Autor Tópico: Dicas p/a formaturas, fazer boas fotos...  (Lida 10303 vezes)

lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Online: 03 de Março de 2007, 08:00:31
Olá amigos!

Estou entrantando no seguimente de formaturas agora, e pelo que ja tive lendo é dos seguimentos mais lucrativos da fotografia, mais exige certos cuidados.

Estou concorrendo com outros fotografos para pagar uma formatura de uma intituição aki na minha região, ja mandei fazer um mostruario de becas, convites, canudos e placas de homenagem.

Minha duvidas:

- O que dar de brinde para os formando, pois tem alguns fotografos que dão o aluguel das becas, não se seria o caso.

- Como fazer as fotos dos convites e lembranças, estudio ou outro local, se for outro local oq vc indicaria.

- Para fotografar uma formatura com 30 formandos quantos fotografos e cinegrafistas é o ideal.

- Quais os cuidados devo tomar na parte de venda das fotos

- Exclusividade, 100% ou libera as câmeras compactas dos parentes, (mais depois eles vão até um grande centro e revela as fotos a preço de banana) ja fizeram isso comigo!

Bom é isso ae oq vcs puderem me ajudar ficarem grato.
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto


sptl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • EU E FILHÃO
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2007, 08:44:46
Olá, tudo bom.

Se for dar brinde, fique com a beca ou por exemplo 02 fotos 24x30 de cada aluno, mais a meu ver o melhor brinde nesses casos e o parcelamento do valor cobrado, para que os formandos não sintam muito no bolso.

Fotos feitas em estudio, são mais fáceis de manipular, pois não estão com "o fundo poluido de informações desnecessárias", embora uma foto dos formandos em um lugar bonito, tambem será interessante.

A media que eu uso e de 01 cinegrafista para cada 25 alunos, e um fotografo para cada 20 alunos, pode parecer muito, mas deste jeito, executo um trabalho honesto e sem falhas, (procuro fazer as fotos de pais, irmãos e formandos antes da cerimônia, ficando para depois, aqueles "retardatários").

Peça sempre um adiantamento de no mínimo 60% do valor cobrado em até uma semana ou duas do evento. (Pode-se parcelar tudo em 05 vexes sem juros, sendo que três parcelas devem ser pagas até esta data limite, uma na entrega do DVD e uma na entrega da foto). Mas lembre-se que toda regra tem excessão.

100% de exclusividade, procure não abrir mão disso.
Já fotografei uma em que eram 46 alunos, sem que três não tinham condições nenhuma de pagar pelo serviço, e eram muito queridos pelos outros alunos, então
combinamos que o pacote deles seria 0800 e não dei mais nada aos outros alunos.

Este e meu jeito de trabalhar, mas cada caso é um caso, gosto e umbigo cada um tem o seu.
Espero te-lo ajudado.  :bye1:  
Paulo Santos
Canon


CyberBurn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2007, 14:24:18
aqui em poa/rs a média de fotografo e cinegrafista/formando é bem maior q essa tua sptl.

faço alguns freelancer pra produtoras e geralmente fica, para 1 turma de 40 alunos, 8 fotógrafos (1 plateia, 2 na mesa, 1 atras da mesa, 1 do abraço, 1 do canudo após abraço, 1 lá no meio dos formandos sentados e 1 de apoio) e 4 câmeras (2 palco, 1 geral e 1 apoio)

brinde para os formandos é a negociação q tu fores fazer emcima do contrato

as fotos individuais dos convites em estudio, a foto de turma a céu aberto. geralmente se usa salas da faculdade para as individuais e algum lugar da faculdade para a de turma

 


lourencolf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
    • www.fatoefoto.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2007, 07:28:02
Olá amigos, vlw pelas dicas estou pesquisando muito porque a agente sempre ve formando reclamando de fotografo...então quero fazer um serviço legal e com inovações para poder crescer nessa area, ainda me resta um duvida.

Seguinte a comissão da formatura ja me pediu dois orçamentos um top de linha com album de primeira e tudo mais e outro mais simples, oq eu estou sentidndo é que eles vão querer fechar os dois tipos de orçamento, os alunos que estão melhor situação financeira fecha com os albuns mais caros e os outros os albuns mais baratos.

Não sei se isso é correto, eu teria interesse em trabalhar com orçamento só, poderia até apresentar os dois e eles escolheriam um, pq se não vai ficar muito gente chorando e etc... semana que vem fica pronto um mostruario que mandei fazer de fotos 30x60 panoraminca encadernado prensado, vou apresentar esse mostruario e album normal universal 20x25.

Outra coisa como é cobrado o album + fotos + por + becas + video, to fazendo essas perguntas porque não tenho com que trocar esse tipo de informações por aqui, e não posso sair muito do preço dos meus concorrentes.

Desde já agradeço as respostas postadas.
Lourenço Lemos Furtado
Fotográfo de eventos, esportes radicais e natureza
Contato: 67 9964-2577
Diretor geral do site: Costa Rica Net e Fato & Foto