triopo TR988 TTL).
Alguém por acaso sabe como faz para reproduzir essa "flickada" de luz assim? Lembrei do Scott Kelby falando que esse macete ele usava pra simular uma luz de modelagem no speedlite, só que como o livro dele (O livro do Flash) é generalista, ele não explicava como fazia em determinada câmera.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2022, 21:16:06
Não é aquele botão com o asterisco?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2022, 21:28:32
Não é aquele botão com o asterisco?

putz acho que se pá é... vou dar uma olhada.
Fotógrafo oficial Foco Radical


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2022, 08:53:28
Lembro que acontecia quando pressionada o botão de profundidade de campo da Canon que eu usava, em ambas a 5DII e 6DII, mas na 6Dii depois eu troquei esse botão para outra função, ai parou.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2022, 10:54:10
Lembro que acontecia quando pressionada o botão de profundidade de campo da Canon que eu usava, em ambas a 5DII e 6DII, mas na 6Dii depois eu troquei esse botão para outra função, ai parou.

Eu ia citar isso.
Pra mim sempre foi naquele botãozinho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2022, 11:02:23
Fica na frente da câmera geralmente né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2022, 16:55:37
Lembro que acontecia quando pressionada o botão de profundidade de campo da Canon que eu usava, em ambas a 5DII e 6DII, mas na 6Dii depois eu troquei esse botão para outra função, ai parou.

É isso mesmo Pablo, o botão de profundidade de campo, porém não funciona quando está com o rádio em cima, tem que ser um speedlite TTL acoplado.
Na RP também não funciona, apesar de não ter o botão DOF preview, tem como mapear outro para essa função. Na minha o AF-ON está como DOF prev., mas não deu certo.

Outra coisa que é engraçado na RP é que embora o flash tenha aqueles feixes de luz para ajudar na focalização, essa câmera não os aciona, só a minha 6D que faz isso. Até tentei nos menus de configuração cada opção mas nenhuma eu vi funcionando. Imagino que  o sistema Dual Pixel funcione diferente pra isso.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2022, 18:10:33
Mirrorless só enxerga luz visível.

Só funciona com flash chinês que emite luz vermelha visível.
E tenha a opção de ativar essa luz.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs